EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Sanepar incentiva crianças a preservar rios urbanos em Foz do Iguaçu

Publicado em 18/05/2017 15:50
Trezentas crianças participaram nessa quarta-feira (17) de atividade ambiental promovida pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) em Foz do Iguaçu. São alunos do 4º e 5º anos das escolas municipais Osvaldo Cruz, Julio Pasa e Carlos Gomes. A atividade foi desenvolvida com objetivo de educar os estudantes para a conservação dos rios da cidade.

O local escolhido para a ação foi uma estrutura da Companhia onde, na década de 1960, estava instalada a primeira captação superficial de água de Foz do Iguaçu, junto ao Rio M´Boicy. Lá, as crianças conheceram um pouco da história do saneamento na cidade.

O Rio M´Boicy foi utilizado como manancial até 1978, quando a captação foi transferida para o Rio Tamanduá. A mudança ocorreu por causa do aumento da população. O maior rio urbano da cidade já não tinha condições de fornecer água em quantidade para os moradores de Foz.

Além da visita às instalações da Sanepar, os alunos também conheceram o ônibus EcoExpresso - adaptado com maquetes que mostram os serviços prestados pela Companhia. As maquetes revelam aos visitantes o caminho que a água percorre desde a captação para abastecimento público até voltar novamente para a natureza em forma de esgoto tratado. A correta destinação do esgoto doméstico e a dos resíduos sólidos também são representadas. Monitores explicam aos visitantes como funciona cada processo.

Enzo Brizola estuda na Escola Municipal Julio Pasa e assegura que aprendeu muito. Ele disse que não sabia a diferença entre a galeria de água de chuva e a rede de esgoto. “Eu não sabia que a chuva ia para os bueiros e o lixo dos bueiros direto para o rio”, disse. Para Ágata Leone, que também estuda na Julio Pasa, falou o que mais chamou atenção foi a maquete e que aprendeu que não pode jogar óleo na pia porque pode prejudicar o meio ambiente.

Ao longo do mês de maio, outras atividades serão feitas para a limpeza e conservação do Rio M´Boicy. Haverá visitas monitoradas, plantio de mudas de árvores nativas nas margens do antigo manancial e passeio ciclístico.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Áudio

Recomendar esta notícia via e-mail:
leia mais
Previsão do Tempo
www.simepar.br