TÉCNICAS DE SEGURANÇA

Agentes penitenciárias participam de curso de atualização

Publicado em 20/04/2017 17:40
Agentes penitenciárias lotadas na Penitenciária Feminina do Paraná (PFP), na Região Metropolitana de Curitiba, iniciaram um curso de atualização em técnicas de segurança. A primeira parte do curso foi realizada nesta semana, no prédio da Reitora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba.

O objetivo do treinamento é instrumentalizar as agentes penitenciárias com conhecimentos técnico-operacionais, assim como trabalhar aspectos do comportamento humano específicos da custódia de presas, considerando as especificidades da dinâmica atual em todo o país.

A primeira etapa, de sensibilização, contou com a participação de 14 servidoras. Os temas abordados foram os espaços institucionais de sensibilização, empoderamento de servidores e a formação social dos grupos em situação de privação de liberdade: sociometria e psicodrama.

Todo o calendário de curso foi discutido com a direção da unidade, para que a atualização atinja 100% da equipe de segurança e não comprometa a rotina de trabalho na unidade penal. Para isso, o quadro efetivo foi dividido em pequenos grupos, explica o diretor da Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (Espen), Edevaldo Miguel Costacurta.

"Esse é um evento importante pois, via de regra, os treinamentos são pontuais e destinados a um grupo de servidores, mas nesse projeto espera-se que 100% das agentes da Penitenciária Feminina passem pela capacitação. A ideia é que essa proposta seja levada às demais unidades penais, funcionando como um recurso de prevenção em situações de crise", explica ele.

A segunda etapa, operacional, virá na sequência. Nela, serão ministradas as disciplinas de noções de gerenciamento de crise, técnicas operacionais de algemamento e defesa pessoal.

O treinamento conta com a participação de instrutores, do professor Julio Cesar Luchmann – que já realizou trabalhos semelhantes com as polícias Militar e Civil; o capitão Cleverson Rodrigues Machado, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope); uma agente penitenciária da Divisão de Operação e Segurança do Depen (DOS) e Sandra Márcia Duarte, da Espen.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Áudio

Recomendar esta notícia via e-mail:
leia mais
Previsão do Tempo
www.simepar.br