O governador Beto Richa durante a condecoração nesta segunda-feira(19) da  Ordem do Pinheiro, a mais alta honraria do Estado, 37 personalidades que se destacam em suas profissões e atuação pública, contribuindo para o desenvolvimento do Estado. A comenda, criada em 1972, é um símbolo do reconhecimento do Estado ao trabalho dos homenageados. Este presente a vice-governadora Cida Borghetti, ministro da saúde Ricardo Barros e demais autoridades. - Curitiba/PR, 19.12.2016 - Foto Jonas Oliveira
Foto: Jonas Oliveira Acesse a galeria de fotos

Richa condecora personalidades com a Ordem Estadual do Pinheiro

Personalidades das áreas da ciência, educação, artes, religião, política, economia, administração pública e profissionais de diversos setores foram condecoradas nesta segunda-feira (19) com a Ordem Estadual do Pinheiro, a mais alta honraria do Governo do Paraná. A outorga da comenda a 37 personalidades indicadas neste ano foi feita pelo governador Beto Richa, em cerimônia no Palácio Iguaçu, com a presença de autoridades, lideranças, familiares e amigos dos homenageados.
“Temos aqui uma ampla massa crítica de pessoas, dos mais distintos setores, que fazem a diversidade, pluralidade e riqueza de nosso País, e que homenageamos hoje. Tenho muito orgulho de tê-los junto a nós e de retribuir a sua contribuição com este reconhecimento oficial”, disse o governador.
Entre os homenageados, os empresários Miguel Krigsner, fundador do Boticário; Luiz Donaduzzi, da indústria de medicamentos Prati-Donaduzi (Toledo); o cooperativista Irineu da Costa Rodrigues, da Agroindustrial Lar (Medianeira); o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; o ex-senador Osmar Dias. Pela primeira vez, professores da rede estadual de ensino foram condecorados com a Ordem do Pinheiro: Carla Milene Knechtel, de Cascavel, e Antônio César da Mota, de São Jerônimo da Serra.
Richa enfatizou os 163 anos de emancipação do Paraná, comemorados em 19 de Dezembro. “São anos de crescimento, de desenvolvimento, com muitas conquistas e avanços. Certamente, é isso que nos dá motivo de sobra para comemorar o que o Paraná é hoje. Ainda mais em momento de crise, que o Estado se destaca no cenário nacional”.
O chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, explicou como foi feita a escolha dos homenageados. “Um grupo de representantes das secretarias de Estado define os homenageados, baseado nos serviços prestados ao País e ao Paraná. São pessoas públicas avaliadas pelo trabalho realizado em prol do Estado”, disse ele.
AVANÇOS - No seu pronunciamento, o governador falou sobre os avanços sociais e econômicos do Paraná e o cenário positivo para o Estado e enfatizou a contribuição de todos os paranaenses neste processo. Ele destacou a redução da desigualdade social e lembrou que o Paraná, entre os Estados do Sul, foi o que mais avançou em diminuição da pobreza. Richa também mencionou que o Paraná é o segundo Estado que mais reduziu o número de dependentes do programa Bolsa-Família. “Isto é uma consequência do nosso desenvolvimento econômico, que é real e mensurável, mesmo em um cenário de crise provocado pelo desgoverno dos anos recentes em Brasília”, afirmou.
“O Paraná ficou menos pobre, reduziu suas desigualdades sociais. E esta é a trilha que devemos continuar a seguir. Estamos efetivamente criando empregos e gerando renda, e atendendo socialmente as demandas de nossa população, seja na saúde, educação, segurança, habitação, em todas as áreas.”
No aspecto do desenvolvimento socioeconômico, Richa destacou agropecuária, um dos fortes componentes do PIB do Estado, e a modernização do parque industrial, com a atração de grandes indústrias, nacionais e multinacionais. “São cenários proporcionados por milhares de pessoas que, na lida diária, seja no serviço público ou no privado, nas empresas ou em suas casas, dão sua contribuição valiosa para que, a cada dia.”
NOVO CICLO – O novo ciclo industrial deflagrado nos últimos anos, afirmou o governador, tem o mérito de interiorizar e descentralizar o desenvolvimento econômico, de levar fábricas e unidades agroindustriais a municípios e regiões antes dependentes de produtos agrícolas primários. “A desconcentração da economia, que gera um significativo processo de redução das desigualdades e da pobreza, foi verificada em todas as nossas regiões. Nossa gestão tem um caráter municipalista muito claro”, afirmou.
Richa ressaltou a evolução da participação dos municípios do Interior no PIB do Paraná - 55,2% em 2010 para 58,7% em 2013. A indústria de transformação, que representava 7,7% do valor agregado do Brasil em 2010, representa hoje 8,3%. “Somos o líder em produtividade na indústria automotiva no Brasil. Sediamos todos os setores industriais, grande parte deles a partir do Programa Paraná Competitivo, que, desde 2011, possibilitou investimentos da ordem de R$ 45 bilhões.”
“Todos os que hoje recebem a Ordem Estadual do Pinheiro muito contribuíram para que fizéssemos um Paraná melhor do que recebemos, e por extensão, para que fizéssemos um Brasil melhor”, afirmou o governador.
PRESENÇAS – Participaram da solenidade a vice-governadora Cida Borghetti, a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; os presidentes da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano; do Tribunal de Justiça do Paraná, Paulo Roberto Vasconcellos; e do Tribunal de Contas do Estado, Ivan Bonilha; os deputados federais Alex Canziani e Luiz Carlos Hauly, além de autoridades e familiares dos homenageados.
BOX 1
Homenageados agradecem o reconhecimento 

“Me sinto muito privilegiada, feliz e emocionada com essa homenagem”, afirmou Carla Milene Knechtel, professora do Colégio Estadual Marechal Humberto Castelo Branco, de Cascavel. Atua no magistério há 25 anos. “A educação é uma área muito importante. Compartilho essa homenagem com os meus colegas e meus alunos, que são motivo para eu estar aqui”, afirmou a professora. “Esse prêmio me leva a ser cada vez melhor e ensinar mais aos meus alunos. E creio que incentivará outros colegas a serem sempre melhores”.
Professor do Colégio Estadual do Campo São Jorge, de São Jerônimo da Serra, Antônio Cesar da Mota atua há 28 anos da rede pública estadual. “Ainda não caiu a ficha, porque em 163 anos de história deste Estado, nenhum professor havia sido condecorado com a Ordem do Pinheiro”, afirmou. “Isso é resultado de anos de trabalho na educação. Quando você se dedica com amor naquilo que faz, os frutos desse trabalho aparecem”, salientou.
Emoção e gratidão foram os sentimentos manifestados pelos homenageados. “É emocionante ser reconhecido pelo meu trabalho na minha terra natal”, afirmou o técnico de futebol Alexi Stival, mais conhecido como Cuca. “Sinto orgulho e gratidão”, disse ele.
O ex-senador do Paraná, Osmar Dias, disse que recebe a honraria com humildade. “Fico feliz em constatar que o trabalho que desenvolvi pelo Paraná fez merecer essa lembrança”, Dias.
Paranaense de nascimento, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse que a homenagem é uma alegria institucional e pessoal. “Tenho grandes laços com o Paraná. Essa homenagem coroa meu trabalho de muita dedicação ao setor público e privado”, afirmou.
PARANAENSE - Empresário, fundador do grupo O Boticário, Miguel Krigsner ressaltou o trabalho de uma das maiores empresas do Paraná e do Brasil como o responsável pela homenagem. “Fico muito feliz e gratificado, principalmente porque somos uma empresa paranaense, que começou uma trajetória maravilhosa aqui no Paraná”, contou. “Pelo momento atual que vivemos, precisamos voltar às nossas raízes para fazer mais pelo nosso Estado para que ele siga em frente”, disse.
A parceria com o Governo do Paraná foi destacada pelo diretor-geral brasileiro da Usina Hidrelétrica de Itaipu, Jorge Samek. “Quero compartilhar com todos colegas da Itaipu. Temos inúmeras ações em parceria com o Governo do Paraná, que tem contribuído para o crescimento sustentável do Estado. Somos grandes parceiros”, defendeu ele.
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, lembrou que seu Estado é um grande parceiro do Paraná. “São Paulo e Paraná têm que se unir, atuar juntos e fazer a diferença para ajudar o Brasil”, afirmou. Ele lembrou, ainda, que Paraná e São Paulo têm projetos comuns, como o fortalecimento do turismo na bacia do Rio Paranapanema.
“Fico muito feliz com essa homenagem, a mais importante do Estado”, afirmou o humorista curitibano Diogo Portugal. “É muito bom ser lembrado pelo meu trabalho, afinal, fazer humor em Curitiba não é fácil”, disse ele.
CONFRATERNIZAÇÃO - O ministro da Saúde, Ricardo Barros afirmou ser uma honra confraternizar com pessoas que na trajetória de vida contribuíram com o desenvolvimento do Paraná. “Tenho a honra de fazer parte dos homenageados deste ano e me incluir na galeria de homenageados em anos anteriores. “Sou um servidor, escolhi servir a comunidade”, afirmou Barros.
Criadora do programa Justiça no Bairro, do Tribunal de Justiça do Paraná, a desembargadora Joeci Machado de Camargo destacou a emoção em receber a comenda. “É resultado de um trabalho dedicado ao povo. Eu dedico esta comenda a todo povo hipossuficiente do Paraná que acredita no trabalho de equipe”, afirmou.
Luiz Donaduzzi, farmacêutico e empresário, fundador do laboratório Prati-Donaduzzi, destacou a parceria com o Governo do Estado. “A comenda é o reconhecimento do Estado pelo trabalho que desenvolvemos em Toledo na área de produção de medicamentos”, afirmou.
BOX 2
Ordem Estadual do Pinheiro – 2016 - Homenageados com a Ordem Estadual do Pinheiro e suas áreas de atuação
CLASSE COMENDADOR:
AFFONSO ANTONIUK - MÉDICA
ANTONIO CESAR DA MOTA- EDUCACIONAL
BARCÍMIO SICUPIRA JUNIOR- ESPORTE
CAETANO MARCHESINI - MÉDICA
CARLA MILENE KNECHTEL - EDUCACIONAL
DIOGO PORTUGAL - ARTÍSTICA
IRINEU DA COSTA RODRIGUES -EMPRESARIAL
JOSE CARLOS FERNANDES - JORNALISTA
JOAQUIM CARLOS THOMAS - PESQUISAS
LUIZ DONADUZZI - EMPRESARIAL
LUIZ FELIPE FONTELES - ESPORTE
MARCELO SANTOS - ESPORTE
NEUSA NAVARRO FÉLIX - ESPORTE
RICARDO RAMINA - MÉDICA
WILSON DE MATTOS SILVA FILHO - EDUCACIONAL
CLASSE GRANDE OFICIAL:
ALEXI STIVAL- ESPORTE
ANTONIO CIRINO FERRO - RELIGIOSA
CID MARCUS VASQUES - JURÍDICA
DOM SERGIO ARTHUR BRASCHI - RELIGIOSA
JOECI MACHADO CAMARGO - JURÍDICA
JORGE MIGUEL SAMEK - POLÍTICA
JUAREZ BUSCH MACHADO - ARTÍSTICA
LUIZ CLÁUDIO ROMANELLI - POLÍTICA
MAESTRO JOÃO CARLOS MARTINS - MUSICAL
PEDRO MUFFATO - EMPRESARIAL
PERCI FONTOURA - RELIGIOSA
ROMEU FELIPE BACELLAR FILHO - JURÍDICA
CLASSE GRANDE GRÃ-CRUZ:
BLAIRO BORGES MAGGI - POLÍTICA
FERNANDO AUGUSTO MELLO GUIMARAES - JURÍDICA
FERNANDO HENRIQUE CARDOSO - POLÍTICA
GERALDO JOSÉ RODRIGUES ALCKMIN FILHO - POLÍTICA
GILMAR MENDES - JURÍDICA
MIGUEL KRIGSNER - EMPRESARIAL
NEFI CORDEIRO - JURÍDICA
NESTOR BAPTISTA - JURÍDICA
OSMAR FERNANDES DIAS - POLÍTICA
RICARDO JOSÉ MAGALHAES BARROS - POLÍTICA


Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br
O governador Beto Richa durante a condecoração nesta segunda-feira(19) da  Ordem do Pinheiro, a mais alta honraria do Estado, 37 personalidades que se destacam em suas profissões e atuação pública, contribuindo para o desenvolvimento do Estado. A comenda, criada em 1972, é um símbolo do reconhecimento do Estado ao trabalho dos homenageados. Este presente a vice-governadora Cida Borghetti, ministro da saúde Ricardo Barros e demais autoridades. - Curitiba/PR, 19.12.2016 - Foto Jonas Oliveira
Acesse a galeria de fotos
Recomendar esta notícia via e-mail:
Encontrou algum erro
Paraná informa