O governador Beto Richa homenageia os atletas que participaram dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, que pertencem ao Projeto Talento Olímpico Paraná TOP 2016.Curitiba, 28-09-16.Foto: Arnaldo Alves / ANPr.

Richa recebe atletas paranaenses dos Jogos Rio 2016 e anuncia o TOP- 2020

O governador Beto Richa recebeu nesta quarta-feira (28) os atletas paranaenses que competiram nos Jogos Rio 2016. Na solenidade, que lotou o Salão de Atos do Palácio Iguaçu, o governador anunciou a continuidade do programa Talento Olímpico do Paraná. O TOP-2016 passa a ser, agora, TOP-2020. “Vamos continuar. Não vamos deixar morrer esse programa, que é um sucesso. E se tudo correr bem vamos ampliar os incentivos”, afirmou Richa, sob aplausos dos atletas e paratletas, técnicos, professores e estudantes, dirigentes de federações de esporte e paraesporte.
Os medalhistas Ágatha Bednarczuk, do vôlei de praia, e Marcelo Santos, da bocha paralímpica, que conquistaram a medalha de prata na competição e são bolsistas do programa Talento Olímpico do Paraná, que contou com outros 30 atletas, além de dois técnicos - participando da Olimpíada e Paralimpíada.
Eles receberam certificado do Governo do Paraná. “É um orgulho fazer parte deste programa, que é um dos maiores do País e que ajuda muitos atletas. É uma valorização incrível”, afirmou Ágatha. “Sozinho, não conseguiria esse resultado. Consegui graças ao apoio que recebí”, disse Marcelo.
Também foram homenageados o goleiro Weverton, ouro com a seleção brasileira de futebol; os campeões no vôlei masculino Serginho e Lipe; Tiago Silva e Maurício, ouro paralímpico no futebol de 5; Rafael Silva, bronze no judô, além de outros importantes atletas que não subiram ao pódio mas que conquistaram resultados para o Paraná. Entre eles, os bolsistas do TOP Daniel Jorge, Anderson Silva e Carlos Jacó, quartos colocados com a seleção brasileira de vôlei sentado; Welder Knaf, quarto no tênis de mesa por equipe; Márcia Menezes, quinta no halterofilismo; e a nadadora Beatriz Borges, 5º lugar nos 100m peito.
“Todos são vencedores e são exemplo para os jovens dos benefícios e do alcance do esporte”, afirmou Richa. “O esporte tem impacto na saúde, na educação, ajuda a socializar e a afastar as crianças e jovens de comportamentos de risco. Por isso, mesmo com a crise econômica, e no período em que passávamos por muitas dificuldades, decidi que no esporte não iria mexer. Na maioria das vezes essa é uma das primeiras áreas a sofrer corte de recursos”, afirmou Richa. Ele fez um reconhecimento especial à Copel, Sanepar e à Usina Elétrica à Gas de Araucária (UEGA), parceiros do programa Talento Olímpico do Paraná.
Outro destaque é que a emissora É-Paraná, do Governo do Estado, fez a cobertura, pela primeira vez, de toda Paralimpíada. Foi a única emissora aberta do País a ter programas 100% do Parque Olímpico, transmitindo a abertura, as competições e a festa de encerramento. 
SÓ EMOÇÃO - Criado em 2011, o Talento Olímpico do Paraná começou apoiando 150 atletas e técnicos. Hoje são 1.600 bolsistas. “Esse evento é para homenagear os atletas pelo trabalho e pelas conquistas, mas também para todos os que se envolvem o esporte”, afirmou o secretário de Estado do Esporte e do Turismo, Douglas Fabrício. “Na Olimpíada de Londres, em 2012, o Paraná teve seis atletas. No Rio, foram 34 atletas e técnicos. Isso é muito significativo e mostra o potencial do programa”, afirmou Fabrício.
Os atletas falaram sobre a emoção nas Olimpíadas e ressaltaram a importância do apoio do Governo do Estado. “Além do apoio significativo, ainda ser homenageada é muito bom”, disse Ana Paula Vergutz, de Cascavel, atleta de canoagem velocidade. “Quero representar o Paraná e o Brasil em mais uma Olimpíada”, disse ela.
Daniel Jorge e Carlos Jacó, da seleção de vôlei sentado (4º lugar na Paralimpíadas) também ressaltaram a experiência da convivência com atletas de todo o mundo, de competir perante um grande público, dos desafios e da alegria da competição. “É muito especial, é a realização de um sonho”, disse Jacó. “O apoio do governo ajudou muito a gente chegar lá”, afirmou.
Felipe Borges da Silva, 21 anos, de Foz do Iguaçu, atleta olímpico de canoagem slalom, disse que, graças ao TOP, pode comprar equipamentos e competir fora do Brasil, o que aumentou sua experiência e competitividade. “Quero estar em 2020”, disse ele. É esse o plano, também, de Claudiomiro Segatto, atleta de tênis de mesa, que conduziu a tocha na Paralimpíada do Rio. “Foi o momento mais emocionante da minha vida”, disse ele.
MAIS HOMENAGEADOS - Também foram homenageados os atletas bolsistas do Talento Olímpico do Paraná, e que estiveram na Rio 2016: Alexandre Camargo (esgrima), Amanda Netto Simeão (esgrima), Ana Sátila (canoagem slalom), Anderson Kaiss (rugby em cadeira de rodas), Athos Schwantes (esgrima), Carlos Garletti (tiro esportivo), Cássio Rippel (tiro esportivo), Darlan França (técnico da bocha), Edevaldo Pereira (atletismo), Gustavo Albuquerque (rugby), Haline Scatrut (rugby), James Lowry (técnico do tiro esportivo), Karina Maia (esgrima em cadeira de rodas), Lorrane dos Santos (ginástica artística), Mari Santilli (paracanoagem), Morgana Gmach (ginástica rítmica), Rafael Hoffmann (rugby em cadeira de rodas), Roberto Maehler (canoagem velocidade), Rodrigo Massarutt (esgrima em cadeira de rodas), Sandro Colaço (esgrima em cadeira de rodas), Tabata Vitorino (atletismo), Teliana Pereira (tênis), e Vagner Souta (canoagem de velocidade).
PRESENÇAS – Participaram da solenidade de homenagem aos atletas e paratletas a secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; o presidente da Copel, Luiz Fernando Vianna; o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche; os secretários estaduais da Cultura, João Luiz Fiani, e do Planejamento, Cylênio Pessoa Pereira; o secretário de Esporte e Lazer de Curitiba, Aluízio Dutra; o presidente do Conselho Regional de Educação Física, Antonio Eduardo Branco; o presidente do Instituto Paranaense do Esporte, Diego Gurgacs; a coordenadora do programa Talento Olímpico, Denise Golfieri, além de dirigentes de federações de esportes e paraesporte.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br
O governador Beto Richa homenageia os atletas que participaram dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, que pertencem ao Projeto Talento Olímpico Paraná TOP 2016.Curitiba, 28-09-16.Foto: Arnaldo Alves / ANPr.
Acesse a galeria de fotos
Recomendar esta notícia via e-mail:
Encontrou algum erro