Paraná consolida posição de líder na produção de carnes no País.
Foto: Gilson Abreu/Fiep/Arquivo ANPr
Foto: Gilson Abreu Acesse a galeria de fotos

Paraná consolida líderança na produção de carnes no País

O Paraná consolidou a posição de maior produtor de carnes do País, com 21% de participação no total do Brasil, mostram dados da Pesquisa Trimestral de Abate de Animais, divulgada na última quinta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e compiladas pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes).
O Estado produziu 2,58 milhões de toneladas de carnes de frango, bovina e suína no primeiro semestre de 2016. O Brasil, por sua vez, produziu 12,2 milhões de toneladas. No mesmo período do ano passado, o Estado representava 20% da produção nacional de carnes.
O maior destaque foi a avicultura paranaense, com produção de 2,08 milhões de toneladas no primeiro semestre, 6,6% mais do que no mesmo período do ano passado. Sozinho, o Paraná representou 31,1% da produção brasileira de carne de frango.
Com o resultado, o Estado se manteve em primeiro lugar na avicultura nacional à frente de Santa Catarina, com 1,06 milhão de toneladas, e do Rio Grande do Sul, com 817,7 mil toneladas de carne de frango.
MAIS QUE A MÉDIA - A indústria de carnes paranaense vem conseguindo driblar a crise econômica e crescer bem acima da média brasileira. A produção brasileira foi de 6,7 milhões de toneladas de frango no primeiro semestre, com crescimento de 4,3% na mesma base de comparação.
“O que chama atenção é que o Paraná continua a ampliar a produção mesmo em um contexto de retração do consumo no Brasil. Ou seja, o Paraná vem conseguindo tirar mercado de outros Estados” diz Julio Suzuki Júnior, diretor presidente do Ipardes.
Os frigoríficos paranaenses galgam espaço ao aproveitar a elevada produção de grãos do Estado, a proximidade com os grandes centros consumidores e a alta tecnologia de produção. “ Essa combinação garante ao Estado uma participação cada vez maior nessa cadeia
no País”, diz. No primeiro semestre do ano passado, o Paraná detinha 30,4% da produção brasileira de aves.
SUÍNOS – Na produção de suínos, o Paraná ocupa a terceira colocação nacional, com a produção de 352,9 mil toneladas nos primeiros seis meses do ano, de acordo com o IBGE. O volume foi 6,4% superior ao do mesmo período do ano passado.
O Estado respondeu por 19,6% do total produzido no País. Ficou atrás de Santa Catarina, com (26,7%) e Rio Grande do Sul (20,6%). No total, o Brasil produziu 1,8 milhão de toneladas de suínos.
“A cadeia de suínos também cresce no Paraná porque usa um modelo muito parecido com o dos frangos, com a produção integrada entre os frigoríficos e cooperativas e os produtores”, diz Suzuki Júnior.
BOVINOS - Na área de bovinos, o Paraná foi responsável por 3,8% do total produzido no Brasil (3,7 milhões de toneladas). Foram 141,2 mil toneladas, variação de 0,4% sobre o mesmo período do ano passado. O Estado tem a nona maior produção do país, liderada por Mato Grosso, que tem 16% de participação.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br
Paraná consolida posição de líder na produção de carnes no País.
Foto: Gilson Abreu/Fiep/Arquivo ANPr
Acesse a galeria de fotos
Recomendar esta notícia via e-mail:
Encontrou algum erro
Paraná informa