Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Colégio Estadual Juscelino K de Oliveira em São José dos Pinhais recebe o evento Comemorando da Escola da Policia Militar do Paraná. Na foto, alunos visitam exposição da Policia MIlitar no colégio. 08-08-16. Foto: Hedeson Alves/SEED
Foto: HEDESON ALVES Acesse a galeria de fotos

Escolas estaduais participam da comemoração dos 162 anos da PM

As escolas estaduais de Curitiba e Região Metropolitana terão uma programação especial nos próximos meses. Até outubro, estudantes, professores, funcionários e representantes da comunidade de 30 instituições de ensino participam de várias atividades socioculturais em comemoração aos 162 anos da Polícia Militar do Paraná, completados na próxima quarta-feira (10).
As atividades começaram nesta segunda-feira (8), no Colégio Estadual Juscelino Kubitschek, em São José dos Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba), e fazem parte do projeto Comemorando na Escola, uma parceria entre as secretarias de Estado da Casa Civil, Educação, Cultura e a Polícia Militar.
“A escola é um local de interação e este projeto fortalece o vínculo entre a Polícia Militar e a comunidade com atividades socioculturais que reforçam conceitos de civismos dentro do ambiente escolar”, destacou a secretária da Educação, professora Ana Seres.
Nos próximos meses serão realizadas apresentações da banda de música da PM, palestras sobre o cotidiano dos profissionais da corporação, práticas ambientais, orientações sobre o hasteamento da bandeira, execução do Hino Nacional e do Hino do Paraná, provas lúdicas de desafios com cordas, apresentações com os cães e cavalos adestrados da corporação.
“Essa oportunidade é importante para fortalecermos a relação de cidadania entre a PM e a sociedade. Algumas vezes, os adolescentes que integram a comunidade não conhecem a PM em sua forma mais verdadeira. Serve para mostrarmos o lado humano da PM, dos profissionais que saem de casa todos os dias para garantir a nossa segurança”, lembrou o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Maurício Tortato.
SENTIMENTO CÍVICO – Para as alunas do 8° ano do ensino fundamental, Nicole de Paula Freitas, 13 anos, e Karine Lopes de Melo, de 14 anos, as apresentações serviram para consolidar o interesse pela profissão que pretendem exercer. “Sempre tive a vontade de ser policial e ter a oportunidade de ver como é a profissão e poder conversar e tirar dúvidas com os policiais foi incrível”, disse Nicole.
Segundo Karine, o interesse pela carreira militar vem de casa. “Como tenho parentes militares, sempre tive o interesse pela carreira e ter esse contato com os profissionais contribui para termos certeza da profissão que queremos seguir, é muito empolgante”, contou a estudante.
Durante o dia, estudantes, professores, funcionários e membros da comunidade conheceram as diferentes funções desenvolvidas pela Polícia Militar. Segundo o diretor do colégio, Antônio Sergio de Oliveira Setim, a proximidade entre a escola com a Polícia Militar reforça conceitos importantes. “Os alunos ficam empolgados e isso contribui para resgatarmos valores cívicos de pertencimento”, disse Antônio.
COMEMORAÇÕES - Durante o mês de agosto serão realizadas várias ações em comemoração ao aniversário da corporação. Além desta programação, as unidades da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de todo o Estado promovem outras atividades como passeios ciclísticos, corridas, revitalizações de escolas, visitas a instituições carentes, campanhas de doação de sangue e outras ações que visam a integração entre a corporação e a comunidade.
A programação está nas unidades da PM de todas as regiões e serão divulgadas também no site da PM: www.pm.pr.gov.br.


Segue abaixo o calendário para as atividades do projeto em agosto:
Data: 11/08/2016 (quinta-feira), às 12h
Local: Colégio Estadual Timbu Velho (Rua Jacob Ceccon, 438, Campina Grande Do Sul)

Data: 12/08/2016 (sexta-feira), às 12h
Local: Colégio Estadual Milton Carneiro (Rua Capitão Roberto Lopes Quintas, s/n, Alto Boqueirão, Curitiba)

Data: 15/08/2016 (segunda-feira), às 11h30
Local: Escola Olindamir Merlin Claudino (Rua Guiana, 544, Nações, Fazenda Rio Grande)

Data: 16/08/2016 (terça-feira), às 12h
Local: Colégio Estadual Amyntas De Barros (Rua Salgado Filho, 1.371, Vila Esplanada, Pinhais)

Data: 17/08/2016 (quarta-feira), às 8h
Local: Colégio Estadual Professora Marilze da Luz Brand (Rua Júlio Pintor Szimanski, 28, Araucária)

Data: 18/08/2016 (quinta-feira), às 11h30
Local: Colégio Estadual Romário Martins (Rua Avenida Getúlio Vargas, 810, Piraquara)

Data: 19/08/2016 (sexta-feira), às 11h30
Local: Colégio Estadual Professora Albina Novak Muginoski (Rua Alcebíades Afonso Guimarães, s/n, Águas Claras, Campo Largo)

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br
Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Colégio Estadual Juscelino K de Oliveira em São José dos Pinhais recebe o evento Comemorando da Escola da Policia Militar do Paraná. Na foto, alunos visitam exposição da Policia MIlitar no colégio. 08-08-16. Foto: Hedeson Alves/SEED
Acesse a galeria de fotos
Recomendar esta notícia via e-mail:
Encontrou algum erro