Governador Beto Richa participa da inauguração da nova unidade educacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), no bairro Portão, em Curitiba. 
Curitiba, 29/07/2016.
Foto: Orlando Kissner/ANPr

Richa destaca papel do Senac na formação de mão de obra no Paraná

O governador Beto Richa participou nesta sexta-feira (29) da inauguração da nova unidade educacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), no bairro Portão, em Curitiba. Ele destacou o papel da entidade, ligada ao sistema da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), no desenvolvimento da educação profissional no Estado.
“Essa é a unidade mais moderna inaugurada pelo Senac e vai dar uma formação ainda melhor para os nossos estudantes, com educação técnica, ampliando seus conhecimentos, além da sua grade curricular convencional”, disse Richa.
O governador também ressaltou o projeto arquitetônico da nova escola, que priorizou conceitos de sustentabilidade e de preservação do meio ambiente. “É uma construção que usa placas de energia solar, que vão gerar 40% da necessidade de energia do prédio. São conceitos sustentáveis que também vão contribuir para o nosso meio ambiente”, afirmou.
EXPANSÃO – De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, a nova unidade de formação profissional faz parte do plano de expansão do sistema, que é o principal agente de formação profissional dos setores de comércio de bens, serviços e turismo no Paraná.
“Até o fim de 2017 estaremos atendendo praticamente todo o Estado. Desde 2009, já inauguramos 14 unidades do Senac e temos mais algumas em andamento, como em Rio Negro, Nova Londrina, União da Vitória, Arapongas e São José dos Pinhais”, disse Piana.
O presidente da Fecomércio lembrou a importância do setor de comércio e serviços para economia do Estado, de acordo com ele, um grande empregador, que chegou a ter 2,1 milhões de pessoas no mercado de trabalho.
“Hoje, esse número é menor por conta crise, mas são 543 mil empresas no Paraná, que representam 67% do PIB (Produto Interno Bruto) estadual. Por isso, temos a responsabilidade financeira, econômica e social de preparar a mão de obra para esses empresários que estão investindo no setor”, ressaltou Piana.
PARCERIA – Richa também disse que a parceria com a Fecomércio é antiga, desde os tempos em que era prefeito de Curitiba. “Encontramos na Fecomércio uma grande parceria para que pudéssemos restaurar o Paço da Liberdade, no Centro de Curitiba. Foi a primeira sede da prefeitura da cidade e ficou belíssimo, um ícone cultural para Curitiba e o Estado”.
ESTRUTURA - A nova unidade Senac Portão tem 3,2 mil metros quadrados de área construída e capacidade de atendimento diário de 1.914 alunos, distribuídos nos três turnos. O investimento total foi de R$ 18 milhões.
O novo centro educacional já tem 36 cursos abertos e 47 turmas nas áreas de gestão, informática, comunicação e saúde.
A obra do Portão foi pensada, de acordo com Piana, priorizando a sustentabilidade e a comodidade dos alunos. “Será uma escola equipada com o que há de mais moderno e tecnológico”, resumiu.
Ele acrescentou que são 10 ambientes pedagógicos convencionais; quatro laboratórios de informática; um laboratório de óptica e espaço para a Educação a Distância (EaD), com cursos de Aprendizagem e Web TV para todo o Brasil. O espaço ainda possui biblioteca e auditório com 112 lugares.
ENERGIA SOLAR - A nova unidade conta ainda com a maior planta fotovoltaica do Estado, responsável pela produção de até 40% da energia consumida no local. Fazem parte da estrutura 228 placas de captação e energia solar. Além disso, possui cisternas para a captação de água e estacionamento verde – para carros com baixa emissão de poluentes.
O diretor regional do Senac PR, Vitor Monastier, disse que em termos de mobilidade a escola tem localização privilegiada, perto de dois grandes shopping centers, um terminal de ônibus, um museu e dois supermercados. “O fato de o Senac estar perto do terminal faz com o que o acesso fique mais fácil, com interligação com o Sul da cidade, mas também com os bairros Boqueirão, Santa Cândida e até mesmo com o Cajuru”, disse.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br
Governador Beto Richa participa da inauguração da nova unidade educacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), no bairro Portão, em Curitiba. 
Curitiba, 29/07/2016.
Foto: Orlando Kissner/ANPr
Acesse a galeria de fotos
Recomendar esta notícia via e-mail:
Encontrou algum erro
Paraná informa