IAP, Prefeitura e Klabin assinam termo para construir Parque de Olarias

Confira o áudio desta notícia


IAP, Prefeitura e Klabin assinam termo para construir Parque de Olarias.Foto: Prefeitura de Ponta Grossa
O Parque Natural Municipal de Olarias, em Ponta Grossa, vai receber um investimento de R$ 3 milhões para sua construção. O recurso é oriundo de medida compensatória para a implantação do Complexo Industrial da Klabin Papel e Celulose, em Ortigueira.
O Termo de Compromisso foi assinado nesta quinta-feira (2) pelo presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto, o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, e o Gerente Coorporativo de Meio Ambiente da Klabin, Julio César Batista Nogueira.
Com uma área de 170 hectares, o Parque de Olarias garante a preservação ambiental e o resgate histórico e cultural da região, que abrigava diversas olarias para fabricação de telhas e tijolos. Além do ganho ambiental e cultural para a população, o parque também será responsável pelo aumento da na arrecadação de recursos do ICMS Ecológico, que o município passa a receber, em função da preservação desta reserva natural.
Com o recurso, serão feitas obras de contenção do lago e a abertura de canais que ajudarão na contenção de enchentes. Também serão preservados ambientes de floresta com araucária e campo nativo. Ambientes degradados serão restaurados. “Vamos mudar toda a característica desta área, que hoje está sensível a invasões, disposição de resíduos e lançamento de esgoto”, disse o presidente do IAP.
Para o gerente ambiental da Klabin, é gratificante conhecer a maneira como será empregado o recurso destinado pela empresa. “O uso dessa verba será materializado de uma maneira bastante nobre, que vai favorecer toda a população. Se todas as cidades tivessem a preocupação ambiental como aqui, a vida das pessoas teria mais qualidade”, conta Julio.
O prefeito Marcelo Rangel disse que a criação do parque é um desejo muito antigo da comunidade de Ponta Grossa e salienta a importância da reativação da Secretaria de Meio Ambiente e da Agência Reguladora de Águas e Saneamento (Aras) para a consolidação das obras do Lago e do Parque de Olarias. “Essa parceria é a consolidação de algo importante para a cidade e que vai impactar positivamente na vida da população”, conta o Prefeito.
O novo espaço irá ajudar o aspecto do saneamento ambiental, controle de enchentes e disposição inadequada de resíduos na região. Além disso, o IAP irá fomentar a criação de Reservas Particulares de Patrimônio Natural (RPPN) nos arredores do parque para a preservação de remanescentes naturais, com o objetivo de compor um corredor de biodiversidade na região promovendo a restauração de ambientes degradados.
COMPROMISSO - O repasse de recursos oriundos de compensação ambiental é um compromisso assumido pelo governador Beto Richa em dezembro do ano passado quando firmou que o convênio com o município de Ponta Grossa para a criação do Parque das Olarias.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Confira a galeria de fotos desta notícia

Acesse a galeria de fotos
Recomendar esta notícia via e-mail:

CAPTCHA imageRecarregar CAPTCHA
Encontrou algum erro
Paraná informa