Sanepar retira 10 toneladas de lixo por ano da rede de esgoto de Foz.Foto: Sanepar

Sanepar retira dez toneladas de lixo por ano da rede de esgoto

Na região de Foz do Iguaçu, cerca de 60% das causas de obstrução da rede de esgoto têm origem no lançamento irregular de papéis, pedaços de madeira, pedras e gordura. Em 2015, a Sanepar retirou da rede coletora de esgoto do município mais de dez mil quilos de resíduos em 2015. O trabalho para desobstruir a rede foi feito em 576 km de tubulação em todos os bairros da cidade.
O maior problema é o descarte de materiais que não deveriam ir para a tubulação, construída para receber apenas o esgoto doméstico. Somente o óleo de cozinha usado, jogado nos ralos das pias da cozinha e da churrasqueira, é responsável por 20% dos casos de entupimento. Por isso, a instalação da caixa de gordura para reter este tipo de material é obrigatória. A limpeza desta caixa deve ser feita periodicamente pelo morador e os resíduos, descartados com o lixo comum.
Além da gordura, o lixo e a água da chuva podem danificar e entupir a rede, provocar extravasamento e refluxo, afetando o meio ambiente.
LIMPEZA – No ano passado, o trabalho para desobstruir a rede foi realizado em 576 km de tubulação em todos os bairros da cidade. A limpeza da tubulação começa nos poços de visitas, com o auxílio de caminhão de hidrojateamento.
Os poços são instalados em pontos estratégicos, normalmente nas esquinas de ruas, para permitir o acesso à rede. Durante o trabalho, os empregados retiram o material mais denso e pesado e, na sequência, injetam água com pressão para limpar e desobstruir a rede.
A manutenção contribui para reduzir o prejuízo ao cliente. A desobstrução da rede pode evitar que o esgoto transborde e até mesmo retorne para dentro dos imóveis.
Esta manutenção é periódica. Pode ser preventiva, feita de acordo com o cronograma de serviços da Sanepar, ou corretiva, quando já ocorreu o entupimento. O cliente que perceber o problema deve ligar para o telefone 0800 200 0115 FREE, que funciona 24 horas.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr  e www.pr.gov.br 
Sanepar retira 10 toneladas de lixo por ano da rede de esgoto de Foz.Foto: Sanepar
Acesse a galeria de fotos
Recomendar esta notícia via e-mail:
Encontrou algum erro