Governador Beto Richa formaliza em Loanda a instalação da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar, que atenderá a 12 municípios da região e assina ordem de serviço para obras de ampliação do sistema de esgoto do município. Loanda, 04/03/2016.Foto: Divulgação

Richa instala Companhia da PM em Loanda e reforça segurança em 11 municípios

O governador Beto Richa formalizou nesta sexta-feira (4) a transferência da 3ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) para Loanda, no extremo Noroeste do Paraná. A unidade será responsável por 12 municípios, com 95 mil habitantes, e tem localização estratégica, próximo à fronteira com o Paraguai e às divisas com os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
A CIPM abrangerá, além de Loanda, Planaltina do Paraná, Nova Londrina, Querência do Norte, Santa Cruz do Monte Castelo, Santa Izabel do Ivaí, Marilena, Diamante do Norte, Porto Rico, Santa Mônica, Itaúna do Sul, São Pedro do Paraná.
“Estamos atendendo a forte solicitação dos prefeitos, deputados e da comunidade em geral dos municípios. Hoje respondemos a essa demanda da região, que é muito sensível, devido à sua localização. Agora haverá mais policiais e junto virão viaturas e mais equipamentos”, disse o governador, ao lado prefeito de Loanda, Flávio Accorsi. O número do efetivo passará dos atuais 65 para mais de 100 homens.
Richa disse que o Governo do Estado atua para ampliar a segurança pública em todo o Estado. Por exemplo, a 3ª CIPM era sediada em Telêmaco Borba, que agora recebeu o 26º Batalhão de Polícia Militar (BPM), cujo decreto de criação foi assinado pelo governador Beto Richa na última quinta-feira. No mesmo dia, Richa também criou o 27º BPM, com sede em União da Vitória.
“A segurança é uma das maiores demandas da população. Quando assumimos o governo, em 2011, o Paraná tinha um dos piores indicadores de segurança do Brasil. Conseguimos avançar de forma significativa, com a contratação de quase 11 mil profissionais em cinco anos e a aquisição de 1.500 novas viaturas. Em breve anunciaremos mais um lote de veículos”, afirmou o governador. Ele citou que, só em fevereiro, foram nomeados 2.212 policiais militares e 608 bombeiros, além de 64 delegados.
O prefeito de Loanda, Flávio Accorsi, disse que a região está no itinerário de ações criminosas, por causa das divisas com outros Estados. “Com a presença desta Companhia da PM haverá mais prevenção e repressão ao crime. É um sonho de muitos anos que se concretiza”, disse ele.
ESTRATÉGICO - O secretário de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita, também ressaltou a característica da região e a necessidade de um policiamento maior. “O Governo do Estado se preocupa muito com o papel estratégico do Paraná em relação às fronteiras e a necessidade de ações permanentes de combate ao narcotráfico e ao contrabando e apreensão de armas”, disse ele.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Maurício Tortato, disse hoje o 8º Batalhão da PM, sediado em Paranavaí, responde pela segurança de 34 municípios de uma região bastante extensa. Agora sediada em Loanda, a 3ª CIPM vai aliviar as atribuições do 8º BPM. “A transferência da 3ª Companhia para Loanda equaciona a situação de modo produtivo”, disse.
Segundo o coronel, o efetivo que já atua na região de Loanda permanece e, em breve, os policiais já nomeados pelo governador e que nesta momento estão em formação específica, serão deslocados para a área.
Na solenidade, o vice-presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Paranavaí, Cláudio Miguel de Souza, entregou ao governador um documento reconhecendo as medidas do Governo do Estado para ampliar a segurança na região.
PRESENÇAS – Participaram da solenidade o chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Adilson Castilho Casitas; o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, os deputados estaduais Luiz Cláudio Romanelli e Tiao Medeiros, e o presidente da Câmara Municipal de Loanda, Heder Arboleia.
BOX
Obras de saneamento elevam cobertura de esgoto para 77,08%

Na solenidade, junto com o prefeito de Loanda, Flávio Accorssi, o governador também assinou ordem de serviço para início das obras de ampliação do sistema de esgoto sanitário do município. O investimento da Sanepar é de R$ 1,9 milhão e, segundo o prefeito Flávio Accorsi, serão beneficiadas 4 mil pessoas.
O presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, afirmou que Loanda dá saltos em oferta de serviços de saneamento à sua população. “O índice de cobertura com sistema de esgoto, que era de 55% em 2011, passará a 77% com estas obras. Uma posição de destaque no Paraná”, afirmou Chaowiche.
As obras incluem a implantação de 14,9 quilômetros de rede coletora de esgoto, 650 ligações prediais, tanques de acúmulo das elevatórias de esgotos na Vila Nova e na Vila Vitória e toda a urbanização das áreas. Entre os bairros beneficiados estão o Jardim Panorama, Vila Nova, Vila União e no Centro, nas regiões do Clube Social e do Estádio Municipal. A previsão é sejam concluídas até agosto de 2017.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr
Governador Beto Richa formaliza em Loanda a instalação da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar, que atenderá a 12 municípios da região e assina ordem de serviço para obras de ampliação do sistema de esgoto do município. Loanda, 04/03/2016.Foto: Divulgação
Acesse a galeria de fotos
Recomendar esta notícia via e-mail:
Encontrou algum erro
Paraná informa