Samu e Siate já realizaram mais de 1.300 atendimentos no Litoral. Foto: Arnaldo Alves/ANPr

Samu e Siate já realizaram mais de 1.300 atendimentos no Litoral

Do início da operação Verão, em meados de dezembro, até o começo desta semana, já foram realizados 1.319 atendimentos de urgência e emergência pelo Samu e Siate em todo o Litoral do Paraná. Os chamados incluem serviços prestados nos municípios de Paranaguá, Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba, Morretes e Antonina.
A maior parte dos atendimentos ocorreu por meio de Unidades de Suporte Básico, UTIs móveis e ambulâncias de frotas municipais e do Siate. Além dos serviços por vias terrestres, também foram utilizados helicóptero, avião e ambulanchas para o transporte e remoção de pacientes.
“Em uma situação de urgência, o tempo de ação pode fazer toda diferença para salvar uma vida. Para isso, organizamos um esquema que cobre todo o Litoral e realiza o atendimento no menor tempo possível”, diz o diretor de Políticas de Urgência e Emergência da secretaria estadual da Saúde, Vinícius Filipak.
A estrutura de atendimento no litoral foi reforçada na Operação Verão 2015-2016 para atender ao aumento no número de turistas. Mais de cinco mil plantões extras de médicos e outros profissionais de saúde já estão sendo incorporados para ampliar os serviços de urgência e emergência no Litoral durante a temporada.
HOSPITAIS – Atualmente, o Litoral possui dez unidades de atendimento a urgências e emergências. De 18 de dezembro a 3 de janeiro, foram mais de 16 mil atendimentos ambulatoriais em hospitais, pronto atendimentos e unidades de saúde da região. No mesmo período, foram registrados 738 internamentos e 766 pessoas foram mantidas em observação em Unidades de Saúde.
As prefeituras dos sete municípios da 1ª Regional de Saúde receberam um repasse de R$ 2,8 milhões para garantir assistência adequada a quem estiver no Litoral no período de verão, quando a demanda aumenta. O recurso é utilizado para a contratação de plantões extras e materiais médicos.
O município de Pontal do Paraná foi responsável pelo maior número de consultas, com um total 5.615 atendimentos nas unidades de saúde de Ipanema, Praia de Leste e Shangri-lá. O Hospital Regional do Litoral, unidade do Governo do Estado referência da Rede Paraná Urgência para os municípios litorâneos, contabilizou 678 internações no período.
Box 1
ATENDIMENTO EM TENDAS MONTADAS EM
GUARATUBA, MATINHOS E PONTAL DO PARANÁ
Para intensificar os cuidados com saúde de quem está no Litoral, a Secretaria de Estado da Saúde oferece, a partir desta quinta-feira (7), testes rápidos e orientações aos veranistas em três tendas montadas em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. Os espaços funcionam de quinta-feira a domingo das 8h30 às 17h30 até o dia 10 de fevereiro.
“Essa iniciativa leva o atendimento para mais perto das pessoas e alerta para que se cuidem não só neste período, mas durante o ano todo. Estamos pensando na qualidade de vida da população, buscando garantir mais saúde aos paranaenses”, ressaltou o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.
Quem frequentar as praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná pode procurar as barracas em espaços centrais das cidades. Além de orientações diversas e distribuição de materiais educativos e preservativos, o local também oferecerá testes rápidos para detecção do vírus HIV, Sífilis e Hepatites B e C.
Alunos do curso de Medicina da Faculdade Pequeno Príncipe, de Curitiba, farão parte da equipe para ajudar no esclarecimento de dúvidas. O espaço também estará apto a prestar o primeiro atendimento ao veranista que sofrer queimaduras por águas-vivas.
De segunda a quarta-feira, as prefeituras dos municípios utilizarão o mesmo local para realizar ações educativas, aferição de pressão e outros atendimentos básicos de saúde.
SERVIÇO
TENDAS DA SAÚDE NA OPERAÇÃO VERÃO PARANÁ
Guaratuba
Praça Central (Praça Coronel Alexandre Mafra)
Matinhos
Av. Atlântica (próximo à Rua Jacarezinho)
Pontal do Paraná
Praça Central de Ipanema (ao lado da igreja)
Data: de 7 de janeiro a 10 de fevereiro
Dias: de quinta-feira a domingo
Horário: das 8h30 às 17h30
UNIDADES DE ATENDIMENTO NO LITORAL
Antonina
Hospital Sylvio Bitencourt de Linhares – Av. Conde Matarazzo, 867
Guaraqueçaba
Hospital Regional de Guaraqueçaba – Avenida Ararapira, s/nº
Guaratuba
Hospital Municipal de Guaratuba – Rua Capitão João Pedro, 188
Pronto-Atendimento Municipal de Guaratuba - Rua João Meneleu de Almeida Torres, s/nº – esquina com Guilherme Pequeno
Matinhos
Hospital Nossa Senhora dos Navegantes – Referência – Centro de Recuperação de Afogados – Avenida Paraná, 828
Morretes
Hospital de Morretes – Rua Santos Dumont, 91
Paranaguá
Hospital Regional do Litoral – Rua Presidente Getulio Vargas, 222 – Palmital
Ilha do Mel
Posto de Saúde de Nova Brasília
Posto de Saúde da Encantadas
Pontal do Paraná
Pronto-Atendimento de Pontal do Paraná 24h (Praia de Leste)
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr
Samu e Siate já realizaram mais de 1.300 atendimentos no Litoral. Foto: Arnaldo Alves/ANPr
Acesse a galeria de fotos
Recomendar esta notícia via e-mail:

CAPTCHA imageRecarregar CAPTCHA
Encontrou algum erro