Nesta sexta-feira (18), o governador Beto Richa irá condecorar com a Ordem do Pinheiro, a mais alta honraria do Estado, 42 personalidades que se destacam em suas áreas de atuação e contribuem para o desenvolvimento do Estado. fot orlando kissner anpr

Richa homenageia personalidades e enaltece conquistas do Paraná

O Governo do Estado condecorou nesta sexta-feira (18.12), com a Ordem Estadual do Pinheiro, 42 personalidades que se destacam em suas áreas de atividade e contribuem para o desenvolvimento do Paraná e do Brasil. A outorga da mais alta comenda do Estado foi dada pelo governador Beto Richa, em cerimônia no Palácio Iguaçu, com a presença de autoridades, amigos e familiares dos homenageados. A tradicional cerimônia fez parte das ações que marcam os 162 anos de Emancipação Política do Paraná, comemorados dia 19 de Dezembro.
“Um momento especial para todo o Paraná. Estamos homenageando pessoas ilustres, que dão exemplos e contribuem para o fortalecimento da sociedade paranaense e brasileira”, disse Richa. Receberam a Ordem do Pinheiro expoentes da política, economia, da área da Justiça, da religião, das letras e artes, do esporte, da comunicação, da administração pública, empresários e profissionais de diversas áreas. O governador enalteceu o trabalho dos homenageados.
Entre os homenageados, os presidentes da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano; do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, e do Tribunal de Contas, Ivan Bonilha; o jurista Ives Gandra da Silva Martins; o arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo; o empresário João Dória Junior, presidente do Grupo Lide; o presidente da OAB-PR, Juliano Breda, e o presidente da Cooperativa Agrária, Jorge Karl.
“A homenagem se deve às mulheres e aos homens que ajudaram a moldar o Brasil como uma nação que se reconhece nas suas raízes, nas suas realizações e no seu maravilhoso potencial humano e material. E que também contribuíram para formar a identidade paranaense, que é tão cara aos cidadãos deste Estado”, disse o governador.
CONQUISTAS - No seu pronunciamento, Richa falou sobre a trajetória do Paraná, desde a sua Emancipação Política, em 1853, e ressaltou as conquistas econômicas e sociais mais recentes, atribuindo-as ao esforço e o trabalho dos paranaenses. “O Paraná não está livre dos efeitos da tormenta política, econômica e moral que abala o País. Mas não vamos nos deixar consumir pelo sentimento de paralisia que, infelizmente, domina outras instâncias institucionais”, disse Richa. “Os paranaenses, assim como seus irmãos de tantos outros estados, não se deixarão abater pelo imobilismo e pelo medo. Vamos extrair as necessárias lições da crise, trabalhar pela recuperação da economia e promover as reformas de que o Brasil tanto precisa”, declarou.
MASSA CRÍTICA – O governador citou a conquista pelo Paraná da posição de quarta maior economia do País e de segundo estado mais competitivo. “Somos o sexto estado em população e o 15º em extensão territorial, mas temos o quarto maior PIB. Este não é um fato trivial, mas reflete um esforço contínuo deste Estado em favor do diálogo, da transparência pública, da segurança jurídica e da melhoria das políticas sociais”, disse Richa.
O Paraná é o segundo Estado com menor desigualdade social (segundo o Ipea) e tem 96% dos seus 399 municípios com nível de desenvolvimento alto ou moderado e 45 cidades entre os 500 com melhor classificação no Brasil (índice Firjan).
“Para além deste ato cerimonial em si, a outorga desta medalha tem um valor simbólico pelo qual o Estado e o povo paranaense se reconhecem como uma unidade orgânica da federação pautada pelos princípios desenvolvimento, da liberdade, da justiça e da solidariedade.
Box
RECONHECIMENTO É HONRA
E ESTÍMULO, DIZEM HOMENAGEADOS

A condecoração pelo Governo do Paraná é uma honra pessoal e um estímulo ao prosseguimento do trabalho, afirmaram os homenageados com a Ordem Estadual do Pinheiro em 2015. “Uma consagração pelo trabalho realizado. A honraria fará me dedicar com mais intensidade ao Estado”, afirmou o presidente da Assembleia legislativa, Ademar Traiano.
“É uma honra e um reconhecimento pelo trabalho que fazemos pelo Paraná no Poder Judiciário”, afirmou o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Paulo Roberto Vasconcelos. “Me sinto muito feliz, fico muito motivado a trabalhar e a me empenhar ainda mais para fazer coisas boas pelo povo paranaense”, disse ele.
“Tenho anos de afeto e um vínculo importante com o Estado do Paraná”, afirmou o jurista Ivens Gandra, que é doutor honoris causa da PUC-PR, onde participa de diversas atividades e palestras. “Aos 80 anos de idade, receber a maior homenagem que o Estado pode oferecer evidentemente me sensibiliza e mexe muito com o coração”, afirmou o jurista.
O orgulho pelo trabalho realizado foi o sentimento manifestado, também, pelo presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Paraná (Faciap), Guido Bresolin Junior. Nascido em Cascavel, filho de gaúchos que migraram para o Paraná, o empresário falou de sua trajetória na atividade e como dirigente de entidades de representação. “Me sinto muito honrado e reconhecido pelo trabalho e pela minha dedicação a este Estado onde nasci e que tanto amo.”
O reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, disse que a homenagem é, também, um reconhecimento ao trabalho das universidades estaduais em prol do desenvolvimento do Estado. “Estendemos essa homenagem a todo o sistema estadual de ensino superior. Fico muito grato por ter sido escolhido, mas divido esta honraria com toda a comunidade acadêmica da Unicentro, instituição que tem feito uma grande trabalho na região Central do Estado”, afirmou ele.
O reconhecimento pelo trabalho na área da saúde e da educação é o ponto que mais emocionou a irmã Rosa Maria Ruthes, gestora educacional do Colégio Mãe de Deus, de Londrina. “Foi uma surpresa este reconhecimento”, disse ela, lembrando que o governo estadual ajuda muito em um grande projeto em Londrina, destinado à comunidade, que é a construção do Teatro Mãe de Deus.
Fazer mais pelo Paraná, lutar para que o municipalismo seja uma referência no Paraná e no Brasil. Essas as palavras de Marcel Micheletto, prefeito de Assis Chateaubriand e presidente da Associação dos Municípios do Paraná. “Uma honraria como a Ordem do Pinheiro mostra que estamos fazendo um bom trabalho pelo municipalismo. Quero cada dia mais representar este Estado”, disse Micheletto.
A valorização pelo trabalho é o aspecto mais importante da homenagem, disse a empresária Flora Madalosso Bertoli. “Sempre trabalhei com o turismo, comércio e com o restaurante e esta homenagem mostra que este trabalho ajudou a levantar o nosso Paraná”, afirmou ela.
O presidente do Conselho Estadual de Educação, Oscar Alves, atribuiu a inclusão de seu nome no rol dos homenageados ao trabalho que realiza na área. “Transfiro a homenagem a todo o Conselho, que tem feito um trabalho excelente durante 51 anos e presta relevantes serviços na área da educação. Nós deliberamos e normatizamos sobre toda a a educação pública básica e superior do Estado”, afirmou.
O empresário e jornalista João Doria Junior, presidente do Grupo Lide, agradeceu a homenagem. “É uma grande honra receber um reconhecimento tão importante como esse, que é oferecido para quem contribui para o desenvolvimento do Paraná e do Brasil. Receber essa homenagem me motiva a fazer mais e a dobrar minha obrigação”, afirmou. Expoente da área do esporte, o técnico Levir Culpi, curitibano do bairro Santa Felicidade, dedicou a honraria aos amigos e familiares. “Tenho uma proximidade muito grande com minha terra natal que é Curitiba”, disse.
CONHEÇA OS HOMENAGEADOS
Classe Grã-Cruz
ADEMAR LUIZ TRAIANO –
Deputado estadual por sete mandatos e atual presidente da Assembleia Legislativa do Paraná. Advogado, nasceu em Francisco Beltrão e começou sua carreira política em 1982, em Santo Antônio do Sudoeste, onde foi vereador e prefeito.
PAULO ROBERTO VASCONCELOS – Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná. Formado em Administração pela UFPR e Direito pela PUC-PR, iniciou na magistratura em 1984 como juiz substituto. Em 2005, foi promovido ao cargo de desembargador do TJ-PR. Nasceu no município de Santo Thomaz de Aquino, em Minas Gerais.
IVAN LELIS BONILHA – Presidente do Tribunal de Contas do Estado. Formado em Direito pela UFPR e mestre em Direito pela PUC-SP. É professor-adjunto da Faculdade de Direito de Curitiba desde 1999.
PLAUTO MIRÓ GUIMARÃES FILHO – Deputado estadual pelo sétimo mandato. Nasceu em Ponta Grossa em 1963 e exerce, pela terceira vez consecutiva, o cargo de primeiro secretário da Assembleia Legislativa do Paraná.
DOM JOSÉ ANTÔNIO PERUZZO – Arcebispo Metropolitano de Curitiba e bispo referencial da Pastoral da Pessoa Idosa da CNBB e da Catequese na Regional Sul 2. Foi bispo da diocese de Palmas e Francisco Beltrão entre 2005 e 2015. Nasceu em Cascavel, em 1960.
JOÃO DORIA JUNIOR – Formado em jornalismo e publicidade, o empresário, é presidente do Grupo Dória, fundador e presidente do LIDE – Grupo de Líderes Empresariais e membro do Conselho Deliberativo do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.
IVES GANDRA DA SILVA MARTINS – Jurista e professor. É professor honorário das universidades Austral (Argentina), San Martin de Porres (Peru) e Vasili Goldis (Romênia). Doutor honoris causa das universidades de Craiova (Romênia) e da PUC-PR. Catedrático da Universidade do Minho (Portugal) e presidente do Conselho Superior de Direito da Fecomércio-SP.
ALCENI ANGELO GUERRA – Formado em medicina pela UFPR, foi prefeito de Pato Branco, ministro da Saúde e da Criança, deputado federal por três mandatos e deputado constituinte, além de ocupar diversas secretarias estaduais e municipais. É vice-presidente do Coritiba Futebol Clube.
LUIZ CARLOS BORGES DA SILVEIRA – Foi ministro da Saúde entre 1987 e 1989, presidente do Parlamento Brasileiro de Saúde, vice-prefeito de Pato Branco, deputado estadual e secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de Tocantins. Nasceu na Lapa.
CLÁUDIO LUIZ LOTTENBERG – Presidente do Hospital Israelita Albert Einstein. Graduado pela Escola Paulista de Medicina, é mestre e doutor em Oftalmologia e professor de Políticas Públicas de Saúde do curso do MBA em Saúde do INSPER, em São Paulo. Foi Secretário Municipal de Saúde de São Paulo.
Classe Grande Oficial
ANTÔNIO MIGUEL ESPOLADOR NETO – Presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP). Inaugurou seu primeiro empreendimento comercial, a loja Pague Menos Calçados, em 1981, no bairro Portão. Fundador e presidente do Sindicato de Calçados de Curitiba (Sindccal) e da Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac). É empresário no ramo agropecuário e imobiliário. 
JOSÉ DELIBERADOR NETO – Procurador de Justiça. Ingressou no Ministério Público do Paraná em 1978 como promotor e, em 1994, foi promovido a procurador. Foi diretor da Penitenciária Feminina do Paraná, chefe de gabinete das secretarias de Estado da Justiça, da Casa Civil, da Governadoria e diretor-geral do Detran-PR.
ALDO NELSON BONA – Reitor da Unicentro, presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (APIESP) e vice-presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM). É graduado em Filosofia pela UFPE, mestre pela Unicamp e doutor em História pela UFF. Nasceu em Foz do Iguaçu.
CARLOS EDUARDO GARCIA – Reitor da Universidade Paranaense (UNIPAR ), membro do corpo editorial da Akrépolis – Revista de Ciências Humanas da instituição, onde também atua nos arquivos de Ciências Veterinárias e Zoologia.
OSCAR ALVES – Presidente do Conselho Estadual de Educação desde 2012. Membro da Academia de Letras, Ciências e Artes de Londrina, membro honorário da Academia Paranaense de Medicina e cidadão honorário de Curitiba. Graduado em medicina pela PUC-PR e doutor pela USP. Nasceu em Birigui (SP).
DANIEL PIMENTEL SLAVIERO – Diretor-geral do SBT Brasília e presidente em segundo mandato da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). Foi membro do Conselho de Administração da Editora O Estado do Paraná e vice-Presidente da América Latina da Associação Internacional de Radiodifusão.
FLORA MADALOSSO BERTOLLI – Nascida em Caxias do Sul (RS), veio com a família a Curitiba com nove anos de idade. Em 1963, começou, com um marido, um pequeno restaurante em frente à casa da família. Com a clientela aumentando, inaugurou sete anos depois o restaurante Novo Madalosso, recebeu o título de “Maior Restaurante das Américas” no Guinness Book.
GUIDO BRESOLIN JUNIOR – Empresário, presidente da Bresolin Indústria e Comércio de Madeiras Ltda e da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (FACIAP), além de outras entidades do setor empresarial.
JORGE KARL – Presidente da Cooperativa Agrária Agroindustrial e diretor da Ocepar. É graduado em Engenharia Agronômica pela UEM, participa de diversas entidades que representam o setor agrícola.
JOSÉ EUGENIO SOUZA DE BUENO GIZZI – Presidente do Sinduscon-PR. Formado em engenharia civil pela UFPR, é proprietário da Itaúba Incorporações e Construções, especializada na construção de pontes e viadutos. É também vice-presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, da FIEP e do Movimento Pró-Paraná.
JULIANO BREDA – Advogado e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Paraná (OAB-PR). É formado em Direito, mestre e doutor Direito das Relações Sociais pela UFPR. Membro da direção do Grupo Brasileiro da Associação Internacional de Direito Penal.
JORGE AMIN BACILA – Médico formado pela Faculdade Fluminense de Medicina, em 1947, exerceu a profissão por 63 anos, até se aposentar em 2010, com 90 anos de idade. Atendeu, por 29 anos, comunidades de Palmeira, Porto Amazonas e São João do Triunfo, até se mudar para Curitiba, onde trabalhou por 34 anos. É natural de Palmeira.
MARCEL HENRIQUE MICHELETTO
– Prefeito de Assis Chteaubriand e presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP). É formado em gestão imobiliária pela Unigram e foi o mais jovem prefeito eleito em Assis Chateaubriand.
PASCHOAL PIRAGINE JUNIOR – Pastor titular da Primeira Igreja Batista de Curitiba há 26 anos e presidente da Associação Brasileira de Ação Social (ABASC). Atua como palestrante e conferencista nacional e internacional e já publicou sete livros. Foi professor das Faculdades Teológicas Batista em São Paulo e no Paraná. Nasceu em São Paulo.
WAGNER TADEU DOS SANTOS GABY – Presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba e do Conselho Deliberativo do Instituto Betânia de Ação Social. É advogado, mestre em Teologia e em Educação e capelão do Exército Brasileiro. Membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil e da Casa de Letras Emílio Conde.
Classe Comendador
DINO ZAMBENEDETTI – Escritor e professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Formado em Letras Neolatinas pela UEL e em Direito pela PUC-PR. Integrou o primeiro corpo docente da Faculdade de Cornélio Procópio, assumindo a cadeira de Literatura Portuguesa. Foi um dos fundadores do MDB em Londrina.
HELIO DE FREITAS PUGLIELLI – Jornalista e escritor. Foi editorialista dos jornais O Estado do Paraná, Indústria e Comércio e Gazeta Do Povo e assessor de comunicação de órgãos públicos estaduais. É professor aposentado da UFPR e da PUC-PR.
IRMÃ ROSA MARIA RUTHES - Membro do Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt e gestora educacional do Colégio Mãe de Deus de Londrina. É mestre em Administração pela Unopar e doutora em Ciências pela Unifesp. Foi conselheira do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).
ARMANDO STAUDT MANFROI – Administrador do Jornal do Oeste, em Toledo, membro da Diretoria da Associação dos Jornais Diários do Paraná (ADI-PR) e professor adjunto da PUC-PR – Campus Toledo. É natural de Passo Fundo (RS).
ARNO KUNZLER – Jornalista. É secretário-geral da Associação dos Jornais Diários do Interior (ADI-PR), diretor e fundador do jornal O Presente e da Editora Amigos da Natureza. Nasceu em Santo Cristo (RS).
MARCIO ALBINO DARIN – Economista e empresário. Sócio da Itaipu Construtora de Obras, proprietário do Buffet Du Batel e administrador da Santa Cruz Construtora de Obras.
MAURO RIBEIRO – Empresário e ciclista profissional, é proprietário da Mauro Ribeiro Sports, empresa especializada na produção vestuário para ciclistas. Foi tricampeão Paranaense, campeão Brasileiro Adulto e Júnior, campeão Pan-americano, medalhista nos jogos Pan-Americanos de Mar Del Plata e campeão do Tour de France, entre outros.
VALTER PITOL – Engenheiro Agrônomo e presidente da UNITÁ Cooperativa Central. Foi extensionista do Emater, presidente da Copacol, da Cotriguaçu e diretor da Central Frimesa e da Ocepar. É natural de Passo Fundo (RS).
VLADEMIR DALEFFE – Diretor da Copel Distribuição. Trabalha na Copel há 31 anos, onde começou como estagiário do programa Clic Rural, quando tinha apenas 14 anos. É engenheiro eletricista pela UTFPR, especialista em Gestão Empresarial (PUC-PR), Gestão Técnica de Concessionárias de Energia Elétrica (UFPR), Administração Geral e Estratégia (Unioeste) e em Gestão de Qualidade (Juse – Japão).
WILSON SOUZA DE OLIVEIRA – Diretor presidente da Editora Diário dos Campos, responsável pelo jornal Diário dos Campos, de Ponta Grossa, o mais antigo periódico do Paraná, com 108 anos. Foi um dos fundadores do Jornal de Londrina.
LEVIR CULPI - Técnico de futebol por 30 anos, dirigiu vários times brasileiros e internacionais em mais de 1.500 jogos. Foi Campeão no Brasil e América do Sul e recordista de jogos no Japão. Atuou no Paraná Clube, Cruzeiro, São Paulo, Botafogo, Palmeiras, Sport Pernambuco, Portuguesa, Guarani, Internacional, Atlético Mineiro, Cerezo Ozaka, no Japão, e Al Ettifaq, na Arábia Saudita.
NILSON MONTEIRO – Jornalista e escritor, é membro da Academia Paranaense de Letras. Trabalhou em vários veículos, como a revista IstoÉ e os jornais O Estado de São Paulo e Gazeta Mercantil, no qual foi chefe de redação da sucursal paranaense. Escreveu onze livros, entre biografias, reportagens, crônicas, poesias e romance.
ADEMAR PAES DE ALMEIDA – Empresário, foi sócio do laboratório Biopar e do Grupo de empresas Biosystems, Equipar, Eximlab, Metrocenter e TDS. Em 1980, fundou a empresa Comlab, de produtos para laboratórios e análises clínicas. É natural de Sertânia (PE).
EVANIUS GARCIA WIERMANN – Médico e oncologista do Instituto de Oncologia do Paraná, Hospital Vita e Santa Cruz. É presidente nacional da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica. Formou-se em medicina na UFMG e em oncologia clínica pela Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte.
LUIZ ERNESTO WENDLER – Médico e proprietário do Hospital Nossa Senhora do Rocio, em Campo Largo. Formou-se na Faculdade Evangélica de Medicina, onde também fez residência médica em cirurgia. Fez mestrado e doutorado em cirurgia no Hospital Universitário Evangélico pelo Instituto de Pesquisas Médicas deste hospital.
MIGUEL CARLOS RIELLA – Médico nefrologista, fundador e presidente da Fundação Pró-Renal e professor da PUC-PR e da Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná. Foi pioneiro no Brasil na introdução da diálise peritoneal domiciliar e é o único médico formado e atuante no Paraná que é membro da Academia Nacional de Medicina.
MONSENHOR BERNARD CARMEL GAFÁ – Vigário-geral da Arquidiocese de Londrina, juiz do Tribunal Eclesiástico, professor de latim no curso de pós- graduação de Direito Canônico afiliado à Universidade de Roma. Nasceu em Misida, na Ilha de Malta.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr
Nesta sexta-feira (18), o governador Beto Richa irá condecorar com a Ordem do Pinheiro, a mais alta honraria do Estado, 42 personalidades que se destacam em suas áreas de atuação e contribuem para o desenvolvimento do Estado. fot orlando kissner anpr
Acesse a galeria de fotos
Recomendar esta notícia via e-mail:

CAPTCHA imageRecarregar CAPTCHA
Encontrou algum erro