Teatro Guaira , na Praca Santos Andrade . Curitiba -  . Foto- Antonio Costa
Foto: ANTONIO COSTA Acesse a galeria de fotos

Edital de dramaturgia reativa Teatro de Comédia do Paraná

A reativação do Teatro de Comédia do Paraná foi definida em edital de dramaturgia assinado no fim de outubro entre o Centro Cultural Teatro Guaíra e a Secretaria de Estado da Cultura. As inscrições para este edital estão abertas até 15 de janeiro de 2016 e prevê a escolha de texto teatral inédito, no gênero comédia para adultos.
O autor deve ser paranaense ou ter residência no Estado por no mínimo dois anos e não serão aceitas obras póstumas ou adaptações de textos literários. O proponente deve ser obrigatoriamente o autor do texto e este não poderá ser divulgado por qualquer meio de comunicação (leituras públicas, encenações, redes sociais, impressos, etc).
A montagem terá direção de Alexandre Reinecke, responsável também pela seleção de cenários e figurinos, definidos a partir do texto escolhido.
Todo material deve ser enviado pelos Correios e serão aceitos os textos que chegarem com o carimbo do prazo final de inscrição, 15 de janeiro.
O resultado será divulgado pelo site e pela imprensa em 15 de fevereiro. A montagem será apresentada em julho, no Guairinha e seguirá em turnê por cidades do Paraná.
Informações sobre condições de participação, cronograma do edital, processo de seleção e a ficha de inscrição estão no site www.teatroguaira.pr.gov.br
TCP - O Teatro de Comédia do Paraná surgiu em 1963 com a finalidade de orientar e coordenar as atividades teatrais do Teatro Guaíra. O primeiro diretor do grupo foi Cláudio Correa e Castro que montou Um Elefante no Caos, de Millôr Fernandes. No elenco estavam Paulo Goulart, Nicete Bruno, Lala Schneider, Sale Wolokita, Manuel Kobachuk, José Maria Santos e Joel de Oliveira.
A partir de 1964 o TCP funcionou durante 11 anos consecutivos e chegou a produzir até cinco espetáculos em apenas um ano.
Em 1974, o TCP inaugurou o auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão), com a peça Paraná, Terra de Todas as Gentes, de Adherbal Fortes e direção Maurício Távora.
Também foram diretores do TCP Emilio Di Biasi (O Contestado), Oraci Gemba (O Carrasco do Sol), Ademar Guerra (Colônia Cecília), Volker Quandt e Joana Lopes (Vamos Transar), Fátima Ortiz (O Menino Maluquinho), Lala Schneider (A Sedução), Euclides Souza (A Nuvem Apaixonada), Celso Nunes (A Vida de Galileu), Marcelo Marchioro (As Bruxas de Salém), Edson Bueno (New York por Will Eisner), Hugo Mengarelli (O Incrível Retorno do Cavaleiro Solitário), Flávio Stein (Barca de Venezia per Padova), Gabriel Villela (A Aurora da Minha Vida), Felipe Hirsch (Os Incendiários), Moacir Chaves (Memória) e Mariana Percovich (Medea Material). Alguns destes diretores foram responsáveis por mais de uma montagem.
Box 1
Edital de ocupação dos auditórios do CCTG
Além do edital de dramaturgia, o Centro Cultural Teatro Guaíra e a Secretaria de Estado da Cultura assinaram o edital de ocupação dos auditórios Salvador de Ferrante (Guairinha), Glauco Flores de Sá Brito (Mini) e José Maria dos Santos.
As inscrições estão abertas até 29 de janeiro de 2016 e os resultados serão divulgados pelo site e imprensa no dia 19 de fevereiro. Toda a documentação deve ser enviada pelos Correios e serão aceitas as que chegarem com o carimbo do prazo final de inscrição, 29 de janeiro.
O edital regulamenta a cessão dos espaços para espetáculos profissionais de teatro paranaense, dirigidos ao público adulto (sete espetáculos) e crianças (três espetáculos), no período de abril a agosto de 2016. A primeira montagem será no dia 26 de abril, no auditório Glauco Flores de Sá Brito (Mini).
Os interessados deverão apresentar a solicitação, em envelope lacrado, contendo ficha cadastral, sinopse do texto ou roteiro, proposta artística da montagem, documentos de liberação (direitos autorais de dramaturgia e de música), ficha técnica, currículo do proponente entre outros documentos. Uma curadoria irá definir os espetáculos que ocuparão os três auditórios.
Informações sobre documentação, prazos, período de cessão, seleção contratação, recursos técnicos disponíveis e ficha cadastral estão no site www.teatroguaira.pr.gov.br
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br
Teatro Guaira , na Praca Santos Andrade . Curitiba -  . Foto- Antonio Costa
Acesse a galeria de fotos
Recomendar esta notícia via e-mail:
Encontrou algum erro
Paraná informa