Monumento Estadual Salto São João, em Prudentópolis. N/F: secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ricardo Soavinski e Guilherme Vasconcellos, Diretor de Unidade de Conservação do IAP.Prudentópolis, 08-10-15.Foto: Arnaldo Alves / ANPr.

Obras no Salto São João vão impulsionar turismo sustentável em Prudentópolis

O turismo sustentável em Prudentópolis ganhará impulso. O Governo do Estado vai licitar a infraestrutura de uso público para aproximar a população do Monumento Natural Salto São João, queda d’água de 84 metros em meio à mata. A área onde serão feitas as obras da Unidade de Conservação foi repassada ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP) nesta quinta-feira (8).
A Prefeitura de Prudentópolis desapropriou dez alqueires na região e fará um desvio da estrada que passa ao lado do Salto São João para que o Governo do Estado possa construir trilha, centro de visitantes, estacionamento e mirante. O projeto do IAP está pronto e investimento previsto é de cerca de R$ 2 milhões.
Atualmente, a única forma de acessar o Salto São João é pelas propriedades particulares do entorno. “Com o apoio do município, o Salto São João será um cartão-postal para o ecoturismo paranaense e irá ajudar a alavancar outros atrativos naturais e culturais, que são abundantes no município”, disse o secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ricardo Soavinski, que esteve em Prudentópolis para visitar Unidades de Conservação e assinar o termo de recebimento da área.
O prefeito Adelmo Luiz Klosowski diz que este é um novo tempo para o turismo natural. “Com as obras que o Estado está preparando a beleza do Salto São João será destacada e ficará mais acessível aos visitantes. O turismo sustentável na cidade vai crescer”, disse Klosowski.
BELEZA - O Salto São João fica a 12 quilômetros do Centro de Prudentópolis, em uma área de 15 alqueires que impressiona pela beleza cênica. No meio de uma floresta de araucárias bem preservada, surge uma cachoeira com grande volume de água, que cai de 84 metros de altura e segue pelo rio São João.
Prudentópolis é conhecida como terra das cachoeiras gigantes. No município há mais de cem quedas com alturas que variam de 80 a quase 200 metros.
Este é o roteiro que o diretor de Unidades de Conservação do IAP, Guilherme Vasconcellos, pretende mostrar no novo centro de visitantes que será construído perto do Salto São João. “O centro será um ponto de partida para os outros atrativos que ficam aqui perto”, disse Vasconcellos.
Prudentópolis também tem grande riqueza cultural, marcada pela colonização ucraniana. As casas típicas madeira podem ser vistas no trajeto para as cachoeiras.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr
Monumento Estadual Salto São João, em Prudentópolis. N/F: secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ricardo Soavinski e Guilherme Vasconcellos, Diretor de Unidade de Conservação do IAP.Prudentópolis, 08-10-15.Foto: Arnaldo Alves / ANPr.
Acesse a galeria de fotos
Recomendar esta notícia via e-mail:
Encontrou algum erro
Paraná informa