Pronto Socorro do Hospital do Trabalhador é reconhecido como um dos melhores do país. Foto: Venilton Küchler/SESA

Pronto-Socorro do Hospital do Trabalhador é um dos melhores do País

Em visita técnica ao Hospital do Trabalhador, em Curitiba, representantes do Ministério da Saúde afirmaram que a unidade do Governo do Estado mantém um dos melhores prontos-socorros do Brasil, levando em conta os critérios de avaliação do programa federal SOS Emergência.
O bom desempenho da unidade paranaense se deve à aplicação de um novo modelo assistencial aos casos de urgência e emergência, com redução do risco de superlotações e melhora da qualidade do atendimento prestado aos pacientes em situação crítica.
De acordo com a apoiadora do Ministério da Saúde, Margareth Senna, entre os 31 hospitais que integram o “SOS Emergência” no Brasil, a instituição do Governo Estadual foi uma das que mais se destacaram na adoção de estratégias previstas nas diretrizes do programa. “O trabalho desenvolvido pelo Hospital do Trabalhador serve de exemplo para todo o País. A forma com que o projeto de melhorias foi realizado deve agora ser replicado no restante do Estado”, enfatizou.
Desde 2013, o Hospital vem passando por mudanças para melhorar o fluxo de atendimento dos pacientes com base nas diretrizes do “SOS Emergência”. As medidas adotadas incluem a implantação de um sistema de acolhimento baseado na classificação de risco dos pacientes, através do protocolo de Manchester.
Neste protocolo, os pacientes são atendidos conforme a gravidade do caso. A definição do nível de prioridade é sinalizado a partir de pulseiras coloridas entregues pelo enfermeiro responsável pelo primeiro atendimento no Pronto-Socorro. É esta triagem que dá início a toda a linha de cuidado do paciente dentro do hospital.
Outro item destacado na avaliação foi a criação do Núcleo Interno de Regulação (NIR), responsável por administrar o fluxo de atendimentos e cirurgias, com o objetivo de agilizar os procedimentos. O núcleo tem a função de se comunicar com outras unidades hospitalares da rede para articular transferências nos momentos de grande demanda.
De acordo com o diretor-geral do Hospital do Trabalhador, Geci Labres de Souza, o reconhecimento do Ministério demonstra que o Governo do Estado está no caminho certo para qualificar ainda mais o atendimento ofertado no HT. “Em volume de atendimentos, nosso hospital já é um dos maiores do País na área de urgência e emergência. Contudo, o objetivo é avançar cada vez mais na qualidade dos serviços prestados”, afirmou.
A partir de agora, o Hospital terá nove meses para fazer algumas adequações indicadas na visita técnica e finalizar a última etapa de consultoria do “SOS Emergência”, que também envolve profissionais do Hospital Sírio Libanês, de São Paulo.
NÚMEROS – Desde 1998, o Pronto-Socorro do Hospital do Trabalhador realizou mais de 2,8 milhões de atendimentos. Somente no ano passado foram 224 mil pacientes atendidos. A maior parte refere-se a vítimas de acidentes de trânsito e outros tipos de trauma, sobretudo encaminhados pelos serviços de atendimento pré-hospitalar do Samu e do Siate.
O Hospital também mantém um heliponto, referência para receber pacientes socorridos pelo transporte aéreo. Em cinco anos já foram recebidos 466 pacientes de helicóptero.
NOVOS INVESTIMENTOS – Nos últimos anos, o Hospital do Trabalhador recebeu uma série de investimentos, sobretudo nas alas de Unidade de Terapia Intensiva e no Pronto-Socorro. Segundo o superintendente de Unidades Hospitalares Próprias da Secretaria da Saúde, Charles London, os investimentos não param por aí.
“Já temos o projeto pronto e estamos licitando a construção do prédio anexo da Mulher, que será referência para atendimento de gestantes e bebês através da Rede Mãe Paranaense. A obra está avaliada em R$ 10 milhões e os recursos estão garantidos no orçamento estadual deste ano”, informou London.
De acordo com o superintendente, a construção do novo prédio será a maior obra da história do Hospital desde a sua inauguração, em 1947.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br
 Pronto Socorro do Hospital do Trabalhador é reconhecido como um dos melhores do país. Foto: Venilton Küchler/SESA
Acesse a galeria de fotos
Recomendar esta notícia via e-mail:
Encontrou algum erro
Paraná informa