Obras na PR 340, entre Telêmaco Borba e Ortigueira.Ortigueira, 07-04-15.Foto: Arnaldo Alves / ANPr.

Ortigueira, ícone do novo ciclo de desenvolvimento do Estado

Nos últimos 15 meses, o município de Ortigueira, na região dos Campos Gerais, registrou um aumento de 107% no número de empregos formais. No final de 2013, 3.023 postos de trabalho com carteira assinada eram mantidos no município, de acordo com dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho e Emprego.
De janeiro de 2014 a março de 2015, outros 3.225 empregos formais foram criados no município, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Atualmente, Ortigueira é o terceiro município do Estado em número de contratações, principalmente na área da construção civil. De janeiro a abril deste ano, 492 trabalhadores de todas as áreas foram empregadosno município por meio da Agência do Trabalhador.
O dinamismo do mercado de trabalho em Ortigueira, na contramão do aumento do desemprego no país, está relacionado à implantação da fábrica de celulose do Grupo Klabin. O projeto Puma, como é conhecido, representa o maior investimento privado da história do Estado e é apoiado pelo governo estadual, por meio do programa Paraná Competitivo.
De acordo com o diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Julio Suzuki, o início da produção na nova planta industrial, previsto para 2016, garantirá ganhos econômicos não apenas em Ortigueira, como também em outras regiões, em função das futuras operações de exportação de celulose em Paranaguá, no Litoral do Estado. “Esses grandes investimentos que estão sendo realizados nas regiões menos desenvolvidas do Estado garantirão a redução das desigualdades regionais”, diz.
Ainda segundo Suzuki, na relação dos 100 piores resultados do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, constavam 46 municípios paranaenses em 2010, um ano antes do início do primeiro mandato do governador Beto Richa. “Com a atual política de desenvolvimento do Estado, que não relega o Interior a segundo plano, provavelmente um número muito menor de municípios paranaenses estará na próxima lista dos piores IDHs”, disse.
PROMOÇÃO SOCIAL – Além da preocupação com a geração de emprego e renda, o Governo do Estado também investe para fortalecer a rede de proteção integral das famílias de Ortigueira, garantindo seus direitos e facilitando o acesso a programas sociais.
A secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, destaca que o desenvolvimento da política de assistência social no Paraná tem foco na emancipação das famílias, atuando de forma integrada com as prefeituras. “Ampliamos os investimentos em programas sociais para garantir os direitos daqueles que necessitam do apoio do Governo do Estado para ter uma vida melhor”, afirmou.
As famílias em situação de risco e vulnerabilidade social são incluídas no programa Família Paranaense. Elas recebem acompanhamento familiar e participam de ações que contribuem para seu desenvolvimento social e econômico.
Uma das modalidades do programa é o Renda Família Paranaense, complemento de renda do governo estadual que já beneficiou 945 famílias do município, desde seu lançamento, em dezembro de 2013. Até abril deste ano, o total repassado as famílias foi de R$ 256,6 mil.
Para os que vivem em situação de extrema pobreza e não têm condições de pagar a conta de luz, o Estado os beneficia com o programa Luz Fraterna, que neste mês isentou da cobrança 336 famílias do município. O investimento do governo estadual foi de R$ 10 mil.
Ortigueira também é um dos municípios que serão contemplados com novos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), dentro da parceria entre o programa Família Paranaense e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).Cada unidade terá capacidade para atender até 2.500 famílias dentro da sua área de abrangência.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br 

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br
Obras na PR 340, entre Telêmaco Borba e Ortigueira.Ortigueira, 07-04-15.Foto: Arnaldo Alves / ANPr.
Acesse a galeria de fotos
Recomendar esta notícia via e-mail:
Encontrou algum erro