Ipem realiza a Operação Dia das Mães, que fiscaliza produtos têxteis.Foto: Divulgação Ipem

Ipem realiza a Operação Dia das Mães, que fiscaliza produtos têxteis

Os agentes do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem) intensificaram a fiscalização nas lojas de tecidos e vestuário feminino em todo o Estado. A ação faz parte da Operação Dia das Mães, que teve na semana, tem encerramento previsto para esta quinta-feira (30).
Os técnicos visitam lojas e estabelecimentos que comercializam artigos têxteis direcionados ao público feminino. O alvo das fiscalizações são as etiquetas, componente obrigatório em qualquer peça têxtil. Elas devem trazer informações necessárias para o consumidor, como o nome do fabricante, CNPJ ou CPF, composição têxtil, modos de conservação, indicação do tamanho e país de origem, segundo o regulamento de conformidade estabelecido pelo Inmetro. Todas as informações devem estar escritas em português.
Para o presidente do Ipem, Rubico Camargo, a atenção redobrada dos fiscais nessa época se justifica porque esses itens são procurados para presentear as mães. “O consumidor precisa estar atento para que não seja lesado na hora de ir às compras”, afirmou.
A iniciativa, disse Camargo, tem como objetivo coibir a venda de itens irregulares e dar aos consumidores a garantia de que estão adquirindo produtos certificados e que, se utilizados de maneira correta, não oferecerão perigo.
AMOSTRAS - De acordo com o gerente de Fiscalização do Ipem Paraná, Roberto Tamari, é preciso verificar se na etiqueta constam todas as informações necessárias para a correta utilização e conservação do produto.
Caso seja verificado o descumprimento de algum dos itens acima mencionados, amostras são recolhidas e encaminhadas para avaliação de fidedignidade no Laboratório Têxtil de Londrina, um dos poucos no país, no setor público, que executa esta tarefa.
LABORATÓRIO LONDRINA – Esse laboratório é destinado à área têxtil e de confecção, com capacidade para realizar os mais variados tipos de ensaios para analisar propriedades e características das fibras, tecidos e peças confeccionadas, com agilidade, confidencialidade e exatidão nas informações.
O Ipem do Paraná é o único Ipem no Brasil a possuir laboratório têxtil, que presta serviços para todo o Brasil. O Laboratório de Londrina atende a demanda de todos os órgãos da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade, conveniadas ao Inmetro.
Os estabelecimentos em que forem encontradas irregularidades, vendendo alguma peça que não tenha a etiqueta, ou que não atenda às exigências da legislação, terão até dez dias para apresentar defesa ao Ipem, e estarão sujeitos às penalidades previstas em lei, com multas que variam de R$ 100,00 a R$ 60 mil.
Os consumidores podem apresentar denúncias por meio da Ouvidoria do Ipem-Pr, pelo telefone 0800 645 0102, ou pelo site www.ipem.pr.gov.br.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr
Ipem realiza a Operação Dia das Mães, que fiscaliza produtos têxteis.Foto: Divulgação Ipem
Acesse a galeria de fotos
Recomendar esta notícia via e-mail:

CAPTCHA imageRecarregar CAPTCHA
Encontrou algum erro