Governador Beto Richa participa da inauguração do Teatro Municipal de Cascavel. Participaram do evento o prefeito Edgar Bueno, a secretária do trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, o secretário chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra, o secretário do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, o presidente da Sanepar Mounir Chaouwiche e demais autoridades. Cascavel, 10/04/2015. Foto: Pedro Ribas/ANPr

Governador inaugura Teatro Municipal de Cascavel, o maior do interior do Paraná

O governador Beto Richa inaugurou na noite desta sexta-feira (10) o Teatro Municipal de Cascavel, no Oeste do Paraná. O novo espaço cultural já é considerado o maior teatro público do interior do estado, com 8,5 mil metros quadrados e capacidade para 1.021 lugares. “É com grande satisfação que o governo estadual entrega esse importante espaço cultural, que era aguardado há décadas pela população da região. Agora, Cascavel conta com um teatro lindo e moderno para receber grandes espetáculos nacionais e internacionais”, disse o governador, que estava acompanhado da secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa. A solenidade foi marcada pela apresentação da “Grande Suite do Ballet Don Quixote”, do Teatro Bolshoi do Brasil.
Beto Richa disse que o teatro de Cascavel será um importante ícone cultural para a região e destacou o compromisso que o governo tem com o incentivo à cultura. “A educação e a cultura são instrumentos de emancipação humana e social e de construção da cidadania da pessoa. Por isso, nosso governo valoriza e incentiva a cultura no Paraná”, disse.
O governador reforçou o suporte ao município e citou outros investimentos do Estado em Cascavel, como por exemplo, a construção da ala de queimados do Hospital de Cascavel, ampliação do aeroporto e a implantação do transporte aeromédico.
APOIO DO ESTADO - O governo estadual financiou R$ 9 milhões para a prefeitura de Cascavel investir na obra do teatro. Os recursos foram disponibilizados por meio do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM), administrados pela Fomento Paraná, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Paranacidade. Os recursos garantiram as obras de acabamento, urbanização e iluminação da área externa, paisagismo, pintura e instalação de metais.
O prefeito Edgar Bueno agradeceu o apoio do governo estadual e reforçou que o teatro de Cascavel é o segundo maior do Paraná em capacidade, superado apenas pelo Teatro Guaíra, de Curitiba. “Após anos de muito trabalho temos um teatro a altura da importância de Cascavel. Um espaço moderno que poderá receber grandes espetáculos”, afirmou.
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, afirmou que a obra demorou mais de duas décadas para ser concluída e que o apoio do Estado foi fundamental. “O Estado valoriza a cultura e entende que espaços como esse são necessários. Agora, Cascavel tem um dos mais modernos teatros do Brasil”, disse. Ele destacou ainda que o Governo do Paraná apoia projetos semelhantes em outros municípios paranaenses, é o caso de um projeto do município de Foz do Iguaçu de também construir um teatro.
ESTRUTURA - Localizado na Rua Rio de Janeiro, esquina com a General Osório, ao lado do Centro Cultural Gilberto Mayer, o prédio do Teatro Municipal de Cascavel tem cinco pavimentos. No térreo estão localizados o palco, o fosso para orquestra e sete camarins, além das salas de administração e de ensaio, a marcenaria, uma copa e um depósito. No primeiro pavimento estão a plateia, o hall, a sala de exposições, a bilheteria, um bar, elevadores, sala de eventos, sala de som e iluminação, além de depósito.
No segundo pavimento ficam o balcão, auditórios e tribuna. Haverá um terceiro balcão no terceiro andar com salas de aula e no quarto piso, salão de eventos e casa de máquinas. O teatro tem, ainda, galeria de arte, dois auditórios com 180 lugares cada um e salas de aula para música, dança, teatro e artes plásticas.
O empresário Vilson Bastos, morador de Cascavel há 40 anos, elogiou a estrutura do teatro e disse que o espaço é uma conquista histórica para a população. “Aguardávamos há anos a construção de um teatro que pudesse receber grandes artistas em Cascavel. A cidade está de parabéns por essa conquista”, disse ele.
A cerimonia de inauguração teve a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ademar Traiano, além de deputados federais e estaduais, prefeitos e lideranças empresariais.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br
Governador Beto Richa participa da inauguração do Teatro Municipal de Cascavel. Participaram do evento o prefeito Edgar Bueno, a secretária do trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, o secretário chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra, o secretário do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, o presidente da Sanepar Mounir Chaouwiche e demais autoridades. Cascavel, 10/04/2015. Foto: Pedro Ribas/ANPr
Acesse a galeria de fotos
Recomendar esta notícia via e-mail:
Encontrou algum erro