A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está implantando cortinas verdes em estações de tratamento de esgoto de seis municípios da região dos Campos Gerais. Foto: Divulgação

Sanepar implanta cortinas verdes em estações de esgoto nos Campos Gerais

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está implantando cortinas verdes em estações de tratamento de esgoto de seis municípios da região dos Campos Gerais. Elas consistem na formação de uma barreira natural no entorno das estações, composta por árvores nativas distribuídas em linhas paralelas.
São beneficiados os municípios de Ponta Grossa, Toledo, Arapoti, Castro, Piraí do Sul, Carambei. Somente em 2014, foram implantadas cortinas verdes em 51 estações de tratamento de esgoto em todo o Paraná.
“O objetivo é minimizar os odores característicos da decomposição do material orgânico, melhorando também o fator estético e de segurança das estações”, explica o engenheiro agrônomo da Unidade de Serviço de Gestão Ambiental (USGA), Luciano Marcos Antonio.
A disposição da vegetação em três alturas diferentes torna possível a verticalização dos ventos, o que diminui a dispersão do odor. As mudas são selecionadas considerando as características do solo e clima locais.
ESPÉCIES - “Nos Campos Gerais as espécies mais utilizadas são o jasmim no extrato inferior, a aroeira, no médio, e o angico, no extrato superior”, detalha o engenheiro. Segundo ele, a formação da cortina ocorre gradativamente, com desenvolvimento pleno das espécies num período estimado entre quatro e 12 anos.
Em Telêmaco Borba, o plantio da cortina verde já foi feito em cinco estações de tratamento. Em Ponta Grossa, duas. As estações de tratamento de esgoto de Carambeí, Arapoti, Castro e Piraí do Sul também devem ter o plantio concluído até o fim do ano. Ao todo, estão sendo plantadas 3.126 mudas, cujo desenvolvimento é acompanhado através de controle de pragas, irrigação e reposição, sempre que necessário. O investimento aplicado nas treze estações, com recursos próprios da Sanepar, é de R$ 267,7 mil.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está implantando cortinas verdes em estações de tratamento de esgoto de seis municípios da região dos Campos Gerais. Foto: Divulgação
Acesse a galeria de fotos
Recomendar esta notícia via e-mail:
Encontrou algum erro
Paraná informa