Governador Beto Richa instala o gabinete administrativo do Estado em Londrina na data em que a cidade comemora 80 anos. Londrina, 10/12/2014. Foto:Ricardo Almeida/ANPr

Sistema integrado simplifica abertura e fechamento de empresas

O governador Beto Richa lançou nesta quarta-feira (10/12), em Londrina, a RedeSim - Registro e da Legalização de Empresas e Negócios no Paraná. O sistema simplifica a abertura e fechamento de empresas será gerenciado pela Junta Comercial do Paraná (Jucepar). A implantação é em parceria com o Sebrae e Associação dos Municípios do Paraná (AMP).
Richa afirmou que a desburocratização na abertura e fechamento de empresas integra ações da Lei das Micro e Pequenas Empresas, sancionada em outubro de 2013. “É uma facilidade para o empreendedor e um estímulo à formalização de novos negócios”, disse o governador.
A RedeSim é baseada em um software que integra ações e informações de órgãos municipais, estaduais e federais, entre os quais a Vigilância Sanitária, a Receita Estadual e Federal, o Corpo de Bombeiros, o Instituto Ambiental do Paraná e prefeituras.
Londrina, que nesta quarta é a sede administrativa do Governo do Estado, assinou o termo de adesão ao programa. A partir disso, a prefeitura do município passa a receber imediatamente as informações sobre abertura de empresas da Jucepar, o que vai agilizar a emissão de alvarás.
O secretário estadual da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Horácio Monteschio, afirma que a perspectiva do Sebrae, que é o órgão responsável pela elaboração do sistema, é de que em alguns casos o tempo para abertura e fechamento de empresas caia de 120 dias para 3 dias.
APOIO AO EMPREENDEDOR - O presidente da Junta Comercial do Paraná, Ardisson Akel, destaca a simplificação dos processos como importante apoio ao empreendedor. “Atualmente o sistema classifica no mesmo patamar micro, pequenas, médias e grandes empresas, o que acaba gerando demora na liberação dos alvarás e licenciamentos”, explica.
A integração com as prefeituras está em implantação, com equipes do programa percorrendo o interior do Estado. Na primeira etapa a RedeSim estará em 26 cidades: Castro, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Telêmaco Borba, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Araucária, Pinhais, Fazenda Rio Grande, Maringá, Umuarama, Cianorte, Campo Mourão, Londrina, Ibiporã, Rolândia, Arapongas, Cambé, Apucarana, Cascavel, Toledo, Assis Chateaubriand, Tupãssi, Francisco Beltrão, Pato Branco e Curitiba. Nos próximos dois anos, a Rede estará em todas as cidades do Estado.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr
Governador Beto Richa instala o gabinete administrativo do Estado em Londrina na data em que a cidade comemora 80 anos. Londrina, 10/12/2014. Foto:Ricardo Almeida/ANPr
Acesse a galeria de fotos
Recomendar esta notícia via e-mail:

CAPTCHA imageRecarregar CAPTCHA
Encontrou algum erro