O município de Tibagi recebe a II Oficina Regional de Desenvolvimento Industrial, coordenada pela Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul (SEIM).Tibagi, 22/05/2014.Foto: João Pedro Agostinho/Assessoria de Comunicação de Tibagi

Encontro em Tibagi debate industrialização nos Campos Gerais

O Governo do Paraná realizou nessa semana, em Tibagi, a segunda edição das oficinas regionais de desenvolvimento industrial. O evento, organizado pela secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, reuniu prefeitos, secretários municipais, lideranças e empresários da região para debater oportunidades de negócios e investimentos nos Campos Gerais.
As oficinas são realizadas em parceria com a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), Fomento Paraná, Agência Paraná de Desenvolvimento, Instituto Paranaense de Desenvolvimento Social (Ipardes) e prefeituras. A primeira edição reuniu, no início do mês, lideranças da Região Metropolitana de Curitiba e do Litoral em Araucária.
O secretário Horácio Monteschio, afirma que, além de divulgar os instrumentos do Governo do Estado, e de seus parceiros, de incentivo à industrialização, as oficinas possibilitam a execução de políticas públicas específicas para as regiões.
"Estamos apresentando os programas, mas também ouvindo demandas e reivindicações das lideranças. Um processo que vai nos ajudar a elaborar ações de interesse das comunidades", diz Monteschio.
O secretário adianta que serão realizados 19 encontros até setembro. "Os temas de cada encontro são construído de acordo com as particularidades das regiões", reforça o secretário.
TIBAGI - A Oficina em Tibagi reuniu representantes de 16 prefeituras dos Campos Gerais. Entre os assuntos debatidos estão os benefícios do Paraná Competitivo, o acesso às linhas de crédito da Fomento Paraná, por meio do programa Banco do Empreendedor, da regulamentação da lei geral das micro e pequenas empresas, a implantação de distritos industriais, o estímulo aos arranjos produtivos locais e ao cooperativismo.
Horácio Monstechio ressaltou que os Campos Gerais têm sido o principal destino no interior dos investimentos atraídos pelo Paraná Competitivo. "Empresas como a Klabin, Ambev, Mars, Petrópolis, Paccas, Cargill, entre outras, comprovam a força da região. São números grandes mas podemos ir adiante, incentivando ainda mais os pequenos e médios empresários, criando melhores condições paras os jovens e estimulando a formação de novos arranjos produtivos", disse.
Em pouco mais de três anos o Paraná Competitivo atraiu mais de R$ 30 bilhões que estão gerando 180 mil empregos diretos em todas as regiões do Estado.
INFORMAÇÕES - A prefeita de Tibagi, Angela Mercer de Mello, destacou a importância dos encontros no interior e solicitou a disponibilização dos dados socioeconômicos e industriais apresentados.
"São informações importantes para que os prefeitos das região possam melhoras as suas políticas públicas".
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr  
 O município de Tibagi recebe a II Oficina Regional de Desenvolvimento Industrial, coordenada pela Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul (SEIM).Tibagi, 22/05/2014.Foto: João Pedro Agostinho/Assessoria de Comunicação de Tibagi
Acesse a galeria de fotos
Recomendar esta notícia via e-mail:
Encontrou algum erro