Governador Beto Richa assina protocolo de intenções com 19 municípios, para instalação do Programa Meu Campinho. Curitiba, 02/04/2014. Foto: Orlando Kissner/ANPr

Richa lança “Meu Campinho”, para o esporte de crianças e adolescentes

O governador Beto Richa lançou nesta quarta-feira (02) o Programa “Meu Campinho”, que abre espaços nas cidades para crianças e adolescentes praticarem esportes em horários em que não estão na escola. Pioneira no país no âmbito de administração pública, o projeto prevê a construção de quadras sintéticas em diversos municípios do estado.
No lançamento, o governador Beto Richa, o secretário do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, e o secretário do Esporte e Turismo, Evandro Roman, assinaram protocolo de intenção com 19 municípios, para implantação de 20 campinhos. Curitiba terá dois campinhos. No primeiro momento, serão contempladas, além da capital, cidades da Região Metropolitana de Curitiba. Com investimento de R$ 2,5 milhões nesta primeira etapa, os campos serão doados a fundo perdido para as prefeituras, que vão ceder o terreno e cuidar da administração.
“Somos pioneiros no Brasil em um projeto que tira as crianças e jovens das ruas e os leva para a prática de esporte”, disse Richa. “O campo será um lugar seguro e saudável, onde as pessoas não ficarão ociosas, expostas a riscos, como drogas e violência”, afirmou Richa. Ele afirmou que o projeto se soma às inúmeras iniciativas do governo estadual para estruturar os municípios a fim de que possam garantir qualidade de vida das pessoas. “Realizamos um governo humano, focado nas pessoas, no bem estar e nas condições de vida dos cidadãos”, disse ele.
FUTEBOL E VÔLEI - O projeto é inspirado em experiência da Alemanha, que construiu 1.100 campos quando sediou a Copa do Mundo, em 2006. “Nós fomos à Alemanha para conhecer o projeto e o aprimoramos. Nossos campinhos terão iluminação para funcionamento noturno e, além de futebol, terão também demarcação de quadra de vôlei”, contou o secretário Ratinho Junior.
Os campinhos serão cercados por alambrados e com campos cobertos por grama sintética, de primeira qualidade. As crianças e adolescentes podem praticar esportes até descalços, sem ter qualquer dificuldade.
O secretário de Esportes e Turismo, Evandro Roman, explicou que a grama sintética é melhor, pois permite pouco gasto com manutenção. “O campo tem uma vida útil de oito anos, com manutenção praticamente zero, o que facilita o cuidado que as prefeituras devem tomar com as quadras”, disse.
CARENTE - Para o prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim, a parceria entre o município e o Estado para este projeto chegou em boa hora. “A parceria vem ao encontro com nossas demandas, já que temos uma região carente, que ainda não tem área para a prática de esportes”, disse ele. O prefeito de Campo Magro, Louvanir Menegusso, também disse que a estrutura é uma necessidade para o seu município. “Instalaremos o campinho num bairro carente, para que as crianças não fiquem a mercê de problemas sociais”, afirmou. Segundo os prefeitos, a expectativa de sucesso junto às crianças e adolescentes é grande, pela simplicidade do projeto e atração que o esporte, principalmente o futebol exerce sobre os jovens.
Confira os municípios contemplados na primeira fase do programa:
Almirante Tamandaré
Araucária
Balsa Nova
Bocaiúva do Sul
Campina Grande do Sul
Campo Magro
Cerro Azul
Colombo
Curitiba (dois campinhos)
Doutor Ulysses
Fazenda Rio Grande
Itaperuçu
Mandirituba
Piraquara
Quatro Barras
Rio Branco do Sul
São José dos Pinhais
Tijucas do Sul
Tunas do Paraná
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr  
Governador Beto Richa assina protocolo de intenções com 19 municípios, para instalação do Programa Meu Campinho. Curitiba, 02/04/2014. Foto: Orlando Kissner/ANPr
Acesse a galeria de fotos
Recomendar esta notícia via e-mail:
Encontrou algum erro
Paraná informa