Governador Beto Rihca lança o programa Viver a Vida, que visa à valorização dos servidores públicos aposentados e dos servidores em período de pré-aposentadoria. Curitiba, 26/02/2014. Foto: Orlando Kissner/ANPr

Richa lança programa para aposentados e destaca valorização dos servidores

O governador Beto Richa lançou nesta quarta-feira (26) o programa Viver a Vida, com um conjunto de ações para funcionários aposentados ou em vias de aposentadoria e pensionistas do Estado. Na solenidade, realizada no Teatro Guaíra e com a presença de mais de mil funcionários, ressaltou as novas contratações e afirmou que o aumento de profissionais em áreas essenciais é, também, uma forma de valorizar o servidor público estadual.
Ele destacou a contratação 5.800 novos policiais militares e 1.100 policiais civis e a melhoria nas condições de trabalho dos profissionais, como a aquisição de 1.300 novas viaturas. Com isso, em três anos houve uma redução média de 32% no índice de criminalidade do Estado. “A mesma valorização demos à educação, com a contratação de 17 mil novos profissionais e a abertura de concurso para contratação de mais 13 mil. Além disso, os professores receberam 50% de aumento salarial”, afirmou Richa. Houve também contratações de cerca de 1.500 novos servidores para a área da saúde. Promoção e progressão na carreira beneficiaram 30% do quadro geral de servidores da saúde. Ele citou a matéria publicada por uma revista nacional, na última semana, que reconheceu como acertada a decisão do Governo do Paraná de ampliar o quadro de policiais e professores, cobrindo lacunas e déficits de categorias importantes para o setor público.
VIVER A VIDA - O governo estadual possui mais de 80 mil aposentados e pensionistas, a maioria (55%) no interior do Estado. Segundo a Secretaria da Administração e Previdência, anualmente, cerca de três mil servidores estejam aptos ao processo de aposentadoria. O objetivo do programa Viver a Vida é preparar os servidores para a nova fase da vida, com atividades nas áreas da saúde, lazer, esporte e cultura, além de ações para aprimorar conhecimentos e melhorar a qualidade de vida.
“É mais uma demonstração do reconhecimento dos profissionais aposentados e em pré-aposentaria, pelos serviços prestados ao Estado e pela dedicação aos paranaenses”, afirmou Richa, ao lançar o programa, junto com a secretária estadual da Administração e Previdência, Dinorah Botto Portugal Nogara. O programa é desenvolvido em parceria pela Secretaria da Administração, a Paranáprevidência e a Escola de Governo. “O Viver a Vida é uma forma de reconhecer a importância dos profissionais que dedicaram boa parte de suas vidas ao Estado do Paraná, ao desenvolvimento do nosso estado e também à prestação de serviços aos cidadãos paranaenses”, afirma a diretora-presidente da Paranaprevidência, Suely Hass.
MUDANÇA - A Secretária Dinorah Nogara ressaltou que o programa busca contribuir para mudanças de hábito dos aposentados. “Nós queremos manter informados os nossos segurados, contribuir para o processo de pré-aposentadoria, divulgar informações e legislações, possibilitar a interação entre eles e, sobretudo, valorizar a importante participação de cada um à construção do nosso Estado”, disse a secretária.
A pedagoga aposentada Érica Aline Oeller Brodbeck, que foi professora por 31 anos e está aposentada há 26. Foi coordenadora, secretária e diretora da Escola Don Manoel da Silveira D’elboux e hoje é voluntária, dando aulas de inglês, além de fazer atividades como alongamento, Yoga e Tai Chin Chuan. “É muito importante esse programa, porque aposentados como eu, que tenho filhos morando longe, não se sentem sozinhos e não deixam a depressão tomar conta”, afirmou Érica.
O programa também foi aprovado pelo soldado da Polícia Militar Leônidas Cogo dos Santos, aposentado há sete meses. “Isso é lembrar da gente, dar apoio e mostrar que a idade não tem limite nem fronteira”, disse ele. Na solenidade, os aposentados de 2011 a 2013 receberam homenagem do governador Beto Richa pelos anos de serviços prestados à comunidade.
Também participaram da solenidade o secretário-chefe da Casa Civil, Reinhold Stephanes, o secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, o diretor da ParanáPrevidência, Edson Wasen, e o presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Paraná, Álvaro Miguel Rychuv.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr
Governador Beto Rihca lança o programa Viver a Vida, que visa à valorização dos servidores públicos aposentados e dos servidores em período de pré-aposentadoria. Curitiba, 26/02/2014. Foto: Orlando Kissner/ANPr
Acesse a galeria de fotos
Recomendar esta notícia via e-mail:

CAPTCHA imageRecarregar CAPTCHA
Encontrou algum erro