Educação

Matrículas e rematrículas nas escolas estaduais começam em novembro

Publicado em 13/11/2013 14:40
Na última semana de novembro começam os períodos de matrículas e rematrículas para o ano letivo 2014 nas escolas e colégios estaduais do Paraná. A primeira é a da rematrícula, de 25 a 29 de novembro. Nesta etapa, familiares ou responsáveis legais pelos alunos que já frequentam a rede estadual de educação devem ir à escola confirmar se vão manter os estudantes na mesma escola ou se desejam a transferência.

“A continuidade dos estudos na rede pública de educação do Paraná é feita automaticamente. No entanto, os responsáveis pelos alunos devem comparecer às escolas para assinar a rematrícula e garantir a vaga para o ano que vem”, diz a diretora de Informações e Planejamento da Secretaria de Estado da Educação, Vanda Dolci Garcia. Alunos com mais de 18 anos podem assinar a própria rematrícula.

A segunda fase, de 2 a 6 de dezembro, atende os alunos da rede municipal (5º ano) que vão ingressar na rede estadual (6º ano) e alunos do 9º ano que vão entrar na 1ª série do ensino médio. O mesmo caso vale também para as escolas de Educação Básica na modalidade de Educação Especial e escolas conveniadas para o ano de 2014.

Vanda lembra ainda que os prazos são importantes para que a Secretaria planeje com antecedência as ações do próximo ano. “As matrículas estão atreladas a uma série de ações que precisam ser feitas para o bom funcionamento das escolas, principalmente a distribuição de aulas e a infraestrutura. Com esse planejamento antecipado, alunos, professores e funcionários saem ganhando”, disse Vanda.

A última etapa, de 9 a 13 de dezembro, atende os alunos que estão fora da escola e pretendem voltar a estudar, além de alunos da rede particular que pretendem ingressar na rede pública ou alunos vindos de outros municípios ou estados. Em todos esses casos é preciso comparecer a uma escola estadual no período estipulado para solicitar a matrícula.

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Confira as datas para matrículas e rematrículas:

- 25 e 29 de novembro: rematrícula dos alunos que já frequentam as escolas estaduais do Paraná.

- 2 a 6 de dezembro: alunos da rede municipal (5º ano) que vão ingressar na rede estadual (6º ano) e alunos do 9º do ensino fundamental ano que irão para a 1ª série do ensino médio.

- 9 a 13 de dezembro: alunos que não estão na rede estadual, mas que pretendem ingressar no ano que vem em qualquer ano ou série.

Documentos obrigatórios para matrícula na rede estadual:

- Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Casamento;

- Identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF) para maiores de 16 anos e alunos da Educação Profissional;

- Fatura da Copel atualizada;

- Histórico Escolar ou Declaração de Escolaridade da instituição de origem ou emitida pelo Sistema Sere;

- Carta Matrícula (para os casos em que o aluno receber a mesma);

- Carteira de Vacinação (exclusivamente para a Educação Infantil)

Áudio

Recomendar esta notícia via e-mail: