Energia

Leitura e impressão simultânea da conta de luz já é feita em todo o Paraná

Publicado em 01/11/2013 09:10
A Copel concluiu em outubro a implementação da leitura e impressão simultânea (LIS) da conta de luz em todo o Paraná. Os cerca de 3,5 milhões de consumidores urbanos da Companhia do Governo do Estado passam a receber a conta de luz no momento em que a leitura é feita. O tamanho do papel é menor, contribuindo para a redução do impacto ambiental.

Com a novidade, os consumidores ganham mais prazo para pagar a conta, já que anteriormente era preciso aguardar até dez dias pela conclusão do processo de leitura, análise e entrega da conta de luz, pelos Correios. Agora, o leiturista imprime a conta em uma impressora portátil e a entrega para o cliente.

TRANSPARÊNCIA – A leitura e entrega simultânea da conta foi implementada de forma gradativa ao longo de quatro anos na área de concessão da Copel Distribuição - que alcança 396 dos 399 municípios do Paraná. Moradores de Curitiba foram beneficiados na última fase de implantação.

A mudança também permite que o cliente acompanhe a leitura e verifique a exatidão das informações contidas na conta. Diante de qualquer dúvida, ele pode entrar em contato com o atendimento da Copel. Para acompanhar a leitura, basta que o consumidor verifique a data prevista para a próxima visita, informada na própria conta de luz.

MEIO AMBIENTE – Com o novo processo, a conta de luz também mudou de formato. A nova fatura é mais compacta, embora contenha as mesmas informações do modelo antigo. “Além de melhorar o processo, contribuímos para importante redução do impacto ambiental. Com a nova conta reduzimos em cerca de 50% o consumo de papel. É mais uma prova de que podemos melhorar processos e, ao mesmo tempo, diminuir o impacto ao meio ambiente”, ressalta Hemerson Luiz Barbosa Pedroso, superintendente de relacionamento com cliente da Copel.

Os consumidores de energia da Copel também têm a opção de receber sua fatura por e-mail, com as mesmas informações presentes na versão impressa. Para substituir a fatura impressa pelo e-mail, basta acessar a Agência Virtual da Copel em www.copel.com, selecionando a opção “Cadastrar o envio de fatura por e-mail”. No primeiro acesso, é necessário registrar uma senha, que permitirá a utilização dos principais serviços oferecidos pela Copel. A alteração também pode ser realizada pelo telefone 0800-5100116, e ser desfeita a qualquer tempo.

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