Educação

Em Teixeira Soares, Richa entrega obra no colégio Campo de Guaraúna

Publicado em 24/10/2013 15:30
O governador Beto Richa entregou nesta quinta-feira (23) as obras de ampliação e reforma do Colégio Estadual do Campo de Guaraúna, em Teixeira Soares, no Sul do Estado. Foram construídas oito salas de aula, nova área administrativa, biblioteca, laboratório de ciências, refeitório, cozinha e passarelas que permitem acessibilidade.

“A educação é absoluta prioridade no nosso governo, porque o avanço nesta área se reflete em todas as demais”, disse o governador Beto Richa, no encontro com o prefeito Ivanor Luiz Muller, alunos, professores e a comunidade em geral de Teixeira Soares.

O encontro foi na própria escola, que fica no distrito de Guaraúna, onde moram 1.500 pessoas. A escola atende 300 alunos da rede estadual de ensino e 180 do município. Os estudantes são do distrito de Guaraúna e das localidades Guaboroba, Ribeirão, Sítio Novo, Limeira, Assentamento Ernerto Che Guevara e Barreiro.

Richa disse que o governo estadual realiza 2.500 obras de ampliação, construção e reforma de escolas, triplicou os repasses para as prefeituras para o transporte escolar, melhorou a qualidade da merenda escolar, concedeu aumento para os professores e trouxe para dentro rede pública estadual as escolas especiais das Apaes e outras instituições.

“A ampliação do colégio era muito esperada. O governador Beto Richa é sensível e administra para todos os municípios, principalmente para os pequenos. Trabalhamos em parceria para melhorar a qualidade de vida da população", afirmou o prefeito Ivanor Luiz Muller.

A diretora da escola, Leoni Hentges, afirmou que a obra tem grande importância para a comunidade escolar. "Os estudantes não tinham um espaço físico adequado para o estudo. Eles tinham aulas em salões de igrejas e galpões da cidade. O novo espaço vai melhorar a qualidade do atendimento aos alunos e um ensino de qualidade".

MAIS INVESTIMENTOS – Em Teixeira Soares, já foram concluídas as obras do novo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O município receberá recursos para fortalecer programas como o Família Paranaense e o Crescer em Família (de abrigamento de crianças e adolescentes em situação de risco). Já foram repassados equipamentos de informática e veiculo para o Conselho Tutelar.

Os projetos habitacionais beneficiam 91 famílias. Teixeira Soares recebe R$ 350 mil do Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (PAM). O dinheiro é a fundo perdido e será aplicado em recape asfáltico. Está em licitação a construção de um sistema de abastecimento de água na comunidade rural Ernesto Che Guevara.

O governo realiza obras de conservação e reparos em rodovias estaduais que passam pelo município. A Copel fez melhorias na rede de distribuição de energia e está em andamento investimento da Sanepar no sistema de captação e distribuição de água. O município participa do programa de combate à erosão urbana. A prefeitura recebe tubos de concreto do Governo do Estado e realiza as obras.

O município recebe recursos para fortalecer as ações em vigilância em saúde, capacitação de profissionais para atendimento primário da saúde e para compra de medicamentos para as farmácias municipais. Foram liberados recursos para a prefeitura comprar calcário para pequenos produtores rurais e óleo diesel para trabalhos de melhoria de estradas rurais.

O município receberá um telecentro Espaço Cidadão, onde a população tem acesso a internet gratuita e a cursos profissionais presenciais e a distância.

Acompanharam o governador, os deputados estaduais Artagão Junior, Bernardo Carli e Plauto Miró.

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Áudio

Recomendar esta notícia via e-mail: