O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), em parceria com a Microsoft, assinou nesta sexta-feira (18), o termo de compromisso para a instalação do Centro de Inovação da Microsoft em seu campus da Cidade Industrial de Curitiba. Foto: Silvane Trevisan.

Microsoft instala centro de inovação no Tecpar, em Curitiba

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Microsoft concretizaram, nesta sexta-feira, a parceria para capacitar estudantes e profissionais e desenvolver soluções tecnológicas. O Centro de Inovação da Microsoft foi instalado na unidade do Tecpar da Cidade Industrial de Curitiba, em decorrência do protocolo de intenções assinado pelo governador Beto Richa, em abril, com a Microsoft Brasil.
A novidade deste centro, em comparação com os outros 11 da empresa instalados no Brasil, é a participação das universidades estaduais. Pela parceria, ficam disponíveis opções de programas e softwares que poderão ser implantadas pelo governo nas áreas de educação, qualificação, inovação e empreendedorismo. Entre eles estão capacitação básica em tecnologia da informação e design, comunicação instantânea entre alunos e professores, softwares para projetos de alfabetização em informática e desenvolvimento de empresas iniciantes.
“O Centro de Inovação da Microsoft (MIC) já nasce como um modelo único no Paraná, porque vai trabalhar em rede com as sete universidades estaduais e vai incorporar, num segundo momento, outras instituições acadêmicas, além das empresas nascentes com base tecnológica”, destacou o diretor-presidente do Tecpar, Julio C. Felix.
O diretor de Inovação da Microsoft Brasil, Paulo Iudicibus, disse que o arranjo produtivo entre Tecpar e universidades, é promissor e estratégico. “Fará crescer a participação do Paraná no desenvolvimento do país”, afirmou.
DISSEMINAÇÃO - O Tecpar trabalha com a cadeia produtiva na área de saúde e tem histórico de sucesso na incubação de empresas. “Nesta parceria com a Microsoft, crescem as possibilidades de desenvolvimento de novas soluções e disseminação de tecnologias para a saúde, um compromisso que temos com a Secretaria de Estado da Saúde”.
O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, explicou que o Tecpar já coordena o projeto do Parque Tecnológico Virtual do Paraná (PTV), e que o centro da Microsoft contribui com o projeto de inovação, contemplando a área acadêmica, o setor produtivo e as instituições públicas. “Temos 100 mil alunos na nossa rede de ensino superior que vão poder usufruir dessas novas ferramentas. Queremos que nossos jovens sejam empreendedores com competitividade nacional e internacional”, afirmou.
De acordo com Paulo Iudicibus, 2,5 milhões de jovens no Brasil já se beneficiaram com os MICs nos últimos 12 anos. “Nosso principal objetivo é incentivar o uso da tecnologia de ponta, oferecer capacitação profissional e fomentar a indústria local de software, de forma que a tecnologia seja motor de inovações”, afirmou.
MIC - O lançamento do Microsoft Innovation Center (MIC) faz parte da iniciativa global da Microsoft em promover o uso de tecnologia em prol da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento de pessoas e suas habilidades, especialmente os jovens.
A solenidade também teve a presença do presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior e reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, representante das sete universidades estaduais. Participaram da solenidade representantes do Sebrae, Fundação Getúlio Vargas, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual de Londrina, Agência Paraná de Desenvolvimento, Paraná Metrologia, Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), Instituto Simepar, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e Fundação Araucária.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr  e www.pr.gov.br  


Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br
O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), em parceria com a Microsoft, assinou nesta sexta-feira (18), o termo de compromisso para a instalação do Centro de Inovação da Microsoft em seu campus da Cidade Industrial de Curitiba. Foto: Silvane Trevisan.
Acesse a galeria de fotos
Recomendar esta notícia via e-mail:
Encontrou algum erro
Paraná informa