Infraestrutura e Logistica

Infraestrutura promove ações para prevenção ao câncer de mama

Publicado em 02/10/2013 16:52
A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística está envolvida no Outubro Rosa para conscientizar mulheres a se prevenirem contra o câncer de mama e buscarem diagnóstico e tratamento correto. A abertura da campanha ocorreu nesta quarta-feira (02), no prédio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), em Curitiba.

As ações da Secretaria são feitas em parceria com o outros órgãos do governo estadual e empresas, com diversas atividades pelo Estado. “Além das ações, estamos com faixas e luzes rosas em vários municípios, tudo para incentivar essa importante campanha”, disse o secretário da Infraestrutura, José Richa Filho.

O evento começou com apresentação da banda da Polícia Militar e palestra sobre câncer de mama, colo de útero e intestino, feita pela Associação Amigas da Mama (voluntárias do Hospital Erasto Gaertner). Logo depois, mulheres deram depoimento sobre a vitória contra o câncer.

“Foi uma época muito difícil, mas que graças a Deus e ao apoio da família e amigos, pude superar. Na época passei por 32 quimioterapias. Venci o câncer porque queria viver, então enfrentei tudo de cabeça erguida e com fé”, disse Maria do Carmo, assessora de gestão estratégica da Secretaria, que venceu o câncer de mama há 4 anos,

VONTADE - Ela explica que as mulheres não podem desistir quando descobrem a doença, porque a cura está relacionada, em grande parte, a vontade de luta e superação. “Eu me cuidei, procurei vários tratamento em diversas áreas da saúde e não parei de trabalhar. Todas que estão com a doença, devem fazer o mesmo”, disse.

A presidente e voluntária da Associação das Amigas da Mama, Valéria Lopes, explica que as mulheres devem prestar atenção nos sintomas da doenças, além de fazer anualmente a mamografia. “A partir do momento que a mulher se cuida, ela passa a cuidar das pessoas que estão ao seu redor. Hoje os tratamentos estão avançados, mas a prevenção é fundamental para diminuirmos casos de doenças”, disse.

A associação tem o papel de alertar as mulheres, de transmitir informações, além de fazer uma troca de experiências, que ajuda nos tratamentos das mulheres. “Somos uma grande família. Recebemos cerca de 100 novos casos por mês de mulheres que estão com a doença de mama. O alerta deve acontecer não só em outubro, mas nos 365 dias do ano”, finalizou Lopes.

ATIVIDADES – A próxima ação que a Secretaria de Infraestrutura vai desenvolver no Outubro Rosa será nesta quarta-feira (03), com uma palestra sobre "Cuidados com a saúde da mulher" no auditório do DER-PR, primeiro andar, em Curitiba. A palestra será transmitida via web e começa às 14h30. As palestrantes são a ginecologista, Maria Cecília Breckenfeld Vianna, e a voluntária da Associação Amigas da Mama, Cássia Lopes. Serão abordados assuntos como prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero e o tratamento para ambos, além de informações sobre pré-natal e parto natural.

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr  e www.pr.gov.br  

Áudio

Recomendar esta notícia via e-mail:
leia mais
Previsão do Tempo
www.simepar.br