Conferência debate em Curitiba plano nacional de educação

A Secretaria estadual da Educação participa a partir desta terça-feira (24) da Conferência Estadual de Educação do Paraná. Mais de 1000 pessoas de todas as regiões do estado, representando a comunidade escolar, movimentos sociais e entidades estão reunidos em Curitiba para o evento, que segue até quinta-feira (26).
Os resultados da Conferência serão levados para a etapa nacional da Conae, prevista para acontecer em fevereiro de 2014, em Brasília.
O objetivo da Conferência Estadual é discutir as aproximadamente 18 mil emendas ao Documento Referência da Conferência Nacional de Educação (Conae), que foram organizadas através de 222 conferências municipais e intermunicipais realizadas neste ano.
Para o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, a participação da comunidade foi uma das grandes conquistas do evento. “A educação é responsabilidade do poder público, mas tem que haver envolvimento de toda a sociedade. Esse espírito norteia a realização desta Conferência, envolver todos os setores do Paraná”, afirma.
Eliane Rocha, superintendente da Educação, elogiou o trabalho dos participantes e o resultado das conferências ao afirmar que é o momento de enaltecer todos os representantes dos segmentos que participaram neste evento e nas etapas preliminares. “Houve um engajamento muito grande, uma preocupação de todos envolvidos no processo de contribuir para a elaboração de um Plano Nacional de Educação” diz.
Os resultados da Conferência serão levados para a etapa nacional prevista para acontecer em fevereiro de 2014, em Brasília. O objetivo é criar um documento referência definitivo que será utilizado como base para elaborar o próximo Plano Nacional de Educação.
Edna Beltrão foi a delegada selecionada para representar o Núcleo Regional de Educação de Telêmaco Borba. Segundo ela, a Conferência Estadual será uma etapa importante para as discussões. “É um momento de grande valia para a Educação, para discutirmos ideias, complementando tudo aquilo que já foi trabalhado nos municípios, portanto um momento rico para a educação brasileira”, conta.
Ainda durante a Conferência Estadual serão definidos os delegados que irão representar o Paraná em Brasília.
FÓRUM – A Conferência Estadual de Educação foi organizada pelo Fórum Estadual de Educação (FEE), constituído por vários órgãos, instituições e movimentos sociais voltados para a educação. Ele é coordenado pelo secretário da Educação, Flávio Arns.
O Fórum auxiliou os municípios na realização de suas conferências, que contaram com a participação de mais de 51 mil pessoas entre os meses de maio e julho. Foram alunos, pais, professores, gestores e representantes de vários segmentos da sociedade, dando sugestões de emendas ao documento referência da Conae.
Cristiana Gonzaga, secretaria executiva do Fórum, afirma que a participação nas conferências municipais superou a expectativa do Fórum, e espera que ela continue assim nas discussões e debates da Conferência Estadual.
Conheça a página oficial do Fórum: www.fee.pr.gov.br
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br
Recomendar esta notícia via e-mail:
Encontrou algum erro
Paraná informa