A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) recebeu, esta semana, o apoio da sociedade civil organizada de Pontal do Paraná e de Antonina para os projetos de expansão das atividades portuárias no Estado. A manifestação é consequência do diálogo, reforçado pela diretoria em duas reuniões locais. Foto: Asscom/Appa
Foto: marcel fernandes Acesse a galeria de fotos

Pontal e Antonina apoiam projetos de expansão dos Portos no Paraná

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) recebeu, esta semana, o apoio da sociedade civil organizada de Pontal do Paraná e de Antonina para os projetos de expansão das atividades portuárias no Estado. A manifestação é consequência do diálogo, reforçado pela diretoria em duas reuniões locais.
Na última segunda-feira (2), o superintendente dos portos do Paraná, Luiz Henrique Dividino, e os diretores Empresarial, Lourenço Fregonese, e Financeiro, Carlos Roberto Frísoli, se encontraram com representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, do comércio e de outros setores de Pontal do Paraná.
No Auditório Municipal do Balneário Primavera, Dividino fez uma apresentação sobre infraestrutura portuária, apresentou os projetos de ampliação - entre esses o de um novo porto de Pontal do Paraná, previsto no Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto Organizado - e reforçou a intenção de desenvolver o porto integrado à cidade.
“Temos que desmistificar essa falsa ideia de que o Porto de Paranaguá está pensando em seu próprio desenvolvimento sem pensar ou considerar a cidade. É preciso entender que o Porto, como um ciclo industrial, tem que estar engrenado e isso não acontece se nos prendermos a interesses de empresas específicas. Isso, sim acontece se os municípios estiverem conosco. Por isso a nossa preocupação em ouvir e debater com representantes da sociedade civil organizada”, afirma o superintendente.
O presidente da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Pontal do Paraná (Aciapar), Gilberto Espinosa, disse que a reunião foi histórica. “Mesmo Pontal já tendo se emancipado há anos de Paranaguá, até agora nos mantínhamos vinculados, o que impedia que déssemos um passo adiante. A posição do superintendente de apoiar um porto em Pontal - alterando a poligonal do Porto de Paranaguá, excluindo Pontal da área portuária de Paranaguá - é para nós um alento” afirmou. “Nesse sentido, vamos somar. Negar um porto a Pontal é ir contra o desenvolvimento do Estado e do próprio país, lembrando que Paranaguá não concorreria com um porto local, pois concorre com o mundo”, concluiu Espinosa.
ANTONINA – Outra reunião foi realizada nesta quarta-feira (4), em Antonina. De acordo com o diretor do Porto de Antonina, Luis Carlos de Souza, cerca de 300 pessoas participaram do encontro, representando diversos setores da sociedade. O assunto foi, principalmente, a reativação e ampliação do Porto Barão do Teffé.
“O que pudemos verificar nesse debate com a sociedade é que todo mundo apoia e espera essa ampliação. Com a expansão, os portos paranaenses ganham novas áreas, novos empreendimentos e, consequentemente, novos empregos e mais renda para os municípios”, comenta o diretor.
Na reunião em Antonina, o superintendente tirou as dúvidas da população local sobre os projetos para Antonina. Dividino falou também sobre o projeto executivo para ampliação do cais; das dragagens - uma de manutenção, já concluída, e outra de regularização, em processo; da segunda etapa do novo Centro Administrativo, já entregue; e do projeto executivo da pavimentação das vias de acesso e do pátio do Porto Barão do Teffé.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em:
www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br
A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) recebeu, esta semana, o apoio da sociedade civil organizada de Pontal do Paraná e de Antonina para os projetos de expansão das atividades portuárias no Estado. A manifestação é consequência do diálogo, reforçado pela diretoria em duas reuniões locais. Foto: Asscom/Appa
Acesse a galeria de fotos
Recomendar esta notícia via e-mail:
Encontrou algum erro
Paraná informa