Meio Ambiente

Secretaria abre vagas para observadores na Conferência Estadual de Meio Ambiente

Publicado em 03/09/2013 11:20
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos abriu vagas de observadores para a Conferência Estadual do Meio Ambiente, que será realizada nesta quinta e sexta-feira (5 e 6), em Foz do Iguaçu. Sairão 50 propostas relacionadas a coleta, reciclagem, reaproveitamento e destinação do lixo.

O secretário do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, explica que esta é a última e mais importante etapa para que os paranaenses possam contribuir com a política nacional e estadual de resíduos sólidos. A inscrição deve ser feita no site www.meioambiente.pr.gov.br. Os custos de transporte, hospedagem e alimentação serão de responsabilidade de cada observador.

“Uma das prioridades atuais da Secretaria do Meio Ambiente é justamente auxiliar os municípios paranaenses no gerenciamento do lixo, pelo Programa Paraná sem Lixões. As discussões locais foram imprescindíveis neste processo”, enfatizou Cheida.

Participam da Conferência 377 delegados eleitos para representar 20 regiões do Paraná. Eles levarão à Conferência Estadual 120 propostas de cada região para serem votadas. Destas, serão votadas apenas 50 propostas e eleitos 50 delegados que representarão o Paraná na 4.ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, em outubro.

MOBILIZAÇÃO - As propostas foram elaboradas durante as conferências municipais e macrorregionais, que mobilizaram 20 mil pessoas em junho e agosto. Neste período foram realizados seis cursos de capacitação para conferências locais, 187 conferências municipais e seis conferências macrorregionais, em Cascavel, Londrina, Maringá, Curitiba, Guarapuava e Ponta Grossa.

Os eixos de discussão definidos pelo Ministério do Meio Ambiente são: produção e consumo sustentáveis, redução dos impactos ambientais, criação de emprego e renda e educação ambiental.

PROGRAMAÇÃO - A abertura da Conferência Estadual de Meio Ambiente será às 13h30 de quinta-feira (05). No primeiro dia, serão dadas palestras sobre a importância do tema resíduos sólidos. Também será feita a leitura e aprovação do regimento e a apresentação do processo de eleição dos delegados. O segundo dia da programação é reservado para discussões dos eixos temáticos, priorização das propostas trabalhadas nos eixos, sistematização, relatoria e apresentação das propostas mais votadas e a eleição dos delegados para a etapa nacional.

Mais informações sobre inscrições para a Conferência Estadual podem ser obtidas pelo e-mail 4conferenciaobservador@gmail.com ou pelo do telefone: (41) 3304-7712 com Letícia ou Lúcio.

SERVIÇO: “Conferência Estadual de Meio Ambiente”

Data: 05/09/13 – quinta -feira - das 14h às 19h

06/09/13 – sexta-feira - das 8h às 18h

Local: Parque Tecnológico da Itaipu Binacional. Avenida Tancredo Neves, 6.731 - Foz do Iguaçu

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Áudio

Recomendar esta notícia via e-mail:
leia mais
Previsão do Tempo
www.simepar.br