Cultura

Confira a programação cultural no fim de semana em Curitiba

Publicado em 22/08/2013 16:00
Este é o último fim de semana para conferir no Museu Oscar Niemeyer (MON) duas exposições: “A Magia de Escher” e “Acervo MON - Aquisições 2011/ 2013”, e “Acervo MON - Aquisições 2011/ 2013”, que terminam neste domingo (25). “A Magia de Escher” exibe cerca de 85 obras do artista holandês M.C Escher, além das instalações interativas que recriam o universo do artista.

“Acervo MON - Aquisições 2011/ 2013” exibe cerca de 70 obras que compõem o acervo do Museu – com nomes como André Rigati, Arthur Nísio, Daniel Senise, Denise Roman, Elizabeth Titton, Fernanda Castro, Leonor Botteri, Fernando Calderari, Luiz Henrique Schwanke, Maureen Bisilliat, Rones Dumke, Tomie Ohtake, entre outros.

O público poderá conferir ainda uma mostra inédita no Brasil: ZERO, com obras de importantes artistas europeus e sul-americanos, além das exposições em cartaz: “Gravuras de Jacek Sroka – Observador Diurno, Observador Noturno”, “Violeta Franco – A Garaginha e a arte moderna no Paraná”, “Museu em Construção” e “Cones”.

TEATRO GUAÍRA - Domingo (25) tem concerto para os pais e peça teatral para as crianças. O concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná marca o final do II Concurso Nacional de Composição Música Hoje, parceria do Teatro Guaíra e a Universidade Federal do Paraná.

A apresentação será às 10h30, no Guairão, sob a regência do maestro Márcio Steuernagel. Serão apresentadas as obras selecionadas: "A menina que Virou Chuva", de Valéria Bonafé; "De Profundis", de Igor Maia e "O Diálogo entre Vênus, Azrael e Ogum", de Leonardo Martinelli pela Orquestra Sinfônica do Paraná. A peça vencedora será anunciada no final do concerto. Participação especial do violinista Alessandro Borgomanero, que interpreta a obra: “Cartas Celeste nº8 Oré-Jacytatá”, de Almeida Prado.

E para a criançada o Projeto Teatro para Piás e Gurias apresenta no domingo (25) a peça “Como Papai e Mamãe se Apaixonaram”, da Cia Makki Produções, de Porto Alegre, às 11 horas, no Teatro José Maria Santos. O tema da encenação é a família e as histórias de amor.

TV E-PARANÁ - Fernanda Takai, Arnaldo Antunes e Milton Nascimento estão no e-Cultura especial deste sábado (24), às 13h, na TV e-Paraná (canal 9). E tem mais: o programa, apresentado por Tati Aires, vai conversar com o músico Fábio Elias da banda Relespública, o músico e produtor Valdemar Lacerda Schettini (Vadeco) e Carlon Hardt, da Companhia dos Canalhas sobre animação e dublagem. O cenário traz as obras do artista Jorge Galvão. O programa será reprisado no domingo (25), às 17h.

No sábado (24), às 16h, tem reprise do programa Terra Canção. O apresentador Lydio Roberto bate-papo com a atriz e cantora Iria Braga e o compositor Marx Cruz. Mais tarde, às 22h, a TV e-Paraná vai exibir o e-Espetáculo.

O programa traz o grupo Omundô que representa do desdobramento do projeto “Música dos Povos” da comunidade a acadêmica de todos os cursos da Faculdade de Artes do Paraná. A proposta de Omundô é fomentar entre os participantes a pesquisa e a prática através da releitura e arranjos próprios de repertório musical singular que abrange temas instrumentais e vocais das mais variadas regiões. O espetáculo foi gravado na 30.º Oficina de Música de Curitiba.

MÚSICA BOA E POESIA - Para fechar o fim de semana, a TV e-Paraná vai apresentar, no domingo (25), às 15h, Estrela Leminski & Theo Ruiz.

Prepare-se para apreciar a união da boa música e poesia de primeira sob o signo da diversidade em composições que viajam sem medo por variados estilos, temas e timbres. O programa mostra “São sonhos”, o espetáculo musical com proposta multimídia. As imagens são, ao mesmo tempo, cenário e complemento das canções.

São dois artistas que se destacam no cenário da música brasileira contemporânea tanto pelo amplo leque de referências sonoras e poéticas que sintetizam em suas obras, como pela capacidade de levar a mensagem aos mais diversos públicos.

BIBLIOTECA PÚBLICA - Neste sábado (24) encerra-se a programação cultural que deu início às atividade da Biblioteca Pública Mário Lobo, em Paranaguá. A Biblioteca foi aberta no último dia 19 com uma série de atividades ligadas à literatura, leitura e cultura.

No último dia de atividades, uma Oficina de História em Quadrinhos, ministrada por artistas do Estúdio UCM Comics e voltada a crianças e adolescentes de até 15 anos, será realizada às 9h30.

Às 11h30 tem contação de histórias e oficinas criativas, ambas voltadas ao público infantojuvenil. Mais tarde, às 18h, os músicos Gabriel Castro e Santiago Beiz, que tocam clássicos da música latino-americana e da MPB, se apresentam no hall térreo da Biblioteca. Todas as atividades são gratuitas.

Confira a programação completa nos sites:

www.teatroguaira.pr.gov.br

www.bb.pr.gov.br


www.cultura.pr.gov.br

www.museuoscarniemeyer.org.br


www.museuparanaense.pr.gov.br

www.mac.pr.gov.br


www.maa.pr.gov.br

www.mis.pr.gov.br


www.cam.cultura.pr.gov.br



Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em:

www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Áudio

Recomendar esta notícia via e-mail:
leia mais
Previsão do Tempo
www.simepar.br