Moradores de Rio Negro e região poderão visitar a exposição Gravuras no Acervo MAC, que integra o programa Museus Paraná, o qual leva exposições dos museus do Governo do Estado para o interior. Na imagem, obra de Antônio Mir.

Exposição Gravuras no Acervo MAC chega a Rio Negro

A partir de terça-feira (9), os moradores de Rio Negro e região poderão visitar a exposição Gravuras no Acervo MAC, que integra o programa Museus Paraná, o qual leva exposições dos museus do Governo do Estado para o Interior. A mostra permanece no município até 8 de setembro de 2013.
Fazem parte desta exposição 34 gravuras executadas por artistas de referência no quadro da história da arte, como Maciej Babinski, Guido Viaro, Antônio Mir, Poty Lazzarotto, Domício Pedroso, Orlando da Silva, Newton Cavalcanti, entre outros.
A história da gravura de arte no Brasil tem início no começo do século 20. O pioneiro da gravura em metal no país foi Carlos Oswald (1882-1971), que iniciou e orientou um grande número de artistas, como Poty Lazzarotto, Darel Valença, Orlando da Silva, Renina Katz e Fayga Ostrower. Na xilogravura destaca-se Oswaldo Goeldi (1895-1961), que foi professor de Gilvan Samico e Newton Cavalcanti. Outros mestres cuja atuação não pode ser omitida são Lasar Segall e Lívio Abramo.
MUSEUS PARANÁ - As exposições itinerantes são produzidas a partir das coleções e/ou do resultado de pesquisas desenvolvidas pelos museus vinculados à Secretaria de Estado da Cultura: Museu Paranaense, Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Museu Alfredo Andersen, Museu Oscar Niemeyer e Museu da Imagem e do Som do Paraná.
Considerando que a circulação de itens pertencentes a acervos oficiais requer rigoroso cumprimento de normas e procedimentos técnicos que assegurem a preservação, as exposições itinerantes são acompanhadas por profissionais especializados em gestão e conservação de acervos. Assim, ao mesmo tempo em que amplia o intercâmbio de conhecimentos sobre obras relevantes do acervo histórico e artístico, o Estado transmite também noções técnicas de preservação de acervos, pondo em evidência o papel da comunidade como corresponsável pela guarda e proteção do patrimônio cultural.
Serviço: Exposição “Gravuras no acervo MAC”.
Abertura: terça-feira (9).
Horário: 15h30.
Período expositivo: até 8 de setembro de 2013.
Local: Arquivo Público Municipal (Rua Sete de Setembro, em frente à Praça João Pessoa. Rio Negro - Paraná).
Entrada gratuita.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br
Moradores de Rio Negro e região poderão visitar a exposição Gravuras no Acervo MAC, que integra o programa Museus Paraná, o qual leva exposições dos museus do Governo do Estado para o interior. Na imagem, obra de Antônio Mir.
Acesse a galeria de fotos
Recomendar esta notícia via e-mail:
Encontrou algum erro