Campanha Se Liga no Trânsito termina com mais de 11 mil abordagens

Confira o áudio desta notícia


O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) encerrou no domingo (14) em Foz do Iguaçu, as atividades da campanha educativa “Se liga no Trânsito – Se beber não dirija” com mais de 11 mil jovens abordados. Foto: Paulo Rosa/Detran
Mais de 11 mil jovens, em seis cidades, foram abordadas durante a campanha educativa “Se liga no Trânsito – Se beber não dirija", que o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) encerrou no domingo (14), em Foz do Iguaçu.
A campanha teve início em Curitiba no dia 5 de setembro e passou depois por Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu, cidades paranaenses com os maiores índices de acidentes de trânsito. O objetivo da campanha foi estimular o uso de táxis ou a carona solidária, com um motorista que não tenha ingerido álcool.
“O balanço da campanha foi muito positivo. Fomos bem recebidos em todas as cidades e atingimos o objetivo de despertar a consciência dos condutores de que combinar bebida e direção podecausar consequências sérias. É importante se divertir, mas sempre com responsabilidade e segurança”, alertou Marcos Traad, diretor-geral do Detran.
As atividades aconteceram de quarta-feira a domingo nos pontos com maior concentração de jovens em cada cidade. Nas mesas dos bares visitados os frequentadores tiveram oportunidade de conferir o material especial deixado pelo Detran com dados sobre os riscos de beber e dirigir, impressos em porta-bandejas, bolachas de chope, cartazes e guardanapos.
De acordo com Traad, estima-se que 50% dos acidentes que acontecem nas ruas sejam causados por condutores que tenham ingerido alguma quantidade de álcool. “Acreditamos concretamente que a prevenção é o melhor caminho para conseguirmos um trânsito mais seguro”, afirma.
No Paraná, somente no primeiro semestre deste ano, foram registradas 4.606 multas por direção sob influência de álcool acima do permitido. É importante ressaltar que dirigir com volume de álcool superior a 6dg/litro de sangue, o equivalente a três copos altos de cerveja, além de multa, gera proibição do direito de dirigir e pena seis meses a três anos de prisão.
ABORDAGEM - Durante uma abordagem descontraída, promotores e agentes educativos do Detran apresentaram um jogo virtual interativo, em que o participante seleciona o número de doses que ingeriu durante a noite. A partir daí, o jogo simula um motorista dirigindo e mostra o grau de dificuldade de conduzir um veículo sob o efeito da ingestão de bebidas alcoólicas e os riscos que ele assume.

Confira a galeria de fotos desta notícia

Acesse a galeria de fotos

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br

Recomendar esta notícia via e-mail:

CAPTCHA imageRecarregar CAPTCHA
Encontrou algum erro
Paraná informa