Programa ambiental da Sanepar ganha Prêmio Expressão de Ecologia

A Sanepar é a vencedora, na categoria Controle da Poluição, do 19.º Prêmio Expressão de Ecologia, maior premiação ambiental da região Sul do Brasil, com o programa Se Ligue na Rede: um Caminho para a Sustentabilidade. A cerimônia de entrega do troféu será realizada no dia 21, em Florianópolis (SC).
Entre outros benefícios, o Se Ligue na Rede está evitando que, diariamente, 2.848 quilos de carga orgânica deixem de ser lançados nos rios. A redução de lançamento da carga orgânica do esgoto doméstico proporciona melhoria dos aspectos paisagísticos, físicos e químicos da água. Iniciado em 2006, o Programa tem por objetivo reduzir a poluição dos rios cujas bacias já contam com sistema de coleta de esgoto.
Os corpos hídricos destas bacias continuam recebendo poluição, na maioria das vezes, porque a população beneficiada com a rede ainda não executou a ligação de esgoto, ou a ligação foi feita de forma incorreta.
Para garantir a sustentabilidade das obras executadas e em andamento nos sistemas de esgoto, a Sanepar constituiu grupos gestores que fazem a intermediação da Empresa com a comunidade. São realizadas reuniões com os moradores, visitas às famílias, ações de educação socioambiental e vistorias técnicas nos imóveis contemplados com a rede coletora de esgoto. Os moradores recebem informações sobre os planos da obra na sua região, cronograma dos prazos, impactos e orientações sobre as responsabilidades da Sanepar e da população.
Pelo Se Ligue na Rede, somente em 2010 e 2011 (período especificado pelos organizadores do Prêmio Expressão de Ecologia) 17.350 famílias foram interligadas à rede de esgoto. Foram realizadas 383 reuniões comunitárias; 212 reuniões de grupos gestores e 39 cursos de formação para encanadores de ligações prediais, que capacitaram 973 encanadores. Das atividades com a comunidade participaram 15.320 pessoas e 2.025 moradores foram qualificados como agentes socioambientais, tornando-se disseminadores das informações de interesse coletivo.
O programa continua em andamento na Sanepar. É implantado simultaneamente ao início de toda obra de rede de esgoto. Atualmente, os trabalhos socioambientais estão presentes em 204 empreendimentos de esgotamento sanitário que vão atender aproximadamente 726 mil pessoas. A expectativa é reduzir em cerca de 31 mil kg/dia o total de carga orgânica que hoje polui o meio ambiente.
Das 19 edições do Prêmio Expressão de Ecologia, a Sanepar já venceu 4 vezes.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br
Recomendar esta notícia via e-mail:
Encontrou algum erro