Gov. Beto Richa, acompanhado  pelo vice-governador Flávio Arns, com a secretária da família e desenvolvimento social Fernanda Richa, pelo presidente da ALEP Valdir Rossoni e demais autoridades, participam do encontro de gestores das escolas da rede estadual de educação no restaurante madalosso.Curitiba, 05/03/2012Foto: AENotícias

Richa anuncia novas gratificações para diretores de escolas e Apaes

O governador Beto Richa anunciou nesta segunda-feira (05/03) que o governo estadual enviará na próxima semana uma mensagem para a Assembleia Legislativa propondo a ampliação das gratificações dos gestores das escolas da rede estadual de ensino e das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes).
A medida irá alterar o plano de carreira da categoria e vai beneficiar cerca de oito mil profissionais da educação, entre diretores, diretores auxiliares e secretários. “O nosso compromisso é investir na valorização dos profissionais que fazem a educação desse Estado e trabalhar em conjunto para oferecer um ensino cada vez melhor às nossas crianças”, disse Richa.
Richa participou de um encontro em Curitiba com aproximadamente dois mil gestores da rede estadual de ensino. Ao lado do vice-governador e secretário Flávio Arns, o governador lembrou dos investimentos feitos pelo governo na reforma e ampliação de escolas, na merenda e no transporte escolar, além de avanços na equiparação salarial dos professores.
Richa destacou que a educação pública de qualidade é a prioridade absoluta do governo estadual e explicou que atualmente as gratificações dos diretores correspondem a 50% do piso inicial da carreira, que é de R$ 1.750. “O índice de aumento será de acordo com a possibilidade financeira do Estado”, disse.
Flávio Arns disse que as Apaes e entidades coirmãs paranaenses terão os mesmos benefícios que o governo repassará para as escolas estaduais. “A ampliação das gratificações também será estendida para as unidades de ensino das pessoas com deficiência. É o fim da descriminação no Paraná”, afirmou ele.
Arns defendeu ainda a descentralização dos investimentos nas escolas públicas. “Implantamos um sistema totalmente democrático. Queremos dar autonomia e dinâmica para as escolas investirem em obras de acordo com a necessidade própria”, disse o secretário.
O secretário da Educação afirmou que o trabalho do diretor deve ser pautado pela melhoria contínua dos serviços oferecidos na rede estadual de ensino. “Queremos fazer uma revolução na educação pública paranaense. Para isso, precisamos da dedicação e confiança dos professores”, disse. Ele destacou ainda a importância da aproximação dos diretores com pedagogos, funcionários, pais e alunos.
CAPACITAÇÃO – Os diretores e diretores auxiliares que participaram do encontro em Curitiba foram eleitos pela comunidade escolar em novembro do ano passado e iniciaram a atividades no mês de janeiro. Eles têm mandato de três anos.
O encontro na capital faz parte do programa de pós-graduação em gestão escolar ofertado pela Secretaria da Educação em parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR). O secretário da Educação Básica do Ministério da Educação, César Callegari, ministrou uma palestra sobre as diretrizes do Plano Nacional da Educação (PNE), que tramita no Congresso Nacional.
VALORIZAÇÃO - A diretora do Colégio Professor Mariano Camilo Paganoto, de Foz do Iguaçu, Marily Gimenes, disse que o aumento das gratificações representa a valorização da classe e aprovou a descentralização das obras promovida pelo Estado.
De acordo com Sueli Lopes Braga, do Colégio Estadual Nilton Guimarães, de Londrina, o encontro é fundamental para a troca de experiências com outros educadores. “Quando voltarmos às nossas escolas, seremos multiplicadores das informações aqui recebidas”, disse.
A diretora enumerou os avanços obtidos pela categoria. “O Estado se mostrou sensível e sinalizou soluções para reivindicações antigas do magistério paranaense, como a hora atividade e equiparação salarial,” afirmou.
Também estiveram presentes o presidente da Assembléia Legislativa do Paraná, deputado Valdir Rossoni, o líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado Ademar Traiano, os deputados estaduais Alexandre Curi, Adelino Ribeiro, André Bueno, Cleiton Kielse, Leonaldo Paranhos, Plauto Miro, Professor Lemos, Rose Litro e Teruo Kato, além dos deputados federais Alex Canziani e Francischini.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br
Gov. Beto Richa, acompanhado  pelo vice-governador Flávio Arns, com a secretária da família e desenvolvimento social Fernanda Richa, pelo presidente da ALEP Valdir Rossoni e demais autoridades, participam do encontro de gestores das escolas da rede estadual de educação no restaurante madalosso.Curitiba, 05/03/2012Foto: AENotícias
Acesse a galeria de fotos
Recomendar esta notícia via e-mail:

CAPTCHA imageRecarregar CAPTCHA
Encontrou algum erro