A arquitetura dos prédios públicos da capital paranaense é o tema da exposição que será aberta nesta terça-feira (5), em Curitiba, no hall de entrada do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), na Avenida Iguaçu, 420. Foto: Jorge Woll

Exposição sobre arquitetura oficial destaca prédio do DER

A arquitetura dos prédios públicos da capital paranaense é o tema da exposição que será aberta nesta terça-feira (5), em Curitiba, no hall de entrada do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), na Avenida Iguaçu, 420. O prédio é um dos destaques. A mostra “Edifícios públicos de Curitiba: ecletismo e modernismo na arquitetura oficial”, organizada pela área de Documentação Técnica do DER e com curadoria de Elizabeth Amorim de Castro, permanecerá aberta à visitação pública até o dia 20 de julho.
A exposição itinerante teve como ponto de partida o lançamento de um livro (com o mesmo nome da exposição) sobre o patrimônio público edificado de Curitiba. A publicação foi viabilizada pelo Programa de Apoio e Incentivo à Cultura (Paic) da Fundação Cultural de Curitiba. Na mostra, os visitantes poderão ver, além de maquete do Centro Cívico, vários baners com fotos, desenhos e textos da arquitetura oficial moderna da cidade.
EDIFÍCIO DO DER - A produção arquitetônica oficial analisada por Elizabeth de Castro abrange um período com mais de 100 anos, que vai desde o Paço da Assembleia, construído em 1854, até o Edifício Oswaldo Pachedo de Lacerda, local da exposição. Projetado em 1958 e inaugurado na década de 1960, o prédio abriga atualmente as sedes do DER, da Secretaria de Infraestrutura e Logística, e da Ferroeste S.A.
Com projeto do arquiteto Aírton João Cornelsen, o edifício é considerado Patrimônio Cultural do Paraná e foi tombado pelo Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Cepha) da Secretaria da Cultura. Ao lado da Biblioteca Pública do Paraná, do Teatro Guaíra e do complexo de edifícios do Centro Cívico, é considerado expoente da arquitetura modernista na capital paranaense.
A autora do livro, e curadora do projeto, Elizabeth Amorim de Castro, é arquiteta e urbanista, com mestrado em Geografia e doutorado em História, além de ser pesquisadora associada ao Icomos-Brasil e ao Instituto Histórico e Geográfico do Paraná.



Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br
A arquitetura dos prédios públicos da capital paranaense é o tema da exposição que será aberta nesta terça-feira (5), em Curitiba, no hall de entrada do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), na Avenida Iguaçu, 420. Foto: Jorge Woll
Acesse a galeria de fotos
Recomendar esta notícia via e-mail:

CAPTCHA imageRecarregar CAPTCHA
Encontrou algum erro