Educação

Paraná destaca-se na Olimpíada de Matemática

Publicado em 15/06/2011 16:50
O Paraná foi o estado da região Sul que obteve melhor resultado na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns, recebeu o troféu das mãos de César Camacho, diretor do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), nesta terça-feira (14), em Curitiba. “A premiação valoriza uma área de grande importância para o crescimento humano e social. O objetivo a ser alcançado é tornar a educação no Paraná a melhor do Brasil”, afirmou Arns.

A premiação aconteceu durante a cerimônia de entrega das medalhas de prata e bronze aos alunos que participaram da OBMEP realizada no ano passado. Troféus, kits e certificados de menção honrosa também foram entregues para alunos, escolas e professores. “Esses alunos foram abençoados por um grande talento, que foi aprimorado pela família e por professores capacitados”, ressaltou Flávio Arns.

A superintendente de Educação da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Meroujy Cavet, enalteceu a importância de eventos como este. “Hoje é dia de comemoração. Tivemos um número significativo de alunos, professores e escolas premiados, com uma pontuação elevada”, afirmou a superintendente.

Das 198 medalhas entregues para estudantes do Paraná, 149 foram para alunos das escolas públicas da rede estadual de ensino. Os alunos medalhistas receberam uma bolsa de estudos de Iniciação Científica Júnior com duração de um ano, oferecida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O desafio motivou a aluna Sabrina Bianca Marmentini, medalha de bronze do Colégio Estadual João Mondrone, em Medianeira, a se inscrever na OBMEP. “Achava complicado a matemática, então comecei a prestar mais atenção nas aulas e consegui entender a matéria. Contei com todo apoio da escola e a premiação foi um reconhecimento do meu esforço. Com as olimpíadas, aprendi que tenho que me esforçar muito para alcançar meus objetivos. Foi uma superação”, afirmou.

OURO – A Cerimônia Nacional de Premiação OBMEP 2010 será realizada no dia 21 de junho de 2011, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Serão entregues 32 medalhas de ouro para os estudantes paranaenses. O evento reunirá os 504 alunos premiados com medalhas de ouro da OBMEP 2010 de todo o País, juntamente com os que obtiveram melhor pontuação nas unidades federativas que não receberam medalhas de ouro.

No total, são distribuídas 3.200 medalhas, sendo 500 de ouro, 900 de prata e 1.800 de bronze. As provas são aplicadas em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade, e desenvolvidas em duas fases: a primeira consiste na aplicação de prova objetiva (múltipla escolha) e a segunda na aplicação de prova discursiva. Os exames são corrigidos por matemáticos profissionais.

A OBMEP é resultado da parceria entre o Ministério da Educação (MEC), o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Conta ainda com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico (CNPq) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

O objetivo é estimular o estudo da matemática e contribuir de maneira significativa para a melhoria da qualidade da educação básica, promovendo a integração das escolas públicas com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e sociedades científicas. Também promove a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e identifica jovens talentos, incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, além de aperfeiçoar os professores contribuindo assim, para a sua valorização profissional.

Áudio

Recomendar esta notícia via e-mail:
leia mais
Previsão do Tempo
www.simepar.br