Parque Estadual Pico do Marumbi. Foto: Denis Ferreirs Netto/Arquivo-SEMA

Parques estaduais estarão abertos no feriado de Páscoa

O Estado do Paraná mantém 29 Parques Estaduais, todos mantidos pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Além disso, o Paraná conta com Áreas de Proteção Ambiental (APA), Estações Ecológicas, Refúgios da Vida Silvestre e Reservas Biológicas e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs).
Veja alguns dos parques que estarão abertos: Parque Estadual Pico do Marumbi, Parque Estadual de Vila Velha, Rio das Onças, Parque Estadual da Lagoa Azul, Parque Estadual Cabeça do Cachorro, Parque Estadual do Guartelá e Parque Estadual de Campinhos, entre outros. Informações completas sobre todos os parques podem ser obtidas pelo endereço eletrônico www.uc.pr.gov.br .
As unidades de conservação do Paraná possuem infraestrutura adequada para receber os visitantes e proporcionam verdadeiras aulas de educação ambiental ao ar livre. Todos os parques disponibilizam de centro de visitantes, onde podem ser realizadas palestras sobre a conservação ambiental, biodiversidade e animais em extinção, entre outros assuntos.
CAMPOS GERAIS - O Parque Estadual de Vila Velha - o mais antigo dos parques estaduais - é um dos favoritos. Os arenitos são as principais atrações da unidade, que possui toda estrutura necessária para atendimento ao visitante, sem causar impactos negativos sobre um importante patrimônio geológico do Paraná.
A Lagoa Dourada, pela cristalinidade de suas águas e seus inúmeros cardumes de peixes, é um atrativo de relevância, que incrementa a visitação da área. As Furnas se destacam pela peculiaridade de sua formação e são locais propícios para o desenvolvimento de atividades integradas à natureza.
O Parque Vila Velha localiza-se no município de Ponta Grossa e fica aberto à visitação de quarta à segunda-feira, e nos feriados das 8h30 às 15h30. O telefone do parque é (42)3228-1539.
O Parque Estadual do Guartelá, que possui o 6° maior canion do planeta em extensão. A principal atividade que pode ser realizada no local é a caminhada por sua trilha básica que é realizada sem guia. Nesse caminho é possível conhecer os panelões do Arroio Pedregulho, onde é permitido entrar na água. Também há um mirante para visualizar o canion do rio Iapó e a cachoeira Ponte da Pedra. A extensão da trilha é de cinco km (ida e volta) de dificuldade média. O tempo para fazer toda a trilha é de aproximadamente 2h30.
No Parque Guartelá há também a Trilha das Pinturas Rupestres que dá acesso aos panelões do Arroio Pedregulho, às pinturas rupestres de aproximadamente sete mil anos, ao portal de rochas areníticas, além de vários mirantes com vista para o canyon. Esse caminho possui seis km de extensão, a dificuldade é considerada média e deve ser feita com guia, com duração média de quatro horas.
O Parque está localizado no município de Tibagi e está aberto à visitação de quarta a domingo e feriados das 8 às 16h30. O telefone do parque é (42) 3275-2269.
LITORAL - O Parque Estadual Pico do Marumbi é reconhecido pela Unesco desde 1999 como parte integrante do Sítio do Patrimônio Mundial da Natureza - que protege ecossistemas da Floresta Atlântica. No Parque situa-se o conjunto Marumbi, composto por nove picos. O mais alto deles é o morro Olimpo, que junto com três outros cumes (Abrolhos, Ponto do Tigre e Gigante) são abertos à visitação pública. O Parque fica no município de Morretes e é aberto de quarta à segunda-feira, e também feriados, das 8h30 às 18 horas. O telefone de contato é (41) 3462-3598 e 3462-2954.
Já o Parque Florestal Rio das Onças localiza-se no município de Matinhos e está aberto à visitação de terça-feira a domingo e nos feriados das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. O telefone de contato é o (41) 3453-2472.
REGIÃO OESTE – O Parque Cabeça do Cachorro fica no município de São Pedro do Iguaçu e está aberto à visitação de terça-feira a domingo e feriados das 8 às 18 horas. O telefone de contato é (45) 3255-1007.
Já o Parque Estadual Lago Azul fica em Campo Mourão e é aberto à visitação de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e sábados, domingos e feriados das 14 às 17 horas. O telefone de contato é (44) 3523-1915. Além da paisagem, o Parque Lago Azul possui trilhas exclusivas para apreciação da fauna e flora local.
RMC – Na Região Metropolitana de Curitiba, o Parque Estadual de Campinhos possui como maior atrativo a Gruta dos Jesuítas, a 5ª maior do Estado. A região do parque é formada por rochas com até 900 metros de altitude e possui uma alta concentração de cavernas. A Gruta dos Jesuítas é visitada percorrendo salões de aproximadamente 550 metros de extensão com estalagmites e estalactites, entre outros.
No parque também é possível fazer caminhadas pela Trilha da Floresta, onde o visitante percorre 900 metros em mata nativa, na qual é possível conhecer diversas espécies vegetais.
O Parque está localizado no município de Tunas do Paraná e está aberto de quarta-feira a domingo, e feriados das 9 às 16 horas. Apenas para visitação da gruta o horário é até 15h30 para grupos pré-agendados. O telefone de contato do parque é (41) 3659-1428.
EXCEÇÕES – É importante lembrar que o Caminho do Itupava, localizado entre os municípios de Quatro Barras e Morretes, região da Serra do Mar, está interditado devido as fortes chuvas do mês de março. Com as enchentes ocorreram deslizamentos de terra e muitas árvores estão caídas interrompendo o percurso da trilha. A medida de manter a interdição deve-se aos riscos que o local oferece aos turistas.
O Parque do Monge, no município da Lapa, está em obras para revitalização e melhorar sua estrutura e o atendimento aos turistas. Por conta da reestruturação o Parque está fechado para visitação. Por ter importância religiosa e receber muitos turistas nessa época do ano, apenas durante o feriado da páscoa, nos dias 22, 23 e 24 de abril, o parque será aberto, excepcionalmente, para visitação. Por apresentar riscos a integridade física dos turistas, as visitas deverão ser acompanhadas por guarda-parques e pelo apoio da Polícia Ambiental. A permanência de turistas durante todo o dia, assim como refeições também não será permitida.
RECOMENDAÇÕES - Para a visitação das unidades de conservação recomenda-se uso de roupas apropriadas, tênis resistente e uso de protetor solar e repelente. Nos parques não há lanchonete, portanto o visitante deverá levar água, lanches frios, pois não é possível fazer fogueiras. Também não é permitido o consumo de bebidas alcoólicas.
Vale lembrar que essas são áreas de preservação ambiental e que alguns cuidados são importantes como o destino correto do lixo, não fumar durante o passeio e não utilizar aparelhos que emitam sons.
Já na área da segurança, o visitante deverá respeitar os limites colocados nas placas de sinalização e caminhar somente pelas trilhas. Assim como os parques não atendem grupos com mais de 15 pessoas sem agendamento.
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o Departamento de Unidades de Conservação do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) possuem um portal na internet com informações sobre localização, horário de visitação e pré-agendamento de visitas para grandes grupos no site www.uc.pr.gov.br . 
Maiores informações sobre o funcionamento dos parques podem ser obtidos pelo endereço eletrônico: http://www.uc.pr.gov.br/arquivos/File/Tabelas_Ucs/Abertas_a_visitacao_17_02_11.pdf

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br
Parque Estadual Pico do Marumbi. Foto: Denis Ferreirs Netto/Arquivo-SEMA
Acesse a galeria de fotos
Recomendar esta notícia via e-mail:

CAPTCHA imageRecarregar CAPTCHA
Encontrou algum erro