Fundação Araucária e a QuébecInnove assinam acordo de inovação

Fundação Araucária e a QuébecInnove assinam acordo de inovação

A Fundação Araucária e a empressa de inovação canadense QuébecInnove assinaram nesta quinta-feira (19) um acordo de parceria com objetivo de desenvolver um trabalho que possibilite o fortalecimento das interações entre as partes nos setores de pesquisa e indústria do Paraná e Quebec. O acordo foi assinado pelo presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig; e pela presidente da QuébecInnove, Isabelle Foisy.

A solenidade contou com a participação do embaixador do Brasil no Canadá, Pedro Henrique Lopes Borio;  da cônsul-geral do Canadá em São Paulo, Heather Cameron; do diretor do escritório de Quebec em São Paulo, Jason Naud; e do  superintendente-geral da Inovação do Governo do Estado, Henrique Domakoski.

QuébecInnove é uma organização sem fins lucrativos que atende empresas que desejam acelerar seus projetos de inovação, com a expertise de 14 mil pesquisadores e especialistas trabalhando entre seus 135 membros ativos de pesquisa. Direciona mais de 500 empresas por ano para a expertise e financiamento mais úteis para seu crescimento.

EVENTO -  Diante da crise da saúde com a pandemia da Covid-19 e seu impacto na economia global, o objetivo do evento com a missão internacional Paraná-Québec Healthtech Webinar é destacar a importância em poder trabalhar em conjunto e capitalizar a expertise disponível para desenvolver novas soluções que garantam uma recuperação sustentável financeira. A programação do Webinar encerrou na quarta-feira (18).

AGENDA - No terceiro dia da Missão Internacional Paraná-Québec Healthtech Webinar, os participantes conheceram um pouco sobre o trabalho desenvolvido por cinco startups paranaenses: Hi Technologies, Consonare, Adam Robô, Preveni e Akrivós, e também cinco startups canadenses: Ivano Bioscience, Breath of Life, iMD research, PuzzleMed e Caristix.

Em seguida, Henrique Domakoski falou sobre a Rede de inovação no Paraná, ao afirmar que o Governo do Paraná tem atuado em relação à inovação como meio para estimular o desenvolvimento econômico, principalmente com ações na área de inovação dentro do Plano de retomada econômica do Estado pós-pandemia.

O diretor de parcerias internacionais em Inovação no Canadá, Patrick Hyndman, comentou sobre a importância da parceria firmada entre a Fundação Araucária e QuébecInnove. “São os parceiros ideais para gerar iniciativas promissoras entre o Quebec e o Paraná, com o qual o Quebec já mantém laços estreitos”.

Segundo ele, QuébecInnove desempenha um papel fundamental no ecossistema de inovação ao unir os círculos privados, acadêmicos e governamentais. Por sua vez, a Fundação Araucária é um importante ator paranaense de fomento à pesquisa. “Mais do que nunca, a inovação é essencial para enfrentar os principais desafios do século 21; também está no cerne da recuperação econômica de nossas sociedades. Estamos confiantes de que este acordo nos ajudará a enfrentar esses desafios”, afirmou.

Assuntos como a catalisação da inovação, promovendo P&D colaborativo entre os setores público e privado e a construção de um ecossistema nacional de inovação em saúde foram abordados pela diretora no CQDM - Nadia Dubé e Alexandre Le Bouthillier da IMAGE e Sylvie Lau da MEDTEQ, respectivamente. A programação da tarde contou com apresentações de projetos como o Healthyou, Cidade dos Lagos, Portunus e da Salus.



Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br
Fundação Araucária e a QuébecInnove assinam acordo de inovação
Acesse a galeria de fotos
Recomendar esta notícia via e-mail:

CAPTCHA imageRecarregar CAPTCHA
Encontrou algum erro