Sesa promoverá evento sobre infecção pelo coronavírus e Síndrome Inflamatória Multissistêmica em crianças e adolescentes. Imagem:SESA

Evento debate sobre Covid-19 e doença correlata em crianças

A Secretaria de Estado da Saúde promove nesta segunda-feira (19) evento virtual para debater a infecção pelo coronavirus e a Síndrome Inflamatória Multissistêmica (SIM-P) em crianças e adolescentes.

A live será das 13h às 17h e é dirigida a profissionais da saúde que atuam na Vigilância Epidemiológica e em hospitais da rede pública e privada.

O Paraná apresenta até o momento 15 casos notificados da SIM-P, doença considerada rara e que pode estar associada ao coronavírus. 13 foram confirmados, com 3 mortes. Entre os casos notificados, 2 seguem em investigação. Em relação à Covid-19, o Estado registra 18 óbitos na faixa etária de zero a 19 anos.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, que fará a abertura do encontro, disse que o monitoramento da doença acontece em todo o Estado. Segundo ele, o momento exige atenção redobrada e o objetivo do evento é alertar todos os profissionais da rede de saúde para a identificação precoce das doenças respiratórias, alinhamento de ações e protocolos de manejo clínico. “Os profissionais devem estar alertas para o rápido reconhecimento dos possíveis casos e acionamento dos serviços de cuidados necessários”, disse Beto Preto.

SÍNDROME - Os sintomas da SIM-P podem aparecer até quatro semanas após a exposição ao coronavírus em crianças e adolescentes de zero a 19 anos e são febre persistente, conjuntivite, edema em extremidades, manchas no corpo, dor abdominal, manifestações gastrointestinal (vômito e diarreia) e elevados marcadores inflamatórios, sendo que os sintomas respiratórios nem sempre estão presentes.

Os serviços de vigilância em saúde já estão orientados para a notificação dos possíveis casos da síndrome no público indicado, principalmente no caso da confirmação anterior da Covid-19 em exame laboratorial.

O alerta sobre a SIM-P à comunidade de profissionais de Saúde é da Organização Pan-Americana de Saúde,  Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Pediatria e Sociedade Brasileira de Reumatologia.

PROGRAMAÇÃO – A programação do evento apresenta como temas: características epidemiológicas das crianças e adolescentes diagnosticadas com Covid-19 e SIM-P no Paraná; os aspectos da infecção por SARS-Cov-2 e da SIM-P e a importância e detalhamento da notificação de casos.



Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br
Sesa promoverá evento sobre infecção pelo coronavírus e Síndrome Inflamatória Multissistêmica em crianças e adolescentes. Imagem:SESA
Acesse a galeria de fotos
Recomendar esta notícia via e-mail:

CAPTCHA imageRecarregar CAPTCHA
Encontrou algum erro
Paraná informa