Copel Mercado Livre contrata 162 MWm de energia incentivada. Foto: Jaelson Lucas/AEN

Copel Mercado Livre contrata 162 MWm de energia incentivada 

A Copel Mercado Livre, subsidiária da Companhia Paranaense de Energia para comercialização de energia no ambiente de contratação livre, realizou nesta sexta-feira (14) o Leilão de Compra de Energia Incentivada Solar e Eólica (Chamada Pública 01/2020 – 2ª etapa). Foram contratados 162 megawatts médios, pelo prazo de 13 anos, com início de fornecimento em janeiro de 2023.

Os empreendimentos vencedores do certame totalizam 595 MW de capacidade instalada, sendo 184 MW de energia eólica e 411 MW de energia solar. São novas usinas que ainda serão construídas para entrega da energia para a Copel. 

Com a contratação, a companhia amplia o portfólio de produtos oferecidos aos seus clientes, além de impulsionar a geração de energia a partir de fontes renováveis.  

De acordo com o diretor-geral da Copel Mercado Livre, Franklin Miguel, em 2020, em meio ao cenário econômico, somente o mercado livre de energia está sendo responsável pela expansão de geração do setor elétrico nacional.

“Em 2020, apenas Copel e Jirau (Energia Sustentável do Brasil – ESBR) fizeram leilão para compra de energia oriunda de novos empreendimentos solares e eólicos. Isso é sinal de maturidade do mercado livre e da nossa solidez e preparo para este momento”, afirma. 

A Chamada Pública foi lançada no final de 2019, com previsão de compra de energia de novos empreendimentos em três etapas. A primeira ocorreu em fevereiro deste e o leilão de hoje encerra a segunda etapa. A terceira está prevista para o final de 2020. 

“Essa previsibilidade é importante para os empreendedores interessados em participar dos leilões da Copel Mercado Livre. Mesmo com o cenário econômico do ano de 2020, as etapas foram mantidas, pois estamos comprando energia para o longo prazo. Além disso, o consumo do mercado livre tem reagido”, enfatiza Franklin Miguel. 

O período de suprimento dessa contratação vai de 2023 a 2035. 

Mais informações: http://www.copelmercadolivre.com



Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br
Copel Mercado Livre contrata 162 MWm de energia incentivada. Foto: Jaelson Lucas/AEN
Acesse a galeria de fotos
Recomendar esta notícia via e-mail:

CAPTCHA imageRecarregar CAPTCHA
Encontrou algum erro