Segurança Pública firma convênio com mais três municípios
. FOTO:SESP

Segurança Pública firma convênio com mais três municípios

A Secretaria de Estado da Segurança Pública assinou nesta segunda-feira (10) três novos termos de cooperação técnica e compartilhamento de dados. Os acordos foram firmados com Apucarana, Pontal do Paraná e Ponta Grossa. A partir de agora, as Guardas Municipais destes municípios poderão registrar boletins de ocorrência no sistema de integrado do Estado. Ao mesmo tempo, as polícias Militar e Civil passam a ter acesso às câmeras de monitoramento destas cidades.

“Nossa rede de compartilhamento tem aumentado semanalmente. Já estamos com quase 20 municípios integrados e buscamos ampliar cada vez mais, porque quem ganha com esta cooperação técnica entre Estado e municípios é, principalmente, a população”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares.

Ele lembrou que quanto mais municípios aderirem a esta rede, mais ágil e efetivo se torna o trabalho das forças de segurança. “A partir do momento que as polícias passam a ter acesso a câmeras de monitoramento, por exemplo, fica cada vez mais fácil investigar um crime, já que poderemos ter imagens da ocorrência e de veículos usados”, explicou.

RESULTADOS - Com o termo firmado, os guardas municipais destas cidades poderão verificar dados do Business Intelligence (BI), sistema de estatísticas criminais da secretaria estadual. "Segurança Pública depende muito de informação. Nós temos homens e mulheres que estão lá no fronte e o compartilhamento de informações é fundamental para que tenhamos efetividade nas ações feitas na área de segurança”, destacou o prefeito de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins Junior (Junior da Femac).

Em Pontal do Paraná, segundo o prefeito Fabiano Alves Maciel, os benefícios da assinatura do termo aparecerão no trabalho diário do efetivo da guarda, principalmente durante as temporadas de verão. “Temos uma demanda muito grande nessa época do ano, então, é mais um elo entre o município e Estado do Paraná para proporcionarmos mais segurança, tanto para os moradores da cidade quanto para os turistas que visitam nosso Litoral”, afirmou.

O termo permitirá também que servidores municipais da segurança de Apucarana, Pontal do Paraná e Ponta Grossa passem a consultar e inserir relatórios e informações no sistema de Boletim de Ocorrência Unificados (BOU). Além disso, com o convênio, as Guardas Municipais terão acesso às informações de mandados gerais e da situação de veículos em relação a possíveis irregularidades ou questões administrativas.

“Em uma abordagem, se precisamos conferir uma placa de veículo, o nome de uma pessoa ou um mandado de prisão, por exemplo, e não temos acesso a estas informações, ficamos de mãos atadas. Por isso, essa integração é muito importante para a segurança de Pontal do Paraná”, afirmou o comandante da Guarda Municipal da cidade, Valdinei Fonseca.

O secretário municipal da Cidadania e Segurança de Ponta Grossa, Ary Lovato, destacou que a expectativa é de que a parceria reduza o tempo de atendimento de Guardas Municipais a ocorrências gerais. “Esta é uma conquista de Ponta Grossa. Temos uma Guarda Municipal muito atuante e, com o acesso a estes dados, vamos ter uma redução no tempo da ocorrência e maior efetividade da ação”, afirmou.

Em contrapartida, a Segurança Pública poderá acessar dados de contribuintes dos três municípios, relativos à segurança, saúde e educação, assim como a notificações de agravo contra a mulher e a criança. Os municípios ainda ficam responsáveis por fornecer à Sesp a Base Cartográfica de suas cidades, com pontos de interesse para a pasta.

Além disso, dados pessoais dos contribuintes dos três municípios também serão disponibilizados ao Estado. “A partir de agora, policiais militares e civis terão acesso, inclusive, ao endereço e aos números de documentos, como RG e CPF, entre outras informações. Isso auxiliará os nossos profissionais da Segurança Pública a identificar pessoas e veículos”, explicou o secretário Marinho.

PRESENÇAS - Estiveram presentes nos três eventos de assinatura dos convênios o coordenador do Centro de Análise, Planejamento e Estatística da Sesp, capitão Cláudio Todisco, e o assessor civil da secretaria, delegado Vinicius Augustus de Carvalho.

Além do prefeito de Apucarana, participaram da assinatura de termo de cooperação com o município o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, e o diretor da Guarda Municipal, Alessandro Carleti.

A assinatura do convênio com Pontal do Paraná contou ainda com a presença do procurador-geral da cidade, Jorge Pilotto, e do diretor-geral da Secretaria Municipal de Segurança, Mauro Araújo.

Já no evento de assinatura do termo com Ponta Grossa, além do secretário da Cidadania e Segurança, esteve presente o comandante da Guarda Municipal, Edson Witek.



Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br
Segurança Pública firma convênio com mais três municípios
. FOTO:SESP
Acesse a galeria de fotos
Recomendar esta notícia via e-mail:

CAPTCHA imageRecarregar CAPTCHA
Encontrou algum erro
Paraná informa