Pesquisa por medicamentos disponibilizados nas farmácias do Estado fica mais fácil e mais rápida pelo PIÁ. A funcionalidade apresenta os medicamentos padronizados em 84 protocolos clínicos com as principais informações para o usuário.
Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Foto: Geraldo Bubniak/AEN Acesse a galeria de fotos

Usuários podem pesquisar lista de medicamentos pelo PIÁ

Todo cidadão paranaense pode consultar rapidamente, por meio do PIÁ - Programa de Inteligência Artificial do Governo do Paraná, os medicamentos que estão disponíveis nas 23 farmácias da rede do Estado.

A funcionalidade apresenta os medicamentos padronizados em 84 protocolos clínicos com as principais informações para o usuário, como disponibilidade na rede e Classificação Internacional de Doenças (CID). A consulta pode ser feita por qualquer pessoa, estando ou não cadastrada nos programas de assistência farmacêutica do Estado.

“É mais uma facilidade que o Governo do Estado implanta para inovar e agilizar a busca por informações sobre todos os medicamentos de alta e média complexidades ofertados em nossas farmácias”, disse o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. “Com isso reafirmamos o compromisso de tornar os serviços de saúde mais acessíveis e mais qualificados para todo o cidadão, em todos os municípios e regiões do Estado”, acrescentou.

De acordo com a coordenadora de Assistência Farmacêutica da Secretaria, Deise Pontarolli, outro ponto importante é que por meio desta ferramenta o usuário consegue adiantar uma etapa da busca pelo medicamento, pois o sistema também apresenta os documentos necessários para a retirada na farmácia. Na mesma pesquisa, o cidadão tem todas as informações necessárias. Este conteúdo foi elaborado pela equipe de profissionais do setor em parceria com a Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná).

Segundo ela, as informações também são fundamentais para profissionais da saúde, órgãos públicos ligados à área, operadores do Direito e toda a comunidade. “O sentido é de facilitar a vida do cidadão, com entrega do medicamento o mais rápido possível, informação correta e garantia dos direitos de todos”, acrescentou.

ACESSO – A Secretaria da Saúde já mantinha a possibilidade de consulta, por meio do site oficial, mas agora com a disponibilização no PIÁ este acesso ficou ainda mais rápido e facilitado.

Para a consulta no PIÁ, o usuário deve acessar www.pia.pr.gov.br e seguir este passo a passo: guia de serviços saúde > medicamentos > consultar medicamentos da Farmácia do Paraná > consultar. Nesta última etapa, basta preencher o campo com o nome genérico do medicamento para obter as informações completas.

Hoje, são cerca de 230 medicamentos disponíveis e 241 mil usuários cadastrados para recebimento.



Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br
Pesquisa por medicamentos disponibilizados nas farmácias do Estado fica mais fácil e mais rápida pelo PIÁ. A funcionalidade apresenta os medicamentos padronizados em 84 protocolos clínicos com as principais informações para o usuário.
Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Acesse a galeria de fotos
Recomendar esta notícia via e-mail:

CAPTCHA imageRecarregar CAPTCHA
Encontrou algum erro