Comemoração aos 50 Anos do MIS-PR tem programação cultural diversificada em dezembro. Foto:MIS

Museu da Imagem e do Som tem programação diversificada em dezembro

O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), que neste ano completa 50 anos, mantém em dezembro a comemoração de meio século com uma programação intensa e bastante diversa.

Já nesta quarta-feira (04), às 19 horas, o MIS-PR recebe o bate-papo Corpo Intervenção, com Giorgia Prates e Andréia de Lima, que vai discutir uma questão urgente no Brasil contemporâneo: a violência de gênero, não apenas a que atinge a integridade física, mas também a psicológica, moral e sexual.

Giorgia Prates é fotógrafa, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, fotojornalista, filmmaker e diretora de fotografia. Desde 2016 trabalha em veículos de imprensa, como The Intercept, Brasil de Fato, Jornal Plural. Andréia de Lima é fundadora e presidente da Usina de Ideias, liderança comunitária do Parolin, mora na região há 37 anos e milita pelas causas sociais há 23 anos.

CINEMA BRASILEIRO - No fim de semana (07 e 08), acontece a Mostra de filmes da Cinemateca do MAM (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro). Com curadoria de Hernani Heffner, conservador-chefe do acervo da instituição carioca, serão exibidos quatro longas-metragens em 16mm, dois em cada dia, sempre com entrada franca.

No sábado (07), às 16 horas, será exibido o clássico Rio Zona Norte (1957), de Nelson Pereira dos Santos, um dos títulos precursores do Cinema Novo e retrato da vida suburbana na então capital Federal durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek. Na sessão das 18 horas serão exibidos dois filmes do cineasta baiano Olney São Paulo, ambos de forte teor político: o curta-metragem Manhã Cinzenta (1969) e o longa Grito de Guerra (1964).

No segundo dia da mostra (08), às 16 horas, está programado o longa documentário Muda Brasil (1984), de Oswaldo Caldeira, que trata do processo de redemocratização do país após a ditadura militar. Na segunda sessão do dia, às 18 horas, o público poderá assistir a Vidas Secas, outro clássico de Nelson Pereira dos Santos. Inspirado no romance célebre de Graciliano Ramos, o filme acompanha o sofrimento de uma família de retirantes no sertão nordestino.

PRESERVAÇÃO – Também como parte da programação dos 50 anos, será realizado nos dias 9, 11 e 13 de dezembro, das 19h às 22h, o Curso de Preservação Audiovisual em Película, que será ministrado por Hernani Heffner, da Cinematca do MAM.

De viés teórico-prático, com ênfase no manuseio da película e na sua preparação para conservação de longo prazo, o curso traz uma breve história da preservação cinematográfica, conceitos de documento audiovisual, arquivo de imagens em movimento e a relevância do arquivista audiovisual, aspectos estéticos, industriais e tecnológicos do cinema, especificidades da película (suporte, emulsão, bitolas, janelas e tipos de deterioração), especificidades do som (registro, reprodução e preservação), métodos de manuseio, revisão e reparo de películas, entre outros.

O investimento para participar do curso é de R$ 50 e há 30 vagas. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail aamispr@gmail.com e aguardar orientações de inscrição.

GASTRONOMIA - Para encerrar a programação de dezembro foi criado um evento envolvendo cinema e gastronomia. Cinema, comida e conversa traz a exibição do filme Os catadores e eu (Les glaneurs et la glaneuse), da cineasta belga Agnès Varda, seguido de um bate-papo, também gratuito, com a cineasta e chef Jéssica Lorena.

A partir das possibilidades lançadas pelo filme, a conversa se dá em torno de questões pertinentes a alimentação para se pensar o desperdício, as relações de trabalho no meio rural, o diálogo entre consumo e produção como ferramentas políticas, econômicas e sociais.

Após a exibição do filme e a conversa inicial, quem tiver feito a inscrição prévia seguirá para um jantar preparado no museu pela própria chef, que servirá os pratos e comentará os alimentos preparados com base nas discussões e reflexões propostas pelo filme. O cardápio é uma surpresa (com entrada, prato principal e sobremesa – com opções vegetarianas).

A exibição do filme e o bate-papo são gratuitos e sujeitos à lotação da sala de exibição do MIS-PR. O jantar possui apenas 15 vagas e tem o valor de R$ 50 – quem quiser se inscrever para o jantar deve mandar um email para aamispr@gmail.com com o nome completo e o nome do evento, e em seguida os dados para depósito e as informações sobre o cardápio serão enviadas.

SERVIÇO
50 anos do Museu da Imagem e do Som do Paraná
Programação de Dezembro de 2019
Inscrições para curso e evento de gastronomia: aamispr@gmail.com
Museu da Imagem e do Som do Paraná
Rua Barão do Rio Branco, 395. Centro - Curitiba
(41) 3232-9113 | www.mis.pr.gov.br



Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br
Comemoração aos 50 Anos do MIS-PR tem programação cultural diversificada em dezembro. Foto:MIS
Acesse a galeria de fotos
Recomendar esta notícia via e-mail:
Encontrou algum erro
Paraná informa