Foto: RODRIGO FELIX LEAL Acesse a galeria de fotos

Brasil precisa manter vivo o culto à independência, diz governador

As celebrações da Semana da Pátria, em comemoração aos 197 anos da Independência do Brasil, começaram nesta sexta-feira (30) no Paraná com um evento realizado no Palácio Iguaçu, em Curitiba. A cerimônia contou com a presença do Governador Carlos Massa Ratinho Junior, de comandantes das Forças Armadas, secretários de Estado e alunos de escolas militares e das redes municipal e estadual de ensino.

Ratinho Junior destacou que o período que antecede a celebração do 7 de Setembro deve ser marcado pelo resgate do civismo e exaltação à liberdade. “A Semana da Pátria representa o resgate das cores verde e amarela do nosso país. O Brasil precisa manter vivo o culto à independência. Essa conquista ninguém vai nos tirar”, completou.

A comemoração da Semana da Pátria é organizada pelo Governo do Estado em parceria com as Forças Armadas e a Liga da Defesa Nacional.

O coronel Nilson Luiz Cordeiro Salata, da Liga da Defesa Nacional, conduziu o fogo simbólico, acompanhado por atletas do Exército, Aeronáutica, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. A pira com o Fogo Simbólico da Pátria ficará em frente à sede do Governo até o desfile cívico-militar, na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, a partir das 8h30 de sábado, dia 7 de Setembro.

“A Polícia Militar do Paraná é um dos alicerces do civismo. Somos um País em construção, um time único que trabalha para transformá-lo em uma nação pujante”, destacou o Coronel Péricles de Matos, comandante-geral da Polícia Militar do Paraná.

O coronel Antônio Carlos Figueiredo, presidente do diretório regional do Paraná da Liga da Defesa Nacional, disse que a entidade vem desde sua criação difundindo valores cívicos e patrióticos, em prol da brasilidade. “Um patriotismo consciente que marca o 7 de Setembro”, disse ele.

ESCOLAS – Acompanharam a solenidade os alunos do Colégio Militar do Paraná, Projeto da Guarda Mirim, Escola Municipal Júlio Moreira, Escola Municipal Rio Negro, Escola Municipal Durival de Brito e Silva e Escola Municipal Parigot de Souza, todas de Curitiba; além dos colégios estaduais Mathias Jacomel (Pinhais), Barro Preto e Eunice Borges (São José dos Pinhais).

SIMBOLISMO – O Fogo Simbólico, idealizado por um grupo de patriotas em 1938, representa o sentimento cívico do povo brasileiro e reafirma o compromisso da juventude em manter viva a chama do amor à pátria. A ideia foi acolhida pela Liga da Defesa Nacional e, desde então, a cerimônia do Fogo Simbólico abre as comemorações da Independência na Semana da Pátria.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o vice-governador Darci Piana, os comandantes da 5ª Divisão do Exército, General Carlos José Russo Assumpção Penteado; da 5ª Região Militar, General Aléssio Oliveira da Silva; o comandante interino da artilharia da 5ª Divisão de Exército, Coronel Willian Wilson Alexandre Rueda; o comandante do 2º Centro Integrado de Defesa Aérea de Controle de Tráfego Aéreo Cindacta II, Coronel Marcos Kentaro Adachi; o capitão dos Portos do Estado do Paraná, Rogério Antunes Machado; e o presidente do diretório regional do Paraná da Liga da Defesa Nacional, Coronel Antônio Carlos Figueiredo.

Também participaram os secretários João Carlos Ortega (Desenvolvimento Urbano), Rômulo Marinho (Segurança) e o líder do Governo na Assembleia Legislativa, Hussein Bakri.



Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br
Acesse a galeria de fotos
Recomendar esta notícia via e-mail:
Encontrou algum erro
Paraná informa