Os projetos do Paraná para ampliar a inovação no Estado e as oportunidades que serão abertas ao setor privado com as concessões na área de infraestrutura foram apresentadas nesta terça-feira (23) no Smart City Business, congresso sobre inovação e cidades inteligentes que acontece nesta semana em São Paulo.Foto: Divulgação

Projetos do Paraná para concessão e inovação são apresentados em SP

Os projetos do Paraná para ampliar a inovação no Estado e as oportunidades que serão abertas ao setor privado com as concessões na área de infraestrutura foram apresentadas nesta terça-feira (23) no Smart City Business, congresso sobre inovação e cidades inteligentes que acontece nesta semana em São Paulo. O Governo do Paraná é homenageado nesta edição do evento, que reúne empresas de tecnologia, governadores, prefeitos, secretários e o ecossistema de cidades inteligentes de todo o País.

Além das concessões de rodovias, ferrovias e aeroportos, o Governo do Estado também estuda a privatização de empresas como a Copel Telecom e a Compagas e trabalha com a possibilidade de Parcerias Público-Privadas (PPPs) em setores como turismo, segurança e saúde.

O assunto, que foi tratado na semana passada na terceira edição do Paraná Day, em Nova York, foi apresentado pelo diretor técnico da Paraná Desenvolvimento, Giancarlo Rocco. “O Paraná tem um bom ambiente para investidores, e as concessões representam mais um grande atrativo para quem quer fazer negócios no Estado”, afirmou Rocco.

INOVAÇÃO – Outra linha de ação do governo paranaense, de ampliar o ecossistema de inovação do Estado, foi apresentada por Anibal Antunes Mendes, diretor de Infraestrutura e Operações da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar).

Várias ferramentas tecnológicas desenvolvidas pela Celepar estão sendo adotadas para melhorar os serviços prestados pelo Governo do Estado. Entre eles está o PIÁ – Paraná Inteligência Artificial, plataforma digital que disponibiliza cerca de 380 serviços públicos para o cidadão, primeiro do gênero no País.

A cartela de inovações também inclui aplicativos para a área da educação, que permitem o monitoramento de frequência dos estudantes da rede pública estadual; o Paraná Serviços, que faz a intermediação entre clientes e prestadores de serviços do Estado; e o Detran Inteligente, que disponibiliza no celular o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital (CRLV) e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), documentos de porte obrigatório pelos motoristas.

A Celepar também está implantando o Startup Match, uma plataforma de inovação aberta que permita que startups tenham acesso aos ativos de inovação e tecnologia do Paraná, para que possam se conectar e identificar aqueles que podem impulsionar os seus negócios.

EVENTO – O evento promove uma imersão em todos os aspectos das Smart Cities, ou cidade inteligentes, e trata de novas tecnologias, modelos e práticas disruptivas (que provocam ruptura com padrões estabelecidos) utilizadas para resolver problemas de mobilidade, segurança pública ou limpeza urbana.
Nesta quarta-feira (24), o vice-governador Darci Piana também estará no Smart City Business, onde participa de uma mesa sobre Comércio Inteligente.



Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br
Os projetos do Paraná para ampliar a inovação no Estado e as oportunidades que serão abertas ao setor privado com as concessões na área de infraestrutura foram apresentadas nesta terça-feira (23) no Smart City Business, congresso sobre inovação e cidades inteligentes que acontece nesta semana em São Paulo.Foto: Divulgação
Acesse a galeria de fotos
Recomendar esta notícia via e-mail:
Encontrou algum erro