A 5ª Mostra Paranaense de Pesquisas em Saúde foi encerrada sexta-feira (12) com a cerimônia do 4º Prêmio Inova Saúde Paraná, que reuniu 500 pessoas na Universidade Filadélfia (UniFil), de Londrina, instituição que sediou o evento. Foram anunciados e premiados os 36 melhores trabalhos apresentados durante a Mostra e 14 vencedores são de servidores da Secretaria da Saúde do Paraná. Foto: Divulgação/SESA

Servidores são premiados na Mostra de Pesquisas em Saúde

A 5ª Mostra Paranaense de Pesquisas em Saúde foi encerrada sexta-feira (12) com a cerimônia do 4º Prêmio Inova Saúde Paraná, que reuniu 500 pessoas na Universidade Filadélfia (UniFil), de Londrina, instituição que sediou o evento. Foram anunciados e premiados os 36 melhores trabalhos apresentados durante a Mostra e 14 vencedores são de servidores da Secretaria da Saúde do Paraná.

A mostra foi realizada pelo Instituto de Estudo em Saúde Coletiva (Inesco), Secretaria de Estado da Saúde, Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), Secretaria da Saúde de Londrina e UniFil, com apoio da Fundação Araucária e Sanepar. O secretário Beto Preto, o diretor-geral da pasta, Nestor Werner, a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes; a diretora da 17ª Regional de Saúde de Londrina, Maria Lúcia Lopes, e autoridades de Londrina fizeram a entrega dos prêmios.

O secretário Beto Preto destacou a iniciativa do Inesco e a participação dos pesquisadores nas proposições de inovações para a saúde coletiva do estado. “A importante trajetória do serviço público de saúde do Estado tem sido construída por aqueles que contribuem com ideias e atitudes que impactam diretamente na vida das pessoas, principalmente das que mais precisam”, declarou.

“Um momento importante que marca a retomada da rede de pesquisas em saúde da Secretaria e congrega a nossa equipe com os profissionais de outros serviços e também da área acadêmica. Nosso objetivo é ampliar a produção científica na perspectiva da disseminação do conhecimento”, disse a diretora de Atenção e Vigilância da Secretaria Estadual, Maria Goretti.

LANÇAMENTO - Na mesma cerimônia foi lançado oficialmente o Volume 2/2019 da Revista de Saúde Pública do Paraná, e a publicação de dois suplementos da RSPP. Um com o Curso de Especialização em Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde e outro com o Curso de Especialização em Gestão Hospitalar. Também foi lançado o volume número 20 da Revista Espaço para a Saúde, editada pela ESPP e Secretaria da Saúde, em parceria com as Faculdades Pequeno Príncipe.

Inesco e Secretaria da Saúde também prestaram uma homenagem ao doutor em medicina e especialista em saúde pública pela Universidade de São Paulo (USP), Nelson Rodrigues dos Santos, o Nelsão. Um vídeo, produzido como forma de agradecimento, expôs a trajetória do professor na luta por políticas públicas de saúde, seguida da entrega de uma lembrança pelas mãos do diretor presidente do Inesco, João Campos.

PREMIADOS - Dos 16 eixos temáticos estabelecidos pela coordenação do evento, os servidores da Secretaria da Saúde foram classificados em 14.
Receberam os prêmios os autores ou relatores dos trabalhos: eixo Assistência Farmacêutica, Felipe Assam Remondi e Fernanda Luize Faria; eixo Atenção Primária em Saúde, Flávia Maria Derthun; eixo Cuidados Paliativos em Saúde no Paraná, Fernando Marcucci; eixo Epidemiologia e Vigilância em Saúde, Merani Gomes de Souza; eixo Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Patrícia Maria Flores Ferman; eixo Informação, Comunicação e Direito em Saúde, Maria da Penha Francisco e Aline Felix; eixo Memória e História da Saúde Pública no Paraná,  Patrícia Padilha Sobutka; eixo Modelos, Redes de Atenção e Gestão do Cuidado em Saúde, Janaina Aparecida do Monte Carmello; eixo Participação Comunitária e Controle Social em Saúde, Joelma Aparecida de Souza Carvalho;  eixo Política e Gestão em Saúde, Emerson Luiz Peres, eixo Saúde Internacional, Bioética e outros temas de Saúde Pública Coletiva, Janaína Aparecida de Monte Carmello, e eixo Saúde Mental do Paraná, Mario Seto Takeguma Junior.



Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br
A 5ª Mostra Paranaense de Pesquisas em Saúde foi encerrada sexta-feira (12) com a cerimônia do 4º Prêmio Inova Saúde Paraná, que reuniu 500 pessoas na Universidade Filadélfia (UniFil), de Londrina, instituição que sediou o evento. Foram anunciados e premiados os 36 melhores trabalhos apresentados durante a Mostra e 14 vencedores são de servidores da Secretaria da Saúde do Paraná. Foto: Divulgação/SESA
Acesse a galeria de fotos
Recomendar esta notícia via e-mail:
Encontrou algum erro
Paraná informa