Sanepar promove capacitação na área de resíduos sólidos

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) promove, em Curitiba, de 25 a 26, um evento técnico aberto ao público para capacitação na área de resíduos sólidos.

As palestras estão voltadas para o tema da gestão integrada de resíduos sólidos e serão apresentadas por consultores alemães e brasileiros do Projeto de Cooperação Técnica para a Proteção do Clima na Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos no Brasil (ProteGEEr), profissionais da Sanepar e outros especialistas.

A participação no “1o. Seminário de Capacitação ProteGEEr” é gratuita e não é necessário fazer inscrição.

Entre os temas estão a política estadual de resíduos sólidos urbanos, as mudanças climáticas, produtos orgânicos, produtos recicláveis, combustíveis derivados de resíduos, rotas tecnológicas, financiamento, tarifas e regulação do setor.

O evento também irá tratar das atividades que a Sanepar já promove na área de resíduos sólidos em sete municípios e da implantação de um sistema de tratamento térmico com geração de energia, com participação de outras 12 cidades, na região de Londrina e da Associação dos Municípios do Médio Parananapanema (Amepar).

O treinamento também marca o início de uma importante parceria na área de resíduos entre a Alemanha e o Brasil, com participação da agência de cooperação alemã GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit) e a Sanepar.

De acordo com o gerente de Resíduos Sólidos da Sanepar, Charles Carneiro, a capacitação é fundamental nessa área e a Companhia e o Estado têm colocado o segmento de resíduos como uma das prioridades para o desenvolvimento. “É urgente termos um trabalho efetivo e sustentável na área de resíduos em todo o mundo”, afirma. Segundo ele, a Sanepar tem se esforçado muito em busca de bons modelos de trabalho, que potencializem os avanços e tragam respostas concretas e sustentáveis para o setor.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), um terço de todos os resíduos urbanos gerados na América Latina e no Caribe acaba em lixões ou no meio ambiente, contaminando o solo, a água e o ar da região e afetando negativamente a saúde de seus habitantes.

O evento irá ocorrer no auditório do Centro de Tecnologias Sustentáveis da Sanepar (Rua Engenheiro Antônio Batista Ribas, 151 – Tarumã – Curitiba/PR).

PROGRAMAÇÃO: “1o. Seminário de Capacitação ProteGEEr”.

Primeiro dia - 25 (segunda-feira).

8h30 - Abertura: Sanepar, GIZ, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Prefeitura de Prado Ferreira (sede projeto).

9h - Projeto ProteGEEr e o processo de apoio à Sanepar/Amepar (Guilherme Gonçalves - ProteGEEr).

9h20 – A atuação da Sanepar no setor de resíduos sólidos urbanos (Charles Carneiro – Sanepar).

9h50 às 10h10 – Intervalo.

10h10 - Política Estadual de Resíduos: desenvolvimento sustentável por meio de consórcios (Fabiana Campos - Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável e Turismo).

10h30 - Plano Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos (Laerty Dudas – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável e Turismo).

11h às 12h - Debate entre os participantes.

12h às 14h – Intervalo.

14h - Resíduos sólidos urbanos e mudanças climáticas (Jan Janssen – GIZ).

14h30 – Tecnologias para valorização de orgânicos (Geraldo A. Reichert – ProteGEEr).

14h45 – Tecnologias para valorização de recicláveis (Geraldo A. Reichert – ProteGEEr).

15h - Rotas tecnológicas (Geraldo A. Reichert – ProteGEEr).

15h40 às 16h – Intervalo.

16h - Ferramenta de tomada de decisão em Waste to Energy (Hélinah Cardoso – GIZ).

16h20 – Combustível derivado de resíduos no contexto do Paraná (Alaim de Paula – ProteGEEr).

17h às 17h30 - Debate entre os participantes.

Segundo dia - 26 (terça-feira).

8h30 - Introdução, apresentação da pauta, objetivos do dia.

8h45 - Panorama do financiamento nacional e internacional (Guilherme Gonçalves – ProteGEEr) e Perspectivas da Sanepar no modelo de negócio de resíduos sólidos (Joel Macedo – Sanepar).

9h30 - Aspectos jurídicos e institucionais relacionados a consórcios, concessões e projetos de manifestação de interesse (PMI) – (Wladimir Ribeiro – ProteGEEr).

10h às 10h15 - Debate entre os participantes.

10h15 às 10h30 – Intervalo.

10h30 - Desafios para regulação de resíduos sólidos (Élen Dânia S. dos Santos – Adasa).

11h - Tarifas e regulação (Wladimir Ribeiro – ProteGEEr).

11h30 – Elemento interativo, debate entre os participantes e avaliação do evento (Hernan Marquez – ProteGEEr).

12h30 – Encerramento.



Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br
Recomendar esta notícia via e-mail:
Encontrou algum erro