Novos maquinários aumentam produção em pequenas propriedades. Na quinta-feira (8), no Show Rural, em Cascavel, o governador Ratinho Junior fez a entrega de tratores para José Modena e para mais dois agricultores de Catanduvas, Geraldo Marafom e Roberto de Jesus Iung. -   Cascavel, 07/02/2019  -  Foto: Rodrigo Félix Leal/ANPr

Novas máquinas aumentam produção em pequenas propriedades

O produtor rural José Modena, de 75 anos, de Catanduvas, está entre os beneficiados pelo programa Trator Solidário. Pelo programa, pequenos agricultores têm acesso a financiamento para compra de tratores, implementos e colhedoras. O Governo do Estado é responsável pelo processo de negociação e os preços são, em média, 15% menores que os do mercado.

Na quinta-feira (8), no Show Rural, em Cascavel, o governador Ratinho Junior fez a entrega de tratores para José Modena e para mais dois agricultores de Catanduvas, Geraldo Marafom e Roberto de Jesus Iung.

“O suporte do Governo do Estado foi fundamental para esta conquista”, afirmou Modena. "Com esse apoio, o pequeno agricultor pode conseguir um trator para poder desenvolver melhor o trabalho no campo”, disse ele.

No evento, Ratinho Junior afirmou que a expectativa do governo é ampliar o programa nos próximos quatro anos. “O Trator Solidário já existe, mas pretendemos facilitar ainda mais a aquisição desse maquinário. Queremos ampliar o projeto para atender em especial a agricultura familiar do Paraná”, explicou o governador.

O programa beneficia especialmente os micro e pequenos produtores. Pelo programa, os tratores são financiados com melhores condições e juros, através de uma parceria entre Governo do Paraná, Banco do Brasil e a empresa Case New Roland.
Para Geraldo Marafom, de 58 anos, a máquina agrícola aguardada há anos vai contribuir para o aumento da produtividade na lavoura. "Não fosse essa parceria eu não conseguiria o trator. Agora já podemos aumentar a produção", comemorou.

Já Roberto de Jesus Iung, de 38 anos, destacou que o apoio para a aquisição do trator e o suporte em assistência técnica prestado pelo Instituto Emater fazem a diferença para conduzir as atividades da produção. "É muito bom essa parceria, somos muito bem atendidos”, afirmou.

PRODUTIVIDADE - A veterinária da Emater, Stela Silva Desto, do Emater, responsável pelo atendimento dos produtores rurais de Catanduvas, disse que desde o início é avaliado se realmente vale a pena o agricultor fazer o investimento. “Além disso, a assistência técnica faz um acompanhamento para que ele consiga pagar e ter lucro com a utilização dessa máquina", explicou ela.

A veterinária ainda lembrou que a facilidade do trabalho mecanizado também possibilita aos beneficiados outras formas de renda. "Aumenta a autoestima dos beneficiados, faz com que eles gostem mais do trabalho e ainda permite que prestem serviço em outras propriedades, aumentando a renda".

Durante a solenidade de entrega das máquinas no Show Rural, o governador Ratinho Junior assinou convênio que visa a reorganização e ampliação do Programa Trator Solidário. O objetivo é aumentar de 600 para 1000 unidades entregues por ano, em média.

PROGRAMA – O Trator Solidário financia tratores com capacidades que variam de 55 CV a 75 CV de potência. Em 2015, o programa foi ampliado e possibilitou a aquisição de colhedoras de grãos.

O Estado é responsável pelo processo de negociação e formação de preços dos tratores e implementos com os fabricantes. Participam várias instituições, como Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, o Instituto Emater, Fomento Paraná, Agentes Financeiros Oficiais, Cooperativas de Crédito e fabricantes de implementos, equipamentos, tratores e máquinas agrícolas.



Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br
Novos maquinários aumentam produção em pequenas propriedades. Na quinta-feira (8), no Show Rural, em Cascavel, o governador Ratinho Junior fez a entrega de tratores para José Modena e para mais dois agricultores de Catanduvas, Geraldo Marafom e Roberto de Jesus Iung. -   Cascavel, 07/02/2019  -  Foto: Rodrigo Félix Leal/ANPr
Acesse a galeria de fotos
Recomendar esta notícia via e-mail:
Encontrou algum erro
Paraná informa